BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (14)

As jardineiras de Alexandre Martins e a ocupação hoteleira pós-pandemia; Fábio do Pastel a um passo do sonho e o Fest Verão de volta, após 2 anos; O compromisso de Zé Bonifácio; O feriadão no Cabo; Festival do Pescado tá on em Iguaba; O reajuste do magistério em Araruama... E muito mais!

993

AS JARDINEIRAS DE ALEXANDRE

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (14) começa por Armação dos Búzios, onde o prefeito Alexandre Martins (REP) publicou um vídeo nas redes sociais mostrando uma novidade no paisagismo da cidade. É que a Prefeitura está colocando novas jardineiras na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, altura da secretaria de Turismo, perto do Pórtico. A ideia é que, no futuro, a intervenção deixe o local mais bonito e “ajeitado” para a recepção dos visitantes, além de maior segurança. Num vídeo feito na manhã desta quinta, Alexandre mostra o trabalho e pede que os munícipes também deixem sua opinião sobre o serviço que está sendo feito. Afinal de contas, o paisagismo é um dos cartões postais de uma cidade e também colabora com a sinalização de trânsito.

FERIADÃO EM BÚZIOS

Ainda de Búzios, a Prefeitura está comemorando ocupação hoteleira de abril, que já superou todas as expectativas do setor turístico da cidade. De acordo com as Associações de Hotéis (AHB), Pousadas (APB), Convention & Visitors Bureau e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol) de Búzios, na primeira semana do mês a ocupação chegou a 78%, na semana de 8 a 10 o setor alcançou 92%, e para a Semana Santa (15 a 17), até a última pesquisa realizada entre os dias 11 e 12, a ocupação já chega a 87%. No próximo feriado do segundo carnaval ou feriado de Tiradentes (20 a 24) a lotação já está com 89%. De acordo com o secretário de Turismo, Dom de Búzios, os grandes eventos têm contribuído para acelerar a economia do município, atraindo vários tipos de públicos para o balneário.

UM PASSO PARA O SONHO

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu mais um passo rumo a concretização do sonho da Cidade da Saúde. Durante evento na Câmara nesta quarta-feira (13), o prefeito, Fábio do Pastel (PL), recebeu a doação da área do Instituto de Proteção e Assistência à Criança (IPAC/RJ) para a Prefeitura. Nas redes sociais, Fábio agradeceu ao representante do instituto, Dr. Juquinha, “que acreditou na visão de construir, no espaço, a nova Policlínica Municipal”. O prédio, localizado à Rua Duque de Caxias, será demolido e um novo será reerguido. O prazo estipulado é de 24 meses e se o Governo do Estado não ajudar, Fábio já disse que vai construir com recursos próprios. A secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio, disse que o sentimento é de gratidão. “Vamos trabalhar incansavelmente e honrar a confiança da Diretoria do IPAC, que tanto ama essa cidade,” finalizou ela.

É AMANHÃ!

Continuando em São Pedro, partir desta sexta-feira (15) o município vai ter um mês especial para os amantes do esporte, com a volta do Fest Verão. Uma cerimônia marca o início do evento esportivo mais badalado da Região dos Lagos, às 18h, na Praia do Centro. Além da solenidade inicial, está programado o primeiro jogo de beach soccer, na categoria sub-17, às 20h, entre Projeto Gileade x É Só Show. O ponto alto desta edição é a inclusão de novas modalidades, além do beach soccer: futevôlei, vôlei de praia, canoa havaiana, frescobol, aquathlon, natação e corrida rústica acontecerão nas areias da Praia do Centro e Pitória. Outra novidade é o uso do aplicativo Copa Fácil, que será utilizado para disponibilizar informação em tempo real dos jogos de beach soccer, futevôlei e vôlei de praia. Nesta quinta (14), a reportagem do Portal RC24h fez uma entrevista exclusiva com o secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, diretamente da arena da Praia do Centro, palco do evento. Ele destacou esse novo momento do Fest Verão. Confira no vídeo acima.

