InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (24)

Vantoil Martins na Rio 2030; No Rio, Zé Bonifácio trata de emendas e maricultura; Alexandre Martins de olho nos ensaios natalinos e o canabidiol para pacientes em Búzios; Episódio do cemitério continua repercutindo mal pra Fábio do Pastel; Cartilha de uso de praia em Arraial repercute; O imbróglio do Fundeb em Araruama; A maior arena de beach soccer do mundo em Maricá; Câmara riostrense instala comissão pra investigar vereador; Freixo na Região dos Lagos... E muito mais!

VANTOIL NA RIO 2030

A coluna desta quarta-feira (24) começa por Iguaba Grande. O prefeito Vantoil Martins (CID) esteve na capital, onde participou do evento de lançamento da Rio 2030, que vai comemorar 30 anos da Eco 92. O governo estadual apresentou um planejamento de ações para atingir as metas em 2030. Entre as metas – ambiciosas – mostradas pelo governador Cláudio Castro (PL), estão a despoluição da Baía de Guanabara, do Rio Guandu e a recuperação da balneabilidade de outros rios e mananciais do Rio de Janeiro. O evento aconteceu na Marina da Glória e foi apresentado pelo próprio governador e o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. Também houve palestras, que contou com cerca de 200 pessoas, entre várias autoridades, como prefeitos, secretários e representações diplomáticas. Vantoil elogiou o encontro e as proposições de Claudio Castro: “O governador está muito otimista com as ações planejadas e dando como certa a recuperação da Baía e Guanabara até 2030”, comentou. Acompanhando o prefeito de Iguaba estavam o secretário de Planejamento Eron Bezerra e o vereador Marciley Lessa (PDT). Da Região dos Lagos, só Vantoil mesmo, bem como o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr Serginho.

SERGINHO NA RIO 2030

Aliás, Dr Serginho, estava em Brasília (imagem abaixo) desde segunda-feira (22) e voltou somente nesta manhã de quarta (24). Pousou no aeroporto e foi direto para o lançamento do Rio 2030. Pelo telefone, reforçou que o evento se tratou de apresentação da carta-compromisso ambiental do Estado até 2030, onde foram apresentados planejamentos para investimento em saneamento, infraestrutura, alteração de legislação para preservação do Meio Ambiente, entre outros. O secretário aproveitou para comentar que “o programa Rio 2030 é o compromisso do governo Castro com desenvolvimento sustentável e também com as gerações futuras”, disse Dr Serginho.

MUDANÇAS NO DEFESO EM ESTUDO

Em Brasília, Dr. Serginho esteve no Ministério da Agricultura, para levar reivindicações dos pescadores da Lagoa de Araruama. O assunto em questão são as mudanças requeridas pela categoria sobre o período e espécies estabelecidas no defeso da laguna. De acordo com o deputado estadual licenciado, através de recursos da Secti e, em parceria com a secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca, pesquisas para embasar essas mudanças serão realizadas. A reunião teve participação da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a deputada Soraya Santos (PL/RJ), a subsecretária da Secti Bianca Santos e o secretário de Aquicultura e Pesca do Governo Federal, Jorge Seif.

16 DIAS DE ATIVISMO

Voltando a Iguaba Grande, por onde começamos a coluna de hoje, nesta quinta-feira (25), a bucólica Praça Edyla Pinheiro vai receber uma ação da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, a partir das 14h, onde serão oferecidos serviços de assistência social, jurídica e psicológica através do atendimento de prevenção à violência contra a mulher. A campanha tem foco na mobilização mundial “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. A ação anual e internacional começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro. “Esse primeiro momento é importante porque informa as mulheres os seus direitos, onde e como acessá-los caso estejam em uma situação de violência. É o momento que ela sabe que existe uma rede na qual ela pode procurar e ter assistência”, disse a secretária da pasta, Cláudia de Souza. Vale ressaltar que a privacidade será garantida para os atendimentos às mulheres que vivenciam ou vivenciaram situações de violência, para acolhimento e orientação.

EMENDAS E MARICULTURA

De Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) está no Rio nesta quarta-feira (24) e, apesar de não ter ido ao lançamento da Rio 2030, teve uma reunião com o deputado licenciado Pedro Paulo, que é secretário municipal de Fazenda e antes de deixar a câmara dos deputados para assumir uma das secretarias de Eduardo Paes (PSD), liberou R$ 500 mil em emendas para a cidade cabo-friense. Além disso, Zé teve outras reuniões na capital, uma delas com o empresário Olympio Faissol, que tem um instituto ligado à maricultura. O prefeito disse que está planejando retomar a atividade no município, que já foi referência no cultivo. Bonifácio disse que retorna a Cabo Frio ainda na noite desta quarta, mas que antes disso iria pegar um finalzinho de sessão na Alerj e depois fazer aquela resenha com deputados.

PASMED DE VOLTA

A Prefeitura de Cabo Frio enfim deu início ao recadastramento de usuários do Programa de Assistência Médica aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Pasmed). O processo foi iniciado nesta quarta-feira (24) e será feito em nove polos de atendimento, até 28 de dezembro, das 9h às 17h. A estimativa é de que o Pasmed reabra no início de 2022, em data ainda a ser definida. Oh gloria!!

AGORA É LEI

Ainda de Cabo Frio, virou lei o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos em situação de rua, sob cuidado de tutores de baixa renda ou voluntários, além de caracterizar a castração como função de saúde pública. Segundo o documento que trata a lei 3.304/2021, da vereadora Carol Midori (DC), o controle deve ser feito por meio de esterilização cirúrgica para o controle de reprodução, vedada a prática de outros procedimentos veterinários. Os tutores que quiserem realizar a castração deverão comprovar renda familiar, dentre outros critérios.

DE OLHO NOS FESTEJOS NATALINOS

Em Armação dos Búzios, como já vimos dizendo aqui na coluna, o balneário terá o Natal mais iluminado da história do município, segundo o prefeito Alexandre Martins (REP), com decoração natalina inédita, no estilo de Gramado (RS). Além disso, outro ponto alto dos festejos de Papai Noel serão as cantatas do coral municipal, que vão acontecer a partir de 10 de dezembro, em pontos diferentes da cidade. Nesta terça (23), Alexandre foi acompanhar de perto os ensaios com a orquestra, na quadra do Inefi. Não quer perder nenhum detalhe para que tudo saia perfeito.

CANABIDIOL EM BÚZIOS

Na coluna Boca Miúda desta terça-feira (23), noticiamos a emenda aprovada pelos vereadores de Búzios no Projeto de Lei sobre o uso da cannabis medicinal no tratamento de doenças. Rolou um burburinho na internet que a emenda, na verdade, servia para destinar os medicamentos apenas para crianças autistas e portadores de epilepsia refratária. O vereador Aurélio Barros (PATRI), que propôs a emenda, afirmou ao Portal RC24h que essas condições são preferenciais, mas que são cerca de 500 os pacientes que devem ser beneficiados com o canabidiol, de todas as outras doenças passiveis de tratamento com a substância. A Prefeitura, inclusive, prevê orçamento de R$ 820 mil no ano que vem para subsidiar o programa. O vereador, que tem um filho no espectro autista, lamentou as acusações de que teria proposto a emenda para benefício próprio. “Sou pai do João Paulo há 18 anos e vereador há apenas um. É claro que eu, na condição de vereador, a primeira coisa que fiz foi dar voz a essas pessoas. No meu mandato, defendi, sim, a causa, mas não estou defendendo a causa de uma única pessoa e, sim, de 0,2% da população”, disse Aurélio. E está mais do que certo, afinal, já tem vereador cuidando de outras pautas na cidade. Já dessa agenda polêmica, é preciso disposição.

CONTINUA PEGANDO MAL

O evento triste – e bizarro – ocorrido no cemitério de São Pedro da Aldeia, na segunda-feira (22), quando o caixão quebrou por não caber na cova, continua repercutindo, e muito mal, em toda Região dos Lagos e até no estado. Inclusive O DIA também publicou matéria sobre o assunto, mostrando o desabafo da filha do falecido Osmar Leal, Milena Pereira, que deu entrevista ao RJTV. Nesta terça (23), o prefeito aldeense se manifestou na rede social, lamentou o que aconteceu e disse que outro cemitério começará a ser construído dentro de dois meses. Esse episódio foi mais um motivo de indignação dos aldeenses, que não pouparam o chefe do executivo, cobrando providências quanto à construção de um novo campo santo. Aliás, existe uma pesquisa no Estado que mostra Fábio pouquíssimo confortável diante de seu eleitorado. Voltando à questão do cemitério superlotado, a prefeitura de São Pedro da Aldeia informou, em nota, que “um processo emergencial está em andamento para a construção de módulos verticais de gavetas em um novo cemitério municipal no bairro Retiro. A administração municipal destaca, ainda, que um cemitério particular conveniado à prefeitura está em fase de construção. O espaço destinará áreas de enterro para uso do município. A prefeitura ressalta que a demanda do cemitério municipal é antiga, agravada pela pandemia. O espaço, que tem mais de 400 anos, não acompanhou o crescimento da cidade nem mesmo recebeu as manutenções e ampliações necessárias pelas gestões anteriores. A atual gestão lamenta mais uma vez o ocorrido e ressalta que está trabalhando para atender à população aldeense com a qualidade e o respeito que merece”.

VISTORIA NA PRAINHA

Nesta quarta-feira (24), teve equipe da Prefeitura de Arraial do Cabo vistoriando a obra emergencial de contenção na Prainha. A coluna apurou que o prefeito, Marcelo Magno (PL), deveria passar por lá, mas só vai estar no local na sexta (26). As obras, a cargo do DER, estão em estágio avançado e a previsão de liberação da pista que dá entrada ao município está mantida para a semana que vem.

CARTILHA DO USO DE PRAIAS

Ainda em Arraial do Cabo, a Prefeitura lançou a cartilha “Critério de Uso das Praias”. O conteúdo foi apresentado ao trade turístico nesta terça-feira (23), no Hotel Mediterranée. O documento foi confeccionado tendo como base uma lei que trata do tema. Participaram os secretários do Ambiente, Jorge Oliveira, de Turismo, Marco Simas, e o de Segurança Pública, Leandro Alex, além do presidente da Associação Comercial, André Hirata. Na Cartilha, são, pelo menos, 50 itens com regras que envolvem o Poder Público, Trade Turístico, turistas e a população. As novas regras já estão vigorando. Gerou certa controvérsia a ausência da Prainha no documento, mas a coluna apurou que ela será incluída na sequência.

IMBRÓGLIO DO FUNDEB

Em Araruama, continua dando pano para manga a decisão da Prefeitura de, até agora, não ter se posicionado sobre dar um auxilio tecnológico aos profissionais da educação com recursos do Fundeb. Nesta terça-feira (23), na sessão da Câmara, a categoria voltou a fazer reivindicações, assim como na semana passada. O objetivo deles é “buscar transparência nas contas municipais, informações sobre as sobras do Fundeb e onde foram aplicados esses recursos, auxílio tecnológico”. O grupo também pede aumento e equiparação do piso que afirmam não receber há alguns anos. Uma das participantes do movimento disse à coluna que a resposