InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (7)

Zé volta mais rápido do que imaginava; Magdala prefeita por um dia; Saiba por que Marcelo Magno reuniu todo secretariado e vereadores; Fábio do Pastel de pires na mão em Brasília; Alexandre Martins abre consulta popular; Vantoil Martins na contagem regressiva; Lívia de Chiquinho tem grande amor vacinado... E muito mais!

‘MAIS RÁPIDO DO QUE EU IMAGINAVA’

O prefeito José Bonifácio (PDT) já está de volta a Cabo Frio. Teve alta hospitalar na manhã desta quarta-feira (7), menos de 24 horas após passar por cirurgia para eliminação de um nódulo no fígado, em Niterói. Entrou na mesa de operação às 15h30 desta terça (6) e três horas depois já estava no quarto se recuperando. Conversando com Zé por telefone, por volta das 14h30, ele disse que estava em casa, já tinha almoçado e se sentia bem. Mas ainda fica de molho até esta quinta (8), quando volta ao batente na Prefeitura. “Nesse tipo de cirurgia, a agulha usada pode atingir o pulmão e daí teria que colocar um dreno e ficar internado mais um dia. Como não houve intercorrência, o médico me liberou às 9h”, disse ele. E Zé tem em cima dele os olhos atentos da filha Juliana (enquanto o anjo da guarda descansa um pouco), a fim de evitar que ele dê aquela fugidinha para a rua, pois a esposa, a médica Ana Valladão, teve que ficar na capital. Sempre bem humorado, ainda na conversa por telefone o prefeito cabo-friense fez questão de destacar que a torcida pela recuperação dele fez toda a diferença. “Quero agradecer o carinho, as orações e a torcida, recebi muitas energias positivas, não tenho dúvida que isso ajuda”, completou. E na sexta (9), é certo que o prefeito esteja na rua, para acompanhar a reinauguração do IML da cidade, com presença do governador Cláudio Castro (PL).

PREFEITA POR UM DIA

Enquanto Zé Bonifácio (PDT) se ausentou para tratar da saúde, quem assumiu os trabalhos na chefia do executivo foi a vice-prefeita, Magdala Furtado (PODE). Nesta quarta (7), no Segundo Distrito, se reuniu com os secretários adjuntos de Ciência e Tecnologia, Rafael Peçanha, de Turismo, Esporte e Lazer, André Carvalho e Flávia Carvalho, e com o diretor de Esporte Amador, Ricardo Candango. Na ocasião, assinou convênio de cooperação técnica com a direção do Centro de Ensino Gomes (Aded)- Ensino a distância, que fica em Tamoios. Pelo acordo, serão oferecidas bolsas de estudos a partir de 50% de desconto nas mensalidades durante todo curso para alunos da rede municipal, servidores municipais, pessoas cadastradas em programas de assistência social e atletas cadastrados na Prefeitura.

BRINDARAM A QUÊ?

Uma imagem vale mais que mil palavras, já diz o ditado. Só que o brinde em questão – postado na rede social nesta terça (6) – se refere a uma história no mínimo covarde e revoltante, de uma mulher que foi estuprada dentro de uma casa noturna em Cabo Frio, o Buda Lounge. O caso segue sendo investigado sob sigilo de justiça e a repercussão foi péssima. Os dois que estão brindando são os donos do estabelecimento, o deputado Filipe Poubel (PSL) e o capitão PM Diogo Souza; o parlamentar, inclusive, já foi intimado para prestar depoimento, mas até agora não compareceu. Numa das imagens, os sócios aparecem brindando. Em outra, que teria sido tirada no dia do suposto estupro, Diogo cobriu o rosto da suposta vítima e escreveu: “Só aguardando as verdades dos fatos! Toda a verdade! Quem não deve não teme!” Se eles não devem nem temem, por que o parlamentar ainda não contou a sua versão aos investigadores? E por que o policial militar não respondeu ao pedido de posicionamento diante dessa situação?

COLOCANDO O GOVERNO NOS TRILHOS

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) convocou uma reunião nesta quarta-feira (7), que foi bem cansativa. Começou às 15h e terminou por volta das 18h, com todos os secretários e parte da Câmara. Estiveram ausentes os vereadores Professor Tayron (DEM), que está doente, Ayron Freixo (REP) e Pedro Caju (PSL), que estavam no Rio, e o presidente do legislativo, vereador Shogum (PSL), que está em Brasília. O objetivo da reunião foi alinhar o governo. O detalhe é que Marcelo confirmou que Ayron está de malas prontas para embarcar na base do governo, como já havíamos cantado a bola por aqui.

SERÁ QUE VAI TOPAR?

O secretário de Integração Metropolitana do governo de Eduardo Paes (PSD), Aquiles Barreto, comentou com a coluna – a propósito da nota de terça (6), sobre Dudu querer puxar o vereador cabista Junior Chuchu (PV) – que o objetivo desse olho grande em Chuchu é que ele quer lançá-lo como candidato a deputado estadual. E aí, será que Chuchu vai topar? Lá no Beco da Fofoca a turma aposta que sim.

UM CAIPIRA NA CIDADE GRANDE

De São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) está em Brasília, foi atrás de recursos. Logo pela manhã, sacou o celular e tratou de fazer uma rápida live em frente ao prédio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), onde logo depois e reuniria com representantes para conversar sobre a reativação de obras de creches que estão paralisadas na cidade. Apesar de não ser a primeira vez em solo brasiliense, Pastel se mostrava totalmente encantado com os arranha-céus em sua volta. Tal como menino da roça que fica admirado com a cidade grande. “Eita, olha pra esses prédios. Tenho que trazer os aldeenses aqui para ver isso”, disse. Deve ter lembrado de quando saiu do interior, com apenas uma sacola de roupa nas mãos e pensar onde chegou: virou prefeito e hoje anda entre os tapetes felpudos do planalto central. Esse jeitinho simples de Pastel que muitas vezes cativa o povo.

‘VIM COM MUITA ESPERANÇA’

Ainda sobre Fábio do Pastel (PL), o prefeito disse que precisa de verba para resgatar obras de creches que estão paralisadas nos bairros São João, Rua do Fogo e Porto do Carro. “Vim ao FNDE com muita esperança e creio que em breve resgataremos todas essas obras”, comentou ele na transmissão. A garantia foi abonada pelo deputado federal Gutemberg Reis (MDB), com quem Fábio se encontrou na ocasião da live. Habitué da Região dos Lagos, pra onde já destinou inúmeras emendas, Gutemberg disse, de pronto, que não só as obras das creches vão acontecer como também Fábio pode contar com uma emenda de R$ 2 milhões que será destinada a um colégio da cidade que precisa ser reformado.

LIMINAR DO TRANSPORTE PÚBLICO

Continuando em São Pedro da Aldeia, a prefeitura conseguiu na justiça mais 30 dias de transporte público da Viação São Pedro, do grupo Salineira. A liminar saiu nesta quarta (7). Em caso de descumprimento da medida, a decisão judicial determina o pagamento de multa de R$ 50 mil por dia. A Justiça definiu, ainda, nova data para tentativa de acordo entre as partes. O encontro será realizado de forma on-line na próxima semana e será mediado pelo Magistrado da 2ª Vara.

CONSULTA POPULAR EM BÚZIOS

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) colocou mais uma ação do chamado governo participativo, uma das promessas de campanha. Nesta quarta-feira (7), deu início a uma consulta popular para discutir propostas e esclarecer dúvidas sobre o Plano Plurianual (PPA), que ficará disponibilizada durante uma semana. O munícipe acessa o site da Prefeitura e preenche um formulário onde informará sobre quais áreas de interesse público ele classifica como prioritárias para alcançar resultados, como: educação, saúde, esporte, dentre outras. Além disso, ele também poderá enviar sugestão neste formulário. O próximo passo será a elaboração do projeto de lei do PPA 2022/2025, a ser encaminhado à Câmara Municipal para votação.

CICLOVIA DA TARTARUGA

Falando em Alexandre Martins (REP), ele esteve na Barbuda, acompanhado de seu vice, Miguel Pereira (PL) – que também é o secretário de Obras, onde vistoriou as obras de construção da ciclovia da Tartaruga. O local já recebeu aplicação do asfalto e houve recuperação de trechos da via. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em breve.

ENCONTRO COM MINISTRO

Continuando em Búzios, a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Carla Natália participou de um encontro com o Ministro da Educação Milton Ribeiro e com o secretário Estadual de Educação, Alexandre Valle, na cidade de Miguel Pereira. Na ocasião, também estava presente o presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte. Na pauta, uma aproximação com os municípios e atenção especial ao retorno das aulas presencias. O ministro ressaltou que “é necessário se atentar para a alfabetização, pois Educação Básica é o alicerce”. Carla Natália disse que o encontro foi importante e já deixou agendada uma reunião para o mês de agosto com a Equipe do FNDE em Búzios.

PROFISSIONALIZAÇÃO É PALAVRA DE ORDEM

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) está na contagem regressiva para inaugurar a sonhada Faetec na cidade, na sexta-feira (9), que vai oferecer vários cursos profissionalizantes. Preparar o iguabense para atuar no mercado de trabalho fora da Prefeitura é um dos sonhos de Vantoil, além de claro ampliar a mão de obra oferecida na cidade. O governador Cláudio Castro (PL) confirmou a vinda, depois de cancelar por duas vezes. Será que agora vem?

O GRANDE AMOR VACINADO

De Araruama, a prefeita Lívia de Chiquinho (PP) usou sua rede social nesta quarta-feira (7, para fazer uma declaração de amor com um fundo de alerta à população que ainda não voltou para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid. “Hoje meu grande amor Chiquinho da Educação recebeu a aplicação da 2ª Dose contra a COVID-19! Araruama 2ª Dose Sim!!!”, postou ela. Quem conhece ou acompanha Lívia, ao vivo ou pela internet, sabe bem que em todo esse tempo de pandemia a prefeita não passa um dia sem chamar os araruamenses à responsabilidade a fim de evitar a disseminação da doença, seja para a importância em continuar usando máscara, seja para tomar a primeira ou segunda dose. E ela briga mesmo, tá certo.

CONTRA O RETORNO PRESENCIAL

Ainda do município araruamense, o Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama participou nesta quarta-feira (7), a convite do Sepe Lagos (sindicato da Educação) e do ServBúzios (sindicato dos servidores de Búzios), do Ato Simbólico em apoio aos servidores da Educação do Município de Armação dos Búzios contra o retorno presencial às aulas presenciais sem o cumprimento dos protocolos sanitários e vacinação da comunidade escolar.

MORRE VEREADOR DE MACAÉ

O vereador Thales Coutinho (PODE), morreu por complicações da Covid-19, na tarde desta quarta-feira (7), em Macaé, depois de passar pouco mais de um mês internado. De acordo com a assessoria do parlamentar, ele foi hospitalizado no dia 2 de junho no Hospital da Unimed, no Centro, e intubado no dia 5 do mesmo mês. Ele havia testado positivo para o coronavírus no dia 31 de maio. A Câmara Municipal decretou luto oficial de sete dias pela morte precoce do parlamentar. Seu pai, o ex-presidente da Câmara Municipal e secretário de Casa Civil do governo Welberth Rezende (CID), Dr. Eduardo Cardoso (PODE), também faleceu, no mesmo hospital, no dia 21 de junho, por complicações da doença

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content