O COMPROMISSO DE ZÉ BONIFÁCIO

De Cabo Frio, o assunto é o prefeito José Bonifácio (PDT), que está rezando para conseguir participar da missa de Páscoa do próximo domingo (17), na igreja matriz auxiliar. Zé, que passou por uma cirurgia de retirada de um nódulo do fígado na segunda-feira (11), deve ter alta do hospital no sábado (16). Mas a nota vai além do boletim de saúde do prefeito, que está no segundo ano de governo em seu terceiro mandato. Uma análise bastante interessante do governo do pedetista – que desde o começo tem passado poucas e boas para tentar colocar a prefeitura em dia – chegou por meio de um interlocutor bem próximo, que trabalha na equipe dele no primeiro escalão. Bonifácio não pretende “enricar” como prefeito, comprar uma cobertura na Praia do Forte ou sair por aí gastando em viagens ao exterior. Economista que é, a meta de Zé é colocar a prefeitura em dia, seu compromisso é com o ajuste fiscal, deixar a prefeitura redondinha. Para tanto, pretende aumentar arrecadação, diminuir custo fixo, pagar as dívidas e o salário do servidor em dia – o que tem sido feito. “Zé tem que cumprir o mandato até o final”, dizem os amigos, colegas e até os adversários políticos, como Dr Serginho e Marquinho Mendes. Sabe por quê? Porque quem pegar o governo de Cabo Frio depois de Bonifácio, certamente vai pegar uma Prefeitura sem dívidas, com o nome limpo, pronta pra continuar crescendo.

PARLAMENTO JUVENIL

Alunos de 11 instituições escolares e da APAE participaram nesta terça-feira (12) da eleição da 3ª Edição do Parlamento Juvenil. Foram 36 candidatos inscritos. A votação foi organizada pelas escolas, por meio de cédulas. O resultado será divulgado na próxima terça-feira (19). A posse dos eleitos ocorre no dia 9 de maio. Serão 17 parlamentares juvenis, que devem estar matriculados regularmente em escolas públicas de Ensino Médio, sendo um deles assistido da APAE. O Parlamento Juvenil possui caráter instrutivo e possibilita a estudantes de toda a cidade de Cabo Frio a vivência do processo democrático, mediante participação em jornada simulada de trabalho parlamentar na Câmara Municipal de Cabo Frio.

FERIADÃO NO CABO

Arraial do Cabo é outra pedida para os dias da Semana Santa, vai poder aproveitar eventos católicos e apreciar o Festival da Lula, que retorna após dois anos suspenso, por conta da pandemia. De acordo com a secretaria de Turismo, a expectativa é que a cidade receba cerca de 200 mil pessoas até o próximo domingo (17). A taxa de ocupação hoteleira já chega a 95%, segundo o trade turístico de Arraial do Cabo. O 23º Festival da Lula começa nesta quinta-feira (14) e terá a Praia Grande como anfitriã este ano, marcando o retorno dos eventos no Município. Na sexta (15), acontece a encenação da Paixão de Cristo, em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praia dos Anjos, a partir das 19h. O evento, organizado pela Pastoral de Arte Sacra, promete emocionar o público presente. Pesquisas de satisfação dos turistas serão feitas pela Prefeitura na ocasião.

FESTIVAL DO PESCADO TÁ ON!

Em Iguaba Grande, as imagens acima mostram o início da movimentação do Festival do Pescado, que começou na noite desta quinta-feira (14) e promete agitar o feriadão de Semana Santa. Os visitantes poderão experimentar diversos pratos preparados com peixes nativos da Lagoa de Araruama, além de curtir diversas atrações musicais. O evento, que segue até domingo (17), na Praia do Popeye. Confira aqui a programação.

REAJUSTE DO MAGISTÉRIO

Em Araruama, numa semana tensa dentro da política e parlamento pegando fogo por conta da repercussão do embate entre Lívia de Chiquinho (PP) e a vereadora Penha Bernardes (PL) – que chegou a fazer registro de ocorrência, como divulgamos na coluna anterior -, uma boa notícia para os servidores da Educação e para a GM. É que a Prefeitura protocolou, nesta quarta (13), na Câmara de Vereadores, projeto de lei de reajuste do magistério de 12,84% e do plano de carreira dos guardas municipais, pauta histórica da categoria. Mas não se enganem, esse PL saiu somente após uma reunião entre o Ministério Público, sindicato dos servidores (SSMA) e a Prefeitura, realizada na terça (12), relativa a ação protocolada pelo SSMA exigindo o pagamento do piso nacional do magistério de 2020. No encontro também foram discutidos outros problemas, como cartão-alimentação, enquadramento e atualização por tempo de serviço. “Sabemos que ainda falta muito, como o reajuste de 2022 do piso nacional do magistério, que é de 33,24%, mas hoje foi dado mais um passo em reivindicar o que é nosso por direito”, disse o presidente do sindicato, Luís Marcel Loureiro, o Luís da Saúde.

*A coluna Boca Miúda volta na próxima segunda-feira (18)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui