InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (3)

Denúncia grave coloca Fábio do Pastel na lista de investidores do “Faraó dos Bitcoins”; Empresário bate-boca com Zé Bonifácio em restaurante; Lodi diz que Uerj vem aí, em Cabo Frio, e hospital universitário continua fechado; Vantoil Martins vistoria área da ZEN; Marcelo Magno correndo atrás do 'verão dos sonhos'; Alexandre Martins quer ampliar apoio a atletas; Lívia fala de mudanças em atendimento à Covid; Vereador riostrense quer apurar suposto favorecimento do prefeito Marcelino Borba... E muito mais!

E AGORA, PREFEITO?

A coluna desta quarta-feira (3), começa por São Pedro da Aldeia, onde uma bomba pode estar prestes a explodir. A saber, no último sábado (30), uma matéria divulgada pelo jornal O Globo e reproduzida pelo Portal RC24h mostra que a Receita Federal está apurando sonegação de impostos em esquema de pirâmide financeira, no caso do Glaidson Acácio da GAS, o ‘Faraó dos Bitcoins’. Ou seja, o Leão vai olhar um por um da lista de investidores desse esquema e estuda a possibilidade de cobrar impostos retroativos aos sócios e investidores da empresa e dos empresários. E, pasmem, quem figura nessa lista é o prefeito aldeense, Fábio do Pastel (PL), conforme denúncia recebida, com documentos.

E AGORA, PREFEITO? 2

Mas o detalhe da gravidade da situação é que, ainda segundo essa investigação, Pastel teria utilizado recursos de campanha eleitoral para investir. Caso seja comprovada essa participação com uso de verba de campanha, de onde veio esse recurso? Isso pode ser caracterizado como “caixa 2” e até lavagem de dinheiro, o que pode gerar cassação, inelegibilidade, eleição suplementar, e há quem acredite até em prisão. Entramos em contato com a prefeitura, junto à assessoria de Comunicação, e pedimos um posicionamento do chefe do executivo aldeense sobre o caso, mas até o fechamento do material ainda não havíamos recebido a resposta. E agora? Será que tem desculpa para isso? Uma coisa é certa: o episódio pode gerar uma instabilidade tremenda no município e um desgaste horroroso ao prefeito.

SERÁ VERDADE?

Um empresário do ramo da Saúde, atuante no fornecimento de medicamentos e insumos, que inclusive já foi alvo de uma operação de busca e apreensão em casa na época da gestão de Dr Adriano, teve um bate-boca voraz com o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) em restaurante na Passagem, de acordo com nossas fontes, no chiquérrimo Arco do Canal. Segundo os comentários, o empresário gritou, xingou e chegou até a empurrar mesas e quebrar objetos. Alguns dizem até pratos do estabelecimento. Sabe como é, né?! O povo aumenta, mas não inventa. Dizem que o tal empresário estaria cobrando investimentos feitos na campanha de Zé. Até onde o RC24h apurou não há confirmação que esse o tal teria realmente feito alguma doação de recursos legalmente na campanha. Se ele colocou dinheiro, foi de “caixa 2”. Que coisa, hein?! O assunto viralizou nos grupos de WhatsApp, em listas de transmissão e no privado. Será possível que a campanha do Bonifácio teve dinheiro por fora mesmo? Vale salientar que “Caixa 2” é também considerado crime de corrupção.

SITUAÇÃO ABSURDA

Continuando em Cabo Frio, o velho problema dos buracos continua firme e forte nas reclamações diárias dos motoristas da cidade. Buracos, vários deles, que viraram crateras depois da chuvarada deste feriadão de Finados. Aliás, deveriam é colocar placa na entrada da cidade alertando para esses perigos, porque a situação está absurda. E mais, com a situação do jeito que está, urge um posicionamento dos vereadores, pra ontem. A resposta da Prefeitura, como já sabemos, é que houve licitação para compra de massa asfáltica e esse material chega neste mês de novembro. Mas, do jeito que a coisa vai, quando chegar o material de novembro, não vai dar nem para tapar buraco de dente do prefeito.

UERJ VEM AÍ

O advogado e professor universitário Ricardo Lodi, reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), foi entrevistado no #15MinutosNoRC nesta quarta-feira (3). Na entrevista, o educador comentou a chegada de um campus da universidade a Cabo Frio. Segundo Lodi, o prédio atualmente ocupado pela instituição Ferlagos será desapropriado para a instalação da Uerj. Sobre o Hospital Universitário Reitor Hesio Cardoso, Ricardo explicou que a demora para início dos atendimentos se deve a um redesenho do objetivo da unidade que, inicialmente, cuidaria apenas de casos ligados a COVID-19. O reitor da UERJ falou ainda sobre a união dele com Dr. Serginho e o governador, Cláudio Castro (PL), acima de posicionamento político, para fortalecer a instituição. Na entrevista, o professor ainda respondeu uma pergunta do primeiro-cavalheiro de Araruama, Chiquinho da Educação (PATRI), sobre um possível auxilio da universidade na limpeza da Laguna de Araruama. Vale a pena conferir o papo na íntegra.

