InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (16)

Zé Bonifácio recebe visitas no gabinete antes de viagem ao Rio para encontrar governador; Sessão solene encerra 2021 na Câmara de Cabo Frio com declaração de filho para pai; Vantoil recebe visita de ex-prefeito de São Pedro da Aldeia; Alexandre Martins em encontro sobre desenvolvimento regional; Prefeitura de Araruama anuncia abertura do Natal em distrito, enquanto servidores ocupam o Centro; Dia de homenagens no parlamento aldeense; Por falta de quórum, votação do reajuste salarial dos servidores de Arraial na Câmara fica para semana que vem; Prefeito de Macaé anuncia abono para servidores e recursos do Governo do Estado... E muito mais!

VISITAS NO GABINETE

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (16) começa por Cabo Frio, onde o prefeito José Bonifácio (PDT) participou de evento da Firjan – “Encontro da indústria com os poderes do estado” – com alguns prefeitos e o governador Cláudio Castro (PL). Antes de ir ao Rio, porém, o chefe do executivo recebeu os colegas Aquilles Barreto, secretário de Integração Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, e Miguel Alencar (DEM), presidente da Câmara de Cabo Frio. Vale lembrar que, nesta semana, Miguel deu nota 7 para a administração de Bonifácio e falou que acredita que, a partir do próximo ano, o governo vai deslanchar. Com essa dinheirama entrando de tudo que é jeito, o Zé tá pé quente, viu? Muita expectativa para 2022. Se tapar os buracos, as coisas já melhoram. Será que agora vai?

SÓ A AGRADECER

Além de receber Aquilles e Miguel, o prefeito de Cabo Frio tirou alguns instantes da manhã para conversar com a coluna Boca Miúda (confira o vídeo abaixo). Bonifácio elogiou bastante Cláudio Castro, exaltando a relação republicana que tem o governador. “Até agora, tudo que o município tem colocado, ele tem encaminhado para a solução”, afirmou o prefeito, ressaltando que Castro não faz distinção partidária. Zé revelou ainda que, em uma viagem a Teresópolis, o governador se sentou ao lado dele e comunicou que o Estado iria resgatar uma dívida de ICMS com os municípios e afirmou que o montante de Cabo Frio seria de cerca de R$ 10 milhões. Na verdade, o valor real é um pouco acima, na ordem de R$ 13 milhões. Além do encontro na Firjan – na imagem, Zé está acompanhado do empresário Sérgio Kunio Yamagata (setor de construção civil, de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio), a agenda de Bonifácio no Rio tem idas à secretaria de Cultura, ao Inepac e a Fundação da Infância e da Adolescência.

________________________

BALANÇO DA CÂMARA

Enquanto isso, no Legislativo cabo-friense a última sessão parlamentar de 2021, nesta quinta-feira (16), foi uma solenidade com direito a discursos dos edis e um balanço das ações desenvolvidas por eles ao longo do ano. O cerimonial começou com condução da assessora de imprensa da Casa, Dayanne Neves, que trouxe dados da Câmara: foram realizadas 60 sessões ordinárias, nas quais foram apresentados 523 Projetos de Lei, 667 indicações e 271 requerimentos. Além disso, 129 PL’s foram sancionados pelo prefeito, José Bonifácio (PDT). Com a ida de Zé ao Rio, o Executivo foi representado na sessão solene pelo secretário de Governo e vereador licenciado, Davi Souza. Davi discursou no encerramento da sessão, após Leo Mendes (DC), que protagonizou um dos momentos mais divertidos da ocasião ao discursar por, aproximadamente, 23 minutos. “Acumulou o discurso do ano todo e fez de uma vez só. Nobre vereador licenciado [Davi Souza], peço que não utilize o tempo igual o vereador Leo Mendes”, brincou Miguel Alencar (DEM) ao passar a palavra para Davi.

MOMENTO TERNURA

Entre momentos de agradecimento e cobranças, durante a sessão, chamou a atenção o carinho do vereador Vanderson Bento (PTB) com o pai, Silas Bento, que estava no plenário acompanhando a solenidade. Referindo-se a prisão de Silas na época da campanha, no ano passado, Vanderson afirmou ter vivido um dos piores anos da vida dele. “Veio sobre mim uma grande injustiça e uma grande luta. Dentro dessa grande dificuldade, a gente tem que agradecer a Deus e ao meu pai”, iniciou o parlamentar. Na sequência, Vanderson se emocionou ao dizer que nunca vai alcançar, com palavras, o que o pai merece. O vereador ainda declarou que Silas foi o melhor presidente que a Câmara de Cabo Frio já teve e é o melhor pai que ele conhece. “Se eu tivesse mil vidas, nas minhas mil vidas, eu escolheria você para ser meu pai”, afirmou Bento. Vanderson ainda arriscou trechos da música “Nada”, de Naldo & Lula, para o pai: “nada, nada, vai ser maior que o meu amor. Você precisa acreditar. Não gosto de te ver chorar”. Silas ficou emocionado e não conteve as lágrimas. As sessões da Câmara de Cabo Frio voltam em fevereiro.

CHUMBINHO EM IGUABA

O ex-prefeito de São Pedro da Aldeia Cláudio Chumbinho deu uma passadinha nesta quinta-feira (16) por Iguaba Grande e foi recebido pelo chefe do Executivo iguabense, Vantoil Martins (CID). “O Chumbinho é um amigo. Estava de passagem pela cidade e passou para fazer uma visita. Ele é um ex-prefeito e morador da cidade vizinha. Aproveitei para levá-lo para dar uma volta pela cidade e mostrar os projetos que estamos desempenhando”, disse Vantoil. Chumbinho até postou foto nas redes sociais do passeio. Mas será que tem articulação de apoio a candidatura de Chumbinho a deputado federal aí? Afinal, faltam apenas 16 dias para 2022. É logo ali.

DEZ, NOTA DEZ

Ainda sobre Iguaba Grande, o vereador Paulo Rito (CID) deu uma entrevista descontraída, nesta quinta-feira (16), no #15MinutosNoRC, para falar, principalmente, sobre a lei que proíbe a cobrança de sacolas plásticas e a de farmácia 24h. Mas aí, sabe como é, papo bom acaba descambando para vários assuntos. E Paulo Rito falou de um tudo – tinha que ser “120 minutos no RC” – começando pelos elogios ao prefeito Vantoil Martins (CID), a quem conhece de longa data, já trabalharam juntos na Câmara e no executivo, quando foi secretário de Obras de Vantoil no mandato pós eleição suplementar. Vantoil o chamou novamente para ocupar cadeira no secretariado, mas ele preferiu continuar no legislativo. “Dou nota dez ao prefeito, com certeza. A gente se estranha de vez em quando, mas isso é normal”. Paulo Rito também contou sobre suas preferências para 2022 e “otras cositas mas”… Vale a pena conferir! Veja o vídeo acima e clique aqui para ler a matéria.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL E REUNIÃO COM SECRETARIADO

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) participou, nesta quinta-feira (16), do “Encontro para o Desenvolvimento Regional”, no Hotel Atlântico, no balneário. O evento teve o objetivo de debater vocações, oportunidades, investimentos, gargalos e desafios e estabelecer agendas para o desenvolvimento da Baixada Litorânea. Ainda no Encontro, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinícius Farah, a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios, Joice dos Santos, o diretor do Sebrae RJ e Vice Presidente da Fecomércio RJ, Júlio César Resende de Freitas, o vice-presidente regional da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin, e o diretor de Operações Compartilhadas do Senac, Pedro Teixeira, dentre outros. Teve ainda representantes de outras prefeituras e rodada de negócios. Alexandre também fez, nesta quinta, a tradicional reunião com todo o secretariado – essa a portas fechadas.

BARRADOS NA CÂMARA

Professores da rede municipal de Araruama encontraram as portas da Câmara trancadas nesta quinta-feira (16), ao chegarem para protestar sobre a transparência na aplicação dos recursos do Fundeb e pagamento do auxílio tecnológico, que foi rejeitado pela maioria dos vereadores. Depois de muita polêmica em frente ao parlamento araruamense, o vereador Elói Ramalho (PSD) negociou e conseguiu garantir o acesso de pelo menos alguns dos manifestantes. Esta é a nona vez consecutiva que os profissionais da educação participam da sessão. No entanto, os educadores denunciam que a assistência da Casa estava lotada de assessores ligados aos vereadores da base do governo. “É tudo para impedir os professores de protestarem pelos seus direitos”, disse um dos manifestantes. A confusão tem se estendido por um mês. No fim de novembro, a prefeita Lívia Belo (PP), em entrevista, lamentou que “umas meia dúzia de servidores” entraram na onda de um “moleque político que não sabe nem fazer conta”, numa clara analogia ao vereador da oposição. No início de dezembro, o protesto reuniu cerca de 70 profissionais.

NATAL EM SÃO VICENTE

A Prefeitura de Araruama marcou para esta sexta-feira (17) a abertura do Natal no Distrito de São Vicente. A festa será na Praça Aoede Manoel Joaquim, a partir das 19h. Haverá a apresentação do Coral da Terceira Idade e, na sequência, uma apresentação musical. A Prefeitura ainda vai promover sessão de fotos com Papai e Mamãe Noel, além da presença de vários personagens natalinos.

CORRERIA NO PARLAMENTO CABISTA

O Projeto de Lei do prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), para reajuste dos salários dos servidores não pôde ser votado na sessão da Câmara desta quinta-feira (16) por falta de quórum. O PL foi enviado à Câmara. De acordo com apuração da coluna, três vereadores estão com essa virose que está rolando por aí Brasil afora e, por isso, não compareceram à sessão. Nós entramos em contato com o vereador Junior Chuchu (PV) que nos informou que a Câmara, vai realizar sessões até o dia 30, porque tem muita pauta ainda para ser discutida. Entre elas, essa do aumento salarial. É correr atrás do prejuízo. Fica aqui nosso desejo de pronta recuperação aos edis acometidos por essa gripe.

DIA DE HOMENAGENS

Em São Pedro da Aldeia, a sessão ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira (16) foi marcada pela homenagem ao advogado e Ouvidor Geral, Atanael de Carvalho, que serviu ao Legislativo aldeense por 32 anos e agora se aposenta. A Moção de Aplausos, de autoria da vereadora Mislene de André (SDD) foi entregue em conjunto por todos os vereadores e por alguns funcionários da Casa. Também houve entrega de Moção de Aplausos aos agentes de combate à endemias Roberto Cézar Teixeira Dias e Wilson Azevedo da Silva, ambas de autoria do presidente da Câmara, Denilson Guimarães (SDD). Além disso, foi aprovada, em segunda votação, mensagem do chefe do Executivo, propondo mudanças no processo de seleção das Organizações Sociais, adequando-o à legislação federal. A próxima sessão da Câmara será na terça-feira (21), às 11h.

ABONO EM MACAÉ

Os cerca de 16 mil servidores, entre efetivos, comissionados e contratados, da administração pública de Macaé recebem, em janeiro, um abono salarial de R$ 2 mil. O pagamento foi confirmado pelo prefeito, Welberth Rezende (CID). “Serão utilizados recursos da Prefeitura para garantir a todos os servidores, efetivos, comissionados e contratados, o abono de R$ 2 mil. É uma forma de reconhecer a dedicação e o trabalho de todos que atuaram neste primeiro ano da nossa gestão marcada por muitos desafios e também de muitas conquistas”, explicou o prefeito. O abono para todos os servidores não utilizará como fonte recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), já que o benefício será pago a todos os servidores que estão na ativa na administração pública municipal. A previsão da secretaria adjunta de Recursos Humanos é que o abono será pago até o final de janeiro do próximo ano.

foto: arquivo secom

R$ 19 MI PRA CONTA

Ainda sobre Macaé, o prefeito Welberth esteve com o governador, Cláudio Castro (PL), nesta quarta-feira (15), no Palácio da Guanabara, no Rio. Castro anunciou um repasse de cerca de R$ 1 bilhão aos municípios fluminenses. Deste total, Macaé vai receber, segundo Welberth, cerca de R$ 19 milhões, a maior parte advinda do Programa de Promoção à Equidade (PPE) do governo estadual. Os recursos começam a ser transferidos na próxima semana e “serão aplicados em projetos que melhorem a qualidade de vida da população”.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content