InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (5)

As andanças de Marcelo Magno e a credibilidade do Cabo; Zé Bonifácio despacha e faz audiências em Tamoios, diretamente da sede do parque do Mico-Leão; Alexandre Martins e o difícil deslocamento em Tucuns; Iguaba Grande mostra que é realmente solidária; Fábio do Pastel recebe demandas de bairros por vereador; Lívia de Chiquinho e a suspensão da vacinação para Educação e Segurança... E muito mais!

AS ANDANÇAS DE MM

A obra de contenção na RJ-140, no trecho da Prainha, em Arraial do Cabo, que foi iniciada na segunda-feira (3), finalmente recebeu visita do prefeito cabista, Marcelo Magno (SDD), nesta quarta (5). O chefe do Executivo municipal vistoriou a reforma com o gerente da obra, Rodrigo Bauer Carvalho. Saindo de lá, Marcelo passou na Estrada da Rebeche para conferir como estão as coisas. Inclusive, ele mandou um caminhão pipa passar pelo local pra dar uma abaixada na poeira, que tem sido alvo de reclamação de quem transita pela estrada. Na sequência, MM foi para o Instituto de Desenvolvimento de Arraial do Cabo (Idac), de onde costuma despachar às quartas-feiras. Na ocasião, o prefeito recebeu equipamentos de elétrica para iluminação pública que haviam sido licitados no passado, porém por falta de pagamento, não haviam sido entregues pela empresa. Com a situação já regularizada, o material foi enviado e, conforme dito, já está no Idac.

A CREDIBILIDADE DO CABO

Falando ainda sobre esse assunto, o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (SDD), postou nas redes sociais um texto que diz: “Lembro que os fornecedores resistiam a entregar as mercadorias por falta de credibilidade e que hoje a nossa realidade já começa a mudar”. Para bom entendedor, poucas palavras bastam. Uma indireta clara ao ex-prefeito, Renatinho Vianna (REP). Segundo o chefe de Gabinete de Marcelo, Bernardo Alcântara, a prefeitura conseguiu ficar em dia com todos os fornecedores. Bernardo ainda destacou que o município cumpriu todas as metas orçamentárias. A bem da verdade, houve um aumento significativo na arrecadação, mas Bernardo lembra que não foi só nos royalties, como também arrecadação interna. No entendimento do chefe de Gabinete, significa que os serviços estão sendo bem prestados à população e, por isso, as pessoas estão pagando seus tributos. Bernardo disse que agora o Executivo vai encaminhar para a Câmara um PL para aumentar os salários dos médicos intensivistas para que o município se torne mais competitivo na hora de atrair um profissional para atuar em Arraial. O prefeito anunciou também que vai abrir 8 leitos de UTI, uma estrutura que não tinha desde o governo Melman (PDT) e, com isso, vão se juntas vagas que hoje existem de UPG para atender os casos graves de COVID-19. Ainda falando sobre Marcelo Magno, nesta quinta-feira (6), ele tem uma reunião na capital do Rio de Janeiro, com o secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca. O assunto ainda não foi divulgado, mas o Portal RC24h te atualiza assim que houver mais informações.

DESPACHOU DE TAMOIOS

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) despachou e fez audiências com moradores de Tamoios, no Segundo Distrito, nesta terça-feira (4), como antecipamos aqui na coluna. Aliás, Zé já estava doidinho para fazer isso e o fez diretamente da sede do Parque do Mico-Leão-Dourado. Esteve também na sede do Conselho Tutelar para verificar as instalações e ouvir os pleitos dos conselheiros. Em seguida, foi à sede do DPO, acompanhado do tenente-coronel Alex Benevenuto, comandante do 25º BPM. “Com a instalação da internet aqui no Parque, estamos concluindo a transferência de todos os funcionários e serviços da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente de Tamoios para a nova sede”, acrescentou o prefeito.

APLICAÇÃO ERRADA DE VACINA

Teve a maior repercussão a matéria publicada no Portal RC24h nesta quarta-feira (5), sobre uma aplicação errada de vacina contra a Covid, no Rio, em uma paciente de Cabo Frio. O fato ganhou destaque na maior revista de radiologia ortopédica do mundo, a Skeletal Radiology. Vale lembrar que a técnica de aplicação de vacina é coisa séria, inclusive destacada pelo secretário de Saúde, Felipe Fernandes, em recente entrevista ao Portal. Na ocasião, Felipe frisou que a Coordenação de Imunização vem investindo em capacitação para atualizar as técnicas de vacinação e ampliar a frente de atuação. No último sábado (1º), por exemplo, 37 técnicos de enfermagem passaram por treinamento. Receberam atualização sobre aspiração de vacina, normas e procedimentos de vacinação, uso de caixas térmicas, geladeira, além da importância dos equipamentos de proteção individual. O açodamento no destacamento de profissionais não capacitados pode gerar muitos problemas. Essa foi outra pressão enfrentada pelo Felipe, além do povo que queria que ele liberasse a segunda dose para a primeira. Mais uma vez o estilo precavido do secretário de Saúde se confirmou como assertivo.

RONDA EM TUCUNS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) visitou nesta quarta-feira (5), o bairro Tucuns, em mais uma de suas rondas diárias pelo município. O chefe do Executivo municipal percorreu várias ruas afastadas, de difícil acesso, com a intenção de conhecer os problemas mais urgentes que afligem os moradores e, claro, conversou com a população a fim de ouvir as prioridades deles. Segundo Alexandre, é preciso levar uma equipe técnica ao local para averiguar a situação e traçar metas com solução para cada caso. “Vou voltar aqui com o vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira (PL), e ele vai direcionar os trabalhos. Saber ouvir as necessidades dos moradores nos orienta a tomar decisões corretas”, disse o prefeito.

CAMPANHA DE SUCESSO

A Prefeitura de Iguaba Grande comemorou nesta terça-feira (4), uma marca importante atingida pela campanha Iguaba Solidária. Segundo a Prefeitura, pouco mais de meia tonelada de alimentos não-perecíveis foram arrecadados na primeira quinzena da iniciativa, que prevê que pessoas que vão se vacinar contra a COVID-19 doem 1kg de alimento, que será destinado àqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o município, as entregas das doações já começaram a ser feitas para as famílias cadastradas na secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda (SMASTR). De acordo com a Prefeitura, qualquer um pode fazer a doação tanto nos postos de vacina, quanto nas instalações da SMASTR.

COMOÇÃO NACIONAL

Na última quarta-feira (4), às 21:12, o Brasil todo ficou mais triste. Dona Hermínia, Valdomiro Lacerda, Senhora dos Absurdos, Paulo Gustavo. O ator que tanto fez o país inteiro rir faleceu precocemente, aos 42 anos no Rio. Assim como outros 412 mil brasileiros, uma vítima da COVID-19. A comoção pela morte do comediante chegou as esferas do poder e até mesmo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lamentou o “passamento” de PG. A cidade de Niterói, onde Paulo nasceu, decretou luto oficial de três dias. Na Região dos Lagos, além da população, a prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), também emitiu nota de pesar e, por Facebook, desejou que “Deus conforte amigos e familiares de Paulo Gustavo”. Manoela Peres (DEM), prefeita de Saquarema, foi outra liderança que se pronunciou sobre a perda do artista, compartilhando uma citação de Paulo, com a legenda: “É só o amor que fica e a lembrança do quanto nos fez sorrir”. Nós, do Portal RC24h, fazemos nossas essas palavras e várias outras de luto e até mesmo revolta. A COVID já tem vacina, mas enquanto ela não chega para todos, máscara, álcool em gel e o máximo distanciamento social possível, gente. Mais do que nunca, se cuidem e preservem não só a vocês mesmos, mas a quem vocês amam. Além de Paulo, mais 2 mil morreram só nesta quarta no Brasil. Amanhã? Quem sabe? Brancos, negros, pobres, ricos, homens, mulheres, de todas as idades, de todos os tipos. Tomar os devidos cuidados é a única segurança que nós podemos ter agora.

DECISÃO DO SUPREMO

Por conta de uma nova determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a Prefeitura de Araruama suspendeu a vacinação de profissionais da Segurança Pública e da Educação. A decisão do STF segue recomendação do Ministério Público Estadual (MPRJ) e foi determinada para todos os municípios. Segundo a Prefeitura, antes da suspensão da vacinação para estes grupos, foram imunizados 25 policiais militares, 24 civis, 31 guardas, 70 bombeiros e 404 professores. Em nota divulgada nesta quarta-feira (5), a Prefeitura araruamense afirma que será dado prosseguimento a vacinação dos grupos prioritários, pessoas com comorbidades, gestantes e avançando por idade.

QUADRO PREOCUPANTE

O jornalista e ex-candidato a vereança de Araruama Arlindo Júnior (PATRI), está internado no Hospital de Campanha do município, com COVID-19. Segundo apuração do Portal RC24h na tarde desta quarta-feira (5), Arlindo foi internado no sábado (1º), e está intubado. O quadro dele é “preocupante”, pois os pulmões do jornalista estão muito inflamados. A coluna se solidariza com amigos e familiares de Arlindo e torce pela pronta recuperação do nosso querido colega profissional da imprensa.

DIRETO PRO PREFEITO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE) recebeu o vereador Vitinho de Zé Maia (PL), que levou reivindicações de melhorias de vários bairros da cidade, incluindo o que ele mora, região da Ponta do Ambrósio, Vinhateiro, São João, Parque Estoril, Jardim Primavera, Porto do Carro, “partes da cidade que por muito tempo foram esquecidas”, disse o parlamentar. “O trabalho é enorme, e eu atuo em todos esses bairros, por isso levei as demandas, pedindo atenção especial para o fechamento do valão de Praia Linda e Ponta do Ambrósio”, completou Vitinho.

INAUGUROU SHOPPING

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) participou, nesta terça-feira (4), da inauguração de shopping no Centro da cidade. O empreendimento foi construído em uma área de 5.000 m² entre a Avenida Roberto Silveira e a Rua Capitão Guilherme da Cunha. Os dois andares do prédio vão abrigar 40 lojas, que incluem grandes redes de lojas de roupa, varejista e até academia. Segundo a Prefeitura, a expectativa é que o empreendimento gere cerca de 300 empregos diretos no começo, mas o número pode chegar a 600 quando estiver funcionando com plena capacidade. “A inauguração consolida o crescimento, sinaliza que a cidade dá mais um passo para atrair empreendedores e fomenta, acima de tudo, nos empreendedores e na p população de Maricá o senso de cidade mais justa para todos”, considerou Horta.

NOVOS GRUPOS PRIORITÁRIOS

Nesta quarta-feira (5), a Câmara de Macaé aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 044/2021, que estabelece novos grupos prioritários para a campanha de imunização contra a Covid-19. Se for sancionada pelo prefeito Welberth Rezende (CID), a iniciativa contemplará grávidas e puérperas, pessoas com comorbidade, pessoas com deficiência e autistas, além de profissionais ligados à educação. O PL tem a autoria dos vereadores Iza Vicente (Rede), Luiz Matos (PRB), Professor Michel (Patriota), Alan Mansur (CID), Guto Garcia (PDT) e o presidente Cesinha (PROS).

PRIORIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

As pessoas com deficiência serão incluídas nos grupos prioritários de vacinação contra o coronavírus no Estado do Rio. É o que determina o projeto de lei 4.025/21, de autoria dos deputados Márcio Pacheco (PSC) e Waldeck Carneiro (PT), que a Alerj aprovou, em discussão única, nesta quarta-feira (5). O texto seguirá para o governador Cláudio Castro (PSC), que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo. A proposta complementa a Lei 9.040/20, que estabeleceu os grupos prioritários de vacinação contra o coronavírus no Estado.

TROCA-TROCA NA GUANABARA

Devidamente empossado, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), anunciou trocas nas secretarias estaduais nesta terça-feira (4). Para a Saúde, o governador nomeou o médico Alexandre Chieppe, que descartou o tratamento sem evidência científica em entrevista ao blog de Edmilson Ávila, do G1. Alexandre é obstetra e ginecologista formado pela UFRJ. Outra nomeação foi a de Nelson Rocha, pós-graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas e ex-Assessor Chefe do Tribunal de Contas do Estado, como novo secretário de Fazenda do Rio, função que já havia desempenhado em 1995. Nelson entra no lugar de Guilherme Mercês que, segundo Cláudio Castro, “teve importância fundamental no processo de recuperação fiscal do Estado”. Quanto ao agora ex-secretário de Saúde do Estado, Carlos Alberto Chaves, houve uma realocação e ele agora vai atuar coordenando a logística de distribuição de vacinas da secretaria.

SUPER FÃS

É impressionante a admiração que os bolsonaristas têm pelo presidente da República. Adentra ao campo do fanatismo. Exemplo disso é Dr. Serginho, ex-deputado e atual secretário estadual de Ciência e Tecnologia. Não importa o que aconteça, está do lado do Jair Bolsonaro. Nem mesmo quando o presidente, em vídeo, demonstrou que nem se lembrava quem era Serginho (à época, candidato a prefeito nas últimas eleições) ele deixou de seguir o “Messias”. Assim como o jovem vereador cabo-friense Léo Mendes (DC), que está em seu primeiro mandato na Câmara. Ambos se mostram fãs ardorosos de Bolsonaro. As imagens acima são desta quarta-feira (6), quando Serginho e Leo participaram da reunião da bancada bolsonarista do Estado, no Palácio das Laranjeiras.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content