INAUGURAÇÃO SÓ NO PAPEL

O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, antigo UNILAGOS, inaugurado em Cabo Frio com toda pompa e circunstância pelo governador Cláudio Castro (PL) há 19 dias, em 15 de outubro, ainda não está funcionando. Pelo visto, aquela festa toda foi só para inglês ver mesmo. Nas redes sociais, a situação já virou piada, com cabo-frienses dizendo que estão preparando o ‘mesversário’ do não-funcionamento da unidade. Em entrevista ao Portal RC24h nesta quarta, o reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Lodi Ribeiro, disse que os primeiros pacientes devem ser recebidos pelo hospital no dia 12 de novembro. Segundo Lodi, a princípio, o hospital receberia apenas casos de COVID-19, mas, com o avanço da vacinação e diminuição da demanda, está sendo reprogramado um novo planejamento para atender outros tipos de casos. O reitor informou que, a partir dos mapas disponibilizados pela secretaria de Estado de Saúde, a unidade vai trabalhar para zerar, por exemplo, a fila de cirurgias. Aí a turma viu vantagem!

VISITANDO A ZEN

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), que tinha ficado afastado para tratar de algumas questões de saúde, está de volta. Ele visitou nesta quarta-feira (3), a Zona Especial de Negócios, onde comentou que está cuidando das subdivisões para verificar os terrenos que estão sendo divididos em lotes de 1000m² para serem oferecidos a empresas interessadas. Vantoil também revelou que Iguaba já tem uma fila de empresários interessadas. Essa aposta deve gerar muito emprego e renda na cidade, porque o objetivo é atrair investidores que queiram se instalar no município e criar empregos para os munícipes. Governo de Iguaba, ao que parece, panejando e avançando de olho no tão almejado crescimento econômico. Participaram da vistoria ainda o secretário municipal de Planejamento, Eron Bezerra, e o vereador Marciley Lessa (PL).

FOCO NO ‘VERÃO DOS SONHOS’

De Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) está bem preocupado com a questão do tempo com relação às obras da Prainha. Tempo nos dois sentidos, tanto o climático quanto o de cumprimento de cronograma. Nesta quarta-feira (3), volta do expediente pós feriado, Magno foi correndo para checar tanto as obras da RJ-140, no acesso à cidade pela Prainha, quanto a Estrada da Rebeche, por onde está sendo o acesso alternativo. Aliás, com a chuvarada que caiu em toda Região dos Lagos nos últimos dias, a reclamação foi generalizada, já que o local ficou um atoleiro só. E na Prainha, as obras só voltaram à normalidade nesta quarta, porque com chuva, já sabe, não tem o que fazer a não ser esperar o tempo melhorar. Inclusive ficamos sabendo que MM praticamente amanheceu na Prainha hoje, tamanha apreensão em ver o serviço retomado, afinal de contas, este próximo verão, que já está aí, praticamente, é cotado como o “verão dos sonhos” de Arraial, depois dessa temporada de tanta perda econômica por conta da pandemia.

PREFEITO EMPREENDEDOR

Continuando em Arraial, nesta quarta-feira (3), o prefeito Marcelo Magno (PL) recebeu em seu gabinete a coordenadora do Sebrae Região dos Lagos, Ana Cláudia Melo Vieira e equipe, que fizeram uma apresentação do “Prêmio Prefeito Empreendedor”. Trata-se de um programa de reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município. Serão premiados gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento desses negócios e à modernização da gestão pública. O município cabista tem grandes chances de premiação com dois exemplos, o “Gira Renda Cabista” e a “Sala do empreendedor”. Além do prefeito e do pessoal do Sebrae, participaram os secretários de Obras, Maycon Victorino, e de Segurança Pública, Leandro do Bope; o chefe de Gabinete Bernardo Alcântara, alémn de Keila Ferreira, representando a pasta de Meio Ambiente, e Vinícius Vasconcelos, representando a Fazenda.

COM A GALERA DO SURFE

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), se reuniu com o vereador Gugu de Nair (DEM), para conversar sobre o campeonato brasileiro e amador de surf. Segundo o chefe do Executivo, a conversa foi proveitosa e teve o objetivo de alinhar as diretrizes para a realização de um evento bem estruturado e confortável aos atletas. “Búzios já serviu de cenário para diversas competições da categoria. Atletas de destaque saem daqui o tempo todo, temos grandes surfistas na cidade. Não podemos ficar de fora desses circuitos tão importantes. É do nosso interesse investir ainda mais no surf buziano”, comentou Martins.

RETOMADA DOS EVENTOS

A Prefeitura de Búzios convocou os produtores de eventos para participarem de uma reunião nesta quinta-feira (4), às 14h, no Rio Búzios – Beach Hotel, em João Fernandes. No encontro, serão informadas todas as normas e diretrizes para autorização de eventos e similares no município. Participarão Corpo de Bombeiros (CBMERJ), Defesa Civil, fiscalização de Postura, Saúde, Fazendária e Meio Ambiente, além da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Serão debatidos eventos como casamentos, eventos em residências, pousadas, shows privados, entre outros.

ROYALTIES PARA FUNDOS MUNICIPAIS

Uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica que estabelece percentuais de destinação de recursos dos royalties do petróleo aos Fundos Municipais está em tramitação na Câmara de Búzios. Conforme a proposta, o município deverá destinar para o Fundo Municipal do Idoso, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Fundo Municipal de Assistência à Mulher, anualmente, no mínimo 1% da receita proveniente dos Royalties do Petróleo. Já o percentual a ser destinado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente será no mínimo 2% da receita dos Royalties do Petróleo. Na Lei Orgânica Municipal este percentual é de 5%. A proposta de iniciativa do Poder Executivo foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação na sessão legislativa de 26 de outubro. Ela também prevê que os referidos percentuais poderão ser aumentados por decreto.

MUDANÇA DE LOCAL

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), publicou um vídeo nesta quarta-feira (3), informando uma mudança na logística para atendimento das suspeitas de COVID-19 no município. A triagem, antes feita em tenda ao lado da UPA, será transferida para o Hospital de Campanha a partir desta quinta (4). De acordo com a prefeita, a decisão foi tomada com base na diminuição da demanda de internações por conta da doença, atribuída ao avanço da vacinação. O Hospital de Campanha passou por reformas para receber a nova função. Lívia ainda reforçou a importância da máscara, indicando que não vai flexibilizar o uso do equipamento, e afirmou que a cidade está com cinco internados com COVID. Apenas dois estão intubados e ambos deixaram de tomar a vacina contra a doença, reforçando a importância de se imunizar.

CÂMARA VAI INVESTIGAR

Todo aquele bafafá relacionado a Secretaria de Saúde e o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba (PV) está tendo inúmeros desdobramentos. A novidade da semana é que o vereador Marciel Nascimento (PL) protocolou na última segunda-feira (1º), um processo para instaurar uma Comissão Especial Processante (CEP) para apurar um suposto favorecimento do prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba (PV), uma empresa prestadora de serviços, a RG SISTEMAS, em troca de êxito em licitação futura, acarretando uma contratação indevida; além do pedido de cassação do mandato por infração político-administrativa. A votação para a abertura aconteceu nesta quarta-feira (3), e teve aprovação unânime. Não poderia ser diferente, não é? A partir de agora, os vereadores vão investigar documentos e continuar ouvindo depoimentos para averiguar se ouve ou não o tal favorecimento. De qualquer forma, aparentemente, o prefeito Marcelino Borba (PV) está na berlinda.

NADA ACONTECE?

Enquanto a Câmara dos Vereadores de Rio das Ostras pega fogo com a aprovação da ‘CPI’, na prefeitura “tudo são flores”, já que oficialmente o Executivo ainda nem tomou ciência, uma vez que o setor que deveria ‘avisar’ o município ainda não recebeu nenhum comunicado. O Portal RC24h entrou em contato com a Comunicação e foi informado que a prefeitura “não recebeu qualquer comunicado oficial a respeito de uma Comissão Especial Processante que poderia ser realizada na Câmara de Vereadores”. Aparentemente as coisas correm devagar na cidade ou, quem sabe, seja só na sede do poder executivo que seja meio ‘desacelerado’. Afinal, os vereadores estão correndo atrás.

FATALIDADE OU OMISSÃO?

Uma situação muito triste aconteceu em Macaé, um funcionário da SIT Transportes morreu após ser prensado por um ônibus no pátio da garagem da empresa, na tarde desta terça-feira (2), no bairro Imburo. A vítima foi identificada como Ailton Santana Paixão, de 59 anos. Notícias sobre a fatalidade se espalharam pelas redes sociais sensibilizando a população, mas ao mesmo tempo levantando inúmeros questionamentos sobre a possível responsabilidade da concessionária de transporte público já que muitos dizem que o ônibus teria perdido o freio no momento do acidente. Diversos comentários mencionam a falta de manutenção dos veículos e o “serviço péssimo” que seria oferecido. Por meio de nota, a SIT Transportes informou que está prestando todo o amparo e assistência necessária para a família da vítima. O prefeito Welberth Rezende (CID) também está recebendo críticas por, até as 20h, desta quarta-feira (3), não ter se pronunciado sobre o acontecido. Afinal, a SIT é uma concessionária que administra o transporte público municipal.

USO DE MÁSCARA FLEXIBILIZADO

A Prefeitura de Saquarema flexibilizou o uso de máscaras em locais abertos no novo decreto do município, publicado na sexta-feira (29), e que entrou em vigor nesta quarta (3). Segundo o documento, a utilização de máscaras faciais em locais abertos deixa de ser obrigatória, passando a ser recomendável em Saquarema. Entre os espaços públicos ou privados onde o equipamento será facultativo estão as vias públicas, praças, passeios públicos, calçadões, praias e orlas.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content