BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (26)

Saiba o que Alexandre Martins foi fazer na Base Aérea; Zé Bonifácio encara a 14ª substituição no primeiro escalão; Vantoil Martins na capital para parceria; Testagem em massa no comércio aldeense; Marcelo Magno e a entrega de uniformes; Menina dos olhos de Lívia contraria parcela da população... E muito mais!

1401

ALEXANDRE EM SÃO PEDRO

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (26) começa por Armação dos Búzios. O prefeito Alexandre Martins (REP), esteve na Base Área Naval de São Pedro da Aldeia, junto com a secretária de Educação, Carla Natália e a Gerente de Programas e Projetos Educacionais, Débora Castells, a convite do Capitão de Mar e Guerra, José Fabio. Alexandre anunciou que foi oficializada a ampliação do número de vagas do Programa Forças no Esporte para os estudantes de Búzios. Neste ano, a península irá dispor de 80 vagas no projeto. Durante a visita, o prefeito buziano e a secretária conheceram as instalações onde os jovens desenvolvem as aulas práticas. “Posso dizer que é incrível. É disso que Búzios precisa! Nossas crianças merecem essa oportunidade”, escreveu Martins nas redes sociais.

____________

RESTAURAÇÃO À VISTA

Continuando em Búzios, o secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano, esteve reunido nesta terça (25) com o pároco de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, padre Cosme Navarro, para tratar de vários assuntos ligados ao Patrimônio Histórico do município, entre eles o projeto de restauração do prédio mais antigo da cidade: a Capela de Sant’Anna. De acordo com o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano, o prédio é datado de 1740. “O prédio encontra-se com alguns problemas estruturais, necessitando de uma restauração urgente com pessoas técnicas sobre o assunto. Não é uma obra simples de reforma, é uma restauração do prédio mais antigo da cidade, com 282 anos”, esclareceu. Além da restauração da capela, também foi conversado sobre o tombamento dos prédios históricos da cidade e os resgates das manifestações culturais do município. Participaram da reunião além do secretário e do pároco, uma representante da comunidade de Sant’Anna, Dona Gecilda e a funcionária do departamento de pesquisa da secretaria, Patrícia.

PEDIU DEMISSÃO

O governo do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), tem mais uma baixa para conta. Desta vez, no Meio Ambiente. O atual secretário, Juarez Lopes, confirmou que pediu demissão na noite desta terça-feira (25). Segundo o prefeito, Juarez já vinha conversando, há algum tempo, sobre o desejo de se desligar do governo. Lopes afirmou que os motivos do desligamento são pessoais. Bonifácio afirmou à coluna que ainda não tem um nome para substituir o atual secretário e pediu que ele continue no cargo até, pelo menos, na próxima segunda-feira (31), quando deve escolher o novo titular da pasta. Essa é a segunda mudança no governo de Zé em 2022, ano que começou com a entrada de Paulo Baía na secretaria de Administração. Com a nova baixa, Zé já caminha para, pelo menos, 14 substituições no primeiro escalão do governo. Média maior que uma por mês. Apesar da Administração (secretaria citada acima) já ter passado por três titulares, a campeã de trocas é a chefia de Gabinete, que está no 4º ocupante. Secretarias como Saúde, Educação, Governo e Turismo, além da autarquia Comsercaf, foram outras que passaram por mudanças no comando.

VALE TRANSPORTE SUSPENSO

Era para ser um momento de comemoração, de vitória da educação na Região dos Lagos, mas a inauguração da Faetec em Tamoios, distrito de Cabo Frio, contrasta com um grave problema de acesso a unidade: a suspensão do vale transporte para os estudantes. Desde o fim do ano passado, estudantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e Instituto Federal Fluminense (IFF) de Cabo Frio contestam o desrespeito à Lei que garante a gratuidade no transporte coletivo. Após a entrega da unidade tamoiense da Faetec com participação do governador, Cláudio Castro (PL), no sábado (22), responsáveis por alunos procuraram o Portal RC24h para falar sobre a manutenção do problema. Em nota, o Grupo Salineira, responsável pela concessão do transporte público na Região dos Lagos, informou que, “desde o ano de 2017, o Governo do Estado do Rio de Janeiro não tem realizado os repasses que custeiam as gratuidades“. Um dos pais que procurou o Portal RC24h para falar sobre a situação contou que procurou o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho. A ele, o deputado estadual licenciado teria dito que a situação não procedia. O Portal tentou contato com o Governo do Estado para um posicionamento oficial, mas não tivemos resposta. Uma pena.

CONFERÊNCIA COM MOLON

O deputado federal e pré-candidato ao Senado Alessandro Molon (PSB) estará em Cabo Frio nesta sexta-feira (28), conforme já havia sido antecipado pela coluna. O deputado vai realizar uma sessão com imprensa a partir das 15h30 na Associação Atlética Cabofriense. Na sequência, às 18h, no mesmo local, ele participa da Conferência “O Rio de Janeiro e o Brasil diante dos desafios de 2022”. O encontro deve contar com lideranças partidárias da região.

PARCERIA PARA IGUABA

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) foi ao Rio nesta quarta-feira (26), onde conversou com o deputado licenciado Léo Vieira, atual secretário estadual do Direito do Consumidor, sobre uma parceria com o Procon de Iguaba. Mas não foi só isso. Como se sabe, Vantoil sempre está na cola do governo quando se trata de promessa de projetos apresentados pelo município com anuência do Estado. Se não é ele quem vai pessoalmente, vai secretário ou vereador. Nessa ida à capital, Vantoil disse que conversou com Léo Vieira também sobre ele ajudar “buscando celeridade nos convênios firmados entre a Prefeitura e o governo do Estado, considerando que a gente tem encontrado muitos obstáculos no que diz respeito à burocracia do poder público”, disse. Isso tem andado muito lentmente o tramitar dos processos de convênio entre o estado e as prefeituras, e Iguaba está há bastante tempo aguardando sair do papel alguns desses convênios. E ele se colocou à nossa disposição para ajudar a acelerar isso”, completou.

ERON NO INEA

Para acompanhar o andamento dos projetos de macrodrenagem dos rios de Iguaba Grande, o secretário de Planejamento e Gestão de Projetos, Eron Bezerra e o Engenheiro da secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Alexandre Freitag, estiveram na secretaria estadual do Ambiente com o diretor de Recuperação Ambiental do Inea, Daniel Moraes, nesta terça-feira (25). Na reunião, ficou autorizada a licitação para início das obras. A previsão é que o processo dure o prazo de até dois meses. “Isso vai melhorar consideravelmente o problema com as chuvas e possibilitar a pavimentação de vias próximas de onde passa os rios que cortam a cidade”, afirmou Eron.

TESTAGEM EM MASSA NO COMÉRCIO

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu início, na manhã desta quarta-feira (26), ao projeto de ampliação da testagem de Covid-19 a funcionários do comércio local. Uma equipe da Vigilância em Saúde, responsável pelo setor de Saúde do Trabalhador, foi especialmente preparada para realizar os exames e assegurar a confiança sanitária de quem fizer o procedimento. O projeto é realizado em parceria com a Associação Comercial, Turística, Industrial, e Agrícola de São Pedro da Aldeia, que disponibilizou o espaço e está fazendo a convocação de forma escalonada aos diversos pontos comerciais do município. Os trabalhadores que recebem o diagnóstico de contaminação pelo coronavírus são afastados, recebendo atestado médico e receita com o tratamento adequado contra a doença. A ideia é boa na escalada assustadora de casos da doença que vemos Brasil afora. Fica o exemplo.

EM BUSCA DE NOVAS CONQUISTAS

Continuando em São Pedro da Aldeia, o vereador Isaías do Escolar (PROS) anunciou em seu perfil que é pré-candidato a deputado federal. Imediatamente fizemos contato para saber que história é essa. Por telefone, ele contou que a ideia não é nova, e que o convite surgiu em algumas reuniões com a executiva do partido e alguns deputados, que acham interessante lançar o nome dele PROS. “Todo político sonha em crescer, comigo não foi diferente. Não quero acomodar, mas em busca de novas conquistas, acho que todos pensam em crescer politicamente”, disse ele. À coluna, contou ainda que sua bandeira vai incluir Saúde e Educação, além da causa pesqueira, causa animal, e a busca por recursos para a despoluição da laguna de Araruama. “Outra coisa muito importante é distribuir melhor as emendas parlamentares, já que pelo menos uma vez por ano os políticos saem para buscar esses recursos em Brasília e acabam trazendo pouco, algumas migalhas. Porque a gente sabe que os deputados, depois que são eleitos, acabam esquecendo não só nosso município como toda região, já que temos pouca representatividade. Essa é a Agora é trabalhar e, quem sabe, poder realizar”, finalizou.

ENTREGA DOS UNIFORMES

Os uniformes dos alunos da rede pública municipal de Arraial do Cabo já estão prontos para a distribuição, que será feita em breve. O material é separado por segmento, desde a creche até o ensino fundamental e cada estudante receberá um kit contendo peças para uso no verão e no inverno, além de roupa para educação física. Mochilas e material didático também serão entregues para estudantes e professores. Cerca de 7 mil uniformes foram comprados pela Prefeitura. Nas redes sociais, o prefeito, Marcelo Magno (PL), comemorou e afirmou que é “a primeira vez na história de Arraial do Cabo que as crianças recebem gratuitamente kits de uniformes completos”. Na visão de Marcelo, o uso dos uniformes significa segurança para as crianças, que são reconhecidas e identificadas como nossos alunos da rede municipal. “Isso também reflete em economia para os pais, pois não precisam investir dinheiro em uniformes e material, que são de ótima qualidade e também geram um grande orgulho aos nossos alunos e à toda nossa equipe da Educação”, escreveu o prefeito nesta quarta-feira (26).

‘MENINA DOS OLHOS’ DEIXA ALGUNS DESCONTENTES

Em Araruama, apesar da Escola Bilíngue cívico-militar – a ser inaugurada dia 5 de fevereiro, véspera do aniversário da cidade – ser a ‘menina dos olhos’ de Lívia Bello (PP), existe um descontentamento por parte de algumas pessoas, até porque o prédio na área – conhecido como prédio da Politécnica, que foi fechada pela prefeita e construída essa escola bilíngue. Tem muita gente que não concorda, acham que não foi uma boa jogada, até porque a instituição era a única com ensino médio profissionalizante, com cerca 14 cursos, entre eles enfermagem, guia de turismo, informática, edificações. E mais, muitos desses descontentes afirmam que seria mais barato a Prefeitura ter colocado o ensino bilíngue em toda rede ao invés de fazer essa transformação e fechar a politécnica. E mais, o fato da instituição ter orientação militar é olhado com bastante desconfiança pelos professores.

DÁ COM UMA MÃO E TIRA COM A OUTRA

Ainda de Araruama e a propósito dessa contraditória (aos olhos de parte da população) transição em fechar uma escola para abrir outra, andam dizendo que o governo de Lívia é que nem peleja, aquele cobertor curto que se você cobrir a cabeça, os pés ficam de fora e vice-versa. Que a cidade é um canteiro de obras, é flagrante, mas de que adianta, por exemplo, asfaltar e não dá saneamento básico? Ou construir escolas e não pagar Fundeb para incentivar professor? O argumento é que a conta da Politécnica não fechava, alto custo, e o município não tem obrigação de oferecer ensino médio ou técnico. Pode ser mas, querendo ou não, uma parte da população estudantil ficou órfã, que são esses jovens que buscavam cursos profissionalizantes, fechados a partir de 2019, e que foi objeto de uma série de protestos à época.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui