InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (28)

Alexandre Martins tem partidos à disposição; Polêmica do Galpão de Sal e a brotheragem pedetista no executivo cabo-friense; Iguaba e a recuperação da laguna; Marcelo Magno reúne meio ambiente para estudo; Chiquinho da Educação e os caciques do PT; Fábio do Pastel vistoria Porto do Carro... E muito mais!

BARRETO EM BÚZIOS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), esteve com Aquiles Barreto (PSD), secretário especial de Integração Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, e o procurador-geral de Búzios, Thiago Ferreira, na noite desta terça-feira (27). O encontro se deu porque Aquiles esteve em Búzios e aproveitou para bater um papo com o procurador, que é amigo pessoal dele. A informação que a gente tem é que Aquiles ficou de agendar um almoço do Alexandre com Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio, mas já colocou o PSD à disposição do prefeito buziano, inclusive, para tratativas da formação de uma executiva municipal. Olhando rapidamente, a gente já pode concluir que Alexandre vai “muito bem, obrigado” com o Republicanos, melhor ainda com o PL, de Altineu Côrtes e do vice-prefeito, Miguel Pereira, e, agora, também com o PSD, de Paes. Esse está bem, hein? Ligamos para Alexandre para saber ao certo quantos partidos estão na base dele e respondeu assim: “Para de fazer conta! Mania de ficar contando partido. Deixa eu trabalhar”, comentou aos risos. Por fim, não conseguimos desvendar esse mistério. Mas pelo jeito “come quieto” de falar, tudo indica que só o PDT não está com com prefeito.

TRABALHO E VISIBILIDADE

Continuando em Búzios, esta quarta-feira (28) foi de muita cultura, bate-papo e, principalmente, reflexão acerca da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, cujo dia é comemorado todo 25 de julho. O evento, na sede da secretaria da Mulher e do Idoso, contou com a participação das Associações de Mulheres do balneário. Outros temas foram abordados durante o encontro, como palestras sobre empreendedorismo feminino, empoderamento da mulher negra e demonstração da técnica de tranças nagô. “Há inúmeras violações que envolvem as mulheres negras do nosso país, sobretudo quando falamos de suas raízes e história, que foi marcada pela exploração de mão de obra escrava. A proposta do evento foi dar visibilidade para que elas possam mostrar o trabalho que realizam no município”, comentou a secretária Daniele Guimarães Martins. O prefeito Alexandre Martins (REP), que já tinha garantido que iria participar, ficou impossibilitado de comparecer por causa da agenda, como sempre lotada.

DEMOLIRAM OU NÃO?

Em Cabo Frio, um dos assuntos mais comentados (se não o mais comentado) desta quarta-feira (28), foi a denúncia de que haviam demolido o que restava do Galpão de Sal, patrimônio histórico da cidade, que fica ali na Avenida Almirante Barroso, na Passagem. A saber, no ano passado, uma parte da estrutura do imóvel que já estava comprometida desabou e os escombros ficaram por lá. Até que duas semanas atrás, o prefeito José Bonifácio (PDT) autorizou que fossem retirados esses escombros e a Prefeitura disse que foi isso que ocorreu. Mas a turma não se convenceu disso não. Historiadores e gente ligada à Cultura disseram que demoliram, sim, o que restou, ‘na calada’ e que agora a especulação imobiliária vai pipocar naquela região, considerada uma das áreas mais nobres e valorizadas de Cabo Frio.

MPF DENUNCIA

Continuando em Cabo Frio, o incansável procurador da República Leandro Mitidieri (MPF) deu dois despachos na madrugada desta quarta-feira (28), que certamente vão mexer na questão fundiária e de uso e ocupação de solo na cidade. O primeiro documento a que a coluna teve acesso, fala sobre possível construção irregular de decks às margens do Canal do Itajuru, na Passagem (imagem). No segundo, o procurador requisita à Polícia Federal que instaure inquérito policial para apurar possível prática de crimes de desmatamento e queimadas em terreno da Comunidade Quilombola no bairro Maria Joaquina, com possíveis impactos diretos sobre espécime da flora ameaçada de extinção. Inclusive essa questão de Maria Joaquina, segundo o procurador cita no despacho “verifica-se que se trata de assunto possivelmente conexo” a investigação que apura irregularidades no processo do INCRA de identificação, delimitação e regularização do território quilombola.

MAIS UM DE BÚZIOS

Descobrimos que tem mais gente de Búzios que conseguiu um bom emprego na prefeitura de Cabo Frio. Carlinhos Gonçalves, que já foi secretário de Governo e de Finanças, na gestão do ex-prefeito Mirinho Braga (PDT), também veio junto com o ex-chefe para compor os quadros administrativos do município cabofriense. Carlinhos atua no Balcão de Empregos, que por sinal, não se sabe se tem se prestado ao que se propõe, ou seja, buscar espaço para os desempregados da cidade no mercado de trabalho, diante da realidade atual. Pelo menos um emprego ele já conseguiu, e com bom salário, que foi o dele mesmo. Aliás, quem conseguiu mesmo foi o prefeito José Bonifácio com a benção do padrinho Mirinho, que além dele, indicou outro ex-secretário também para um cargo de confiança na prefeitura. Enquanto isso, os cabo-frienses esperam na fila do tal “balcão de empregos”. PDT se consolida como o partido que não desampara “os brothers”.

BROTHERAGEM EXACERBADA

Mas por outro lado, esse apoio ao grupo PDT, no estilo “a nós tudo e a vosso reino nada” tem desagradado cada dia mais. Nos corredores da prefeitura se comenta que tem alguns nomes que estão cansados dessa “ciranda de poucos”. Um certo secretário anda exausto e sonhando em receber um convite do tipo que Aquiles Barreto recebeu, ou seja, uma oportunidade para sair fora do governo de Bonifácio com dignidade. Isso sem falar de outros que reclamam bastante do isolamento e da falta de espaço para serem ouvidos e chegam a falar em pedir demissão por insatisfação. Essa “brotheragem” de uns poucos está sendo vista como exagerada e todo mundo está comentando. Não só em Cabo Frio, mas em toda Região dos Lagos, e até na capital.

RECUPERAÇÃO DA LAGUNA VAI CUSTAR R$ 35 MILHÕES

De Iguaba Grande, notícia pra lá de animadora. O secretário de Planejamento, Eron Bezerra e o responsável pela Agência de Desenvolvimento, Marcello Costa, receberam, na tarde desta quarta-feira (28), o superintendente do Inea, Luciano Galdino, a pedido do titular da secretaria estadual do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Thiago Pampolha, para informar que já estão em tratativas para licitação da dragagem da Lagoa de Araruama, que passará por grande operação de recuperação ambiental. Por telefone, Galdino contou que a ação envolve dragagem, “operação limpa-rio” (Iguaba e São Pedro), além de engorda das praias e um workshop envolvendo todos os municípios banhados pela laguna. Ainda de acordo com o superintendente do Inea, a expectativa é que em duas ou três semanas essa licitação seja concluída. Galdino informou ainda que a SEAS vai fazer a engorda (alargamento da faixa de areia) em 28 pontos da lagoa, que aliás é um pedido antigo dos municípios. Em Iguaba, por exemplo, essa engorda será na Praia do Centro; em São Pedro da Aldeia essa ação vai acontecer em 13 pontos; em Cabo Frio, seis ou sete pontos e outros dois em Saquarema. Para essa operação de recuperação ambiental da lagoa serão investidos R$ 35 milhões. Eron saiu super satisfeito desse encontro e pronto para encarar o próximo, nesta quinta-feira (29), quando parte para Cachoeiro do Itapemirim (ES), sede da central do Sicoob, levar um projeto para instalação de uma unidade na cidade.

TURISMO EM RODAS DE CONVERSA

Continuando em Iguaba Grande, em agosto, a secretaria de Turismo, Esporte e Lazer vai realizar rodas de conversa sobre o turismo, com temas relacionados à legislação, atrativos e potencialidades dos contextos turísticos e marketing. As rodas serão abertas ao público, de forma presencial, na sede da secretaria (Avenida das Acácias, 425 – Ubás). A programação acontece nos dias 4 (Thiago Mororó/UVA), 11 (Raimundo Nonato Alves/Faetec) e 18 de agosto (Andréia Gorito/MBA em Marketing).

IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO POR BUGRES E QUADRICICLOS

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), se reuniu nesta quarta-feira (28), com técnicos ambientais, turismólogos, engenheiros ambientais e especialistas de trânsito, para discutir a regularização da atividade de bugres e quadriciclos no município. Segundo o presidente da Fundação de Meio Ambiente, Maycon Victorino, um estudo de capacidade de carga está sendo realizado para avaliar os impactos e degradações causados em áreas ambientais da cidade devido à atividade. O objetivo é alinhar as necessidades do setor que fomenta a economia local, em conjunto com a preservação ambiental, de forma sustentável. Planejamento que fala, né?

SOMANDO ESFORÇOS

Ainda sobre Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) puxou seu assessor especial, Ronnie Plácido para reforçar a Comunicação da Prefeitura. Ainda não é oficial, mas a mudança já foi confirmada por outros assessores de MM. Magno foi inteligente, afinal, Ronnie é um cara que tem boa relação com a imprensa e é super ligado nas redes sociais. Certamente a primeira providência vai ser atualizar o Instagram do prefeito, cuja última postagem foi no dia 31 de dezembro de 2020.

CHIQUINHO DO LULA

O primeiro-cavalheiro de Araruama, Chiquinho da Educação, segue, firme e forte, na articulação com o PT. Para esta sexta-feira (30), o ex-prefeito araruamense tem marcado um encontro na cidade mesmo com três medalhões dos trabalhadores: Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT, Joãozinho Mauricio, presidente estadual da sigla, e Fabiano Horta (PT), prefeito de Maricá. Com os pés quase dentro do Patriota, Chiquinho esteve nesta semana com o presidente estadual do PP, Dr. Luizinho, e ainda está de ir para o Rio se reunir com Eduardo Paes (PSD). Apesar desses acenos mais à centro-direita, é por Lula que os olhos do ex-prefeito brilham. Bolsonarista absolutamente arrependido, já tem quem chame Francisco Ribeiro de Chiquinho do Lula.

SINE QUASE AÍ

O Sistema Nacional do Emprego (SINE) e a Casa do Trabalhador estão quase chegando em Araruama. O vereador Elói Ramalho (PSD), que tem se articulado para viabilizar os projetos, foi até o Rio de Janeiro nesta terça-feira (27), se encontrar com o secretário Estadual de Trabalho e Renda, Léo Vieira. Segundo Ramalho, já está tudo certo e aprovado perante o Estado. Falta só a prefeita araruamense, Lívia Bello (PP), assinar o termo de cooperação, que já foi enviado pelo parlamentar para o gabinete dela há alguns dias. O vereador comentou com o Portal RC24h que já recebeu, nesta quarta (28), uma atualização de que a prefeita vai assinar o termo. Sem dúvidas, uma mão na roda do araruamense.

VISTORIA EM PORTO DO CARRO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), visitou o posto de saúde do bairro Porto do Carro nesta quarta-feira (28). O chefe do Executivo destacou o serviço prestado por toda a equipe e aproveitou a ida ao bairro para acompanhar as intervenções da secretaria de Serviços Públicos na localidade. A visita de rotina verificou o andamento das ações de patrolamento, entre outras. O prefeito foi acompanhado pelo vereador Professor Jean Pierre (PODE) e ouviu as demandas dos moradores.

RECESSO POLÊMICO

Às vésperas do retorno das atividades escolares, o secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Elias Valadão, tirou um recesso junto com alguns membros da secretaria. Na internet, o fato gerou burburinho sobre uma possível ‘panelinha’ entre os beneficiários do recesso, que seriam “do grupo de Elias” e levantou a questão de por que não foi dado o recesso para todos, então? O Portal RC24h procurou a Prefeitura para se posicionar nesta quarta-feira (28). Em nota, o município disse que, com o recesso escolar e as unidades municipais fechadas, “a demanda de trabalho e atendimento se tornam menores do que o habitual”. “A secretaria de Educação, anualmente, trabalha com escalonamento nesse período, o que não afeta as demandas internas e externas da pasta. Na ausência do secretário professor Elias Valadão, que estava em viagem particular, com autorização do Gabinete do Prefeito, quem assumiu a secretaria foi a subsecretária Kátia Santana Morena, dando todo o suporte necessário e mantendo o atendimento normalmente”, diz a nota, que informou ainda que o secretário de já se encontra em serviço de novo. Então tá, né? Mas o desgaste político ficou evidente.

FOMENTOU MIL VEZES

O programa Fomenta Maricá, promovido pela Prefeitura para abrir linhas de crédito para pequenas empresas e MEIs do município chegou a mil contratos assinados nesta terça-feira (27), durante uma cerimônia. A solenidade contou com a presença do prefeito, Fabiano Horta (PT), do secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, Igor Sardinha, e outras autoridades municipais. A iniciativa da Prefeitura beneficia CNPJs que foram prejudicados pela Pandemia. Na cerimônia, foram 10 empresários e MEIs que assinaram contrato com o município. O Fomenta faz parte de um pacote de medidas emergenciais da Prefeitura, junto com o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) e do Programa de Amparo ao Emprego (PAE), que foram, segundo Fabiano, “um grande impulsionador da economia local”. Parabéns à Prefeitura de Maricá e fica o exemplo para as cidades da região.

DEU A MÃO A ‘PALMADÓRIA’

O gov, digo, prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), “arregou” da disputa com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), na corrida da vacina. Após o tucano de calça apertada anunciar que iria concluir a vacinação da população adulta paulista no dia 16 de agosto, Paes brincou: “pow, você tem fabricação própria, né? Eu dependo do… Você sabe”. Na sequência, Dudu disse que ia arregar e manter a atual previsão, de concluir a campanha de imunização em adultos no dia 18 na capital fluminense. “Você merece vencer essa. Sem você, não teríamos Coronavac e a pressão por vacinas. O pai da vacina leva essa”, concluiu Paes, com um emoji de medalha e uma bandeira branca. Nesses tempos de polarização extrema, a “competição” de quem vacina mais entre esses dois foi das mais saudáveis e benéficas, né não? Que venham mais disputas assim.

DIA DO AGRICULTOR OU DO JAGUNÇO?

A postagem da secretaria de Comunicação da Presidência da República sobre o Dia do Agricultor nesta quarta-feira (28) não pegou mal, pegou péssimo. Acontece que, em vez de mostrar um agricultor, a Secom selecionou a imagem de um homem armado, que mais parece um jagunço do que qualquer outra coisa. A internet desceu o sarrafo e a publicação foi apagada das redes sociais. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) afirmou que “repudia totalmente essa postagem feita nas redes oficiais do governo e, enquanto representante dos agricultores e agricultoras familiares, expressa a sua indignação”. O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) também se posicionou e disse que a manifestação “é uma demonstração indigna de quem tomou o lado do escravagista, do jagunço, do capitão do mato, do grileiro e do desmatador, que ignora a realidade de um país que ainda não se reconciliou com seu passado, marcado pela destinação da terra a endinheirados, marginalizando a população”. Que tempo é esse?

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content