Governo inaugura Faetec em Tamoios, mas estudantes continuam sem vale transporte

Estudantes e responsáveis contestam ausência do benefício para estudantes da Fundação e do IFF; Grupo Salineira responsabiliza Governo do Estado por falta de repasses

367
Unidade da Faetec recém-inaugurada em Tamoios, distrito de Cabo Frio | Imagens: Secti/Divulgação

Era para ser um momento de comemoração, de vitória da educação na Região dos Lagos, mas a inauguração da Faetec em Tamoios, distrito de Cabo Frio, contrasta com um grave problema de acesso a unidade: a suspensão do vale transporte para os estudantes.

Desde o fim do ano passado, estudantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e Instituto Federal Fluminense (IFF) de Cabo Frio contestam o desrespeito à Lei que garante a gratuidade no transporte coletivo.

Após a entrega da unidade tamoiense da Faetec com participação do governador, Cláudio Castro (PL), no sábado (22), responsáveis por alunos procuraram o Portal RC24h para falar sobre a manutenção do problema.

Em nota, o Grupo Salineira, responsável pela concessão do transporte público na Região dos Lagos, informou que, “desde o ano de 2017, o Governo do Estado do Rio de Janeiro não tem realizado os repasses que custeiam as gratuidades“.

A falta dos repasses “compromete ainda mais a saúde financeira das concessionárias que operam o transporte coletivo de passageiros“.

A empresa alega que, “desde então, apesar de não haver o pagamento e dos inúmeros prejuízos acumulados, a Salineira tem transportado todos os estudantes de forma gratuita, creditando ao Governo do Estado, a certeza de que os repasses seriam efetuados“.

Porém, “lamentavelmente, não houve até a presente data, o pagamento dos débitos acumulados através dos anos, o que inviabiliza garantir o transporte gratuito dos estudantes no ano de 2022“.

A nota conclui dizendo que “a empresa permanece à disposição dos representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro e dos estudantes“.

Sobrou silêncio

Cláudio Castro e Dr. Serginho durante entrevista na inauguração da Faetec de Tamoios no último sábado (22) | Imagens: Renata Cristiane/Portal RC24h

Um dos pais que procurou o Portal RC24h para falar sobre a situação contou que procurou o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho. A ele, o deputado estadual licenciado teria dito que a situação não procedia.

Assim como na ocasião do protesto feito por estudantes do IFF na sede da Auto Viação Salineira em 3 de dezembro do ano passado, o Portal RC24h procurou o Governo do Estado para um posicionamento.

Contudo, a demanda continua sem resposta.

Estudantes protestam contra suspensão do Vale Transporte na frente da Auto Viação Salineira em Cabo Frio em dezembro de 2021 | Imagens: arquivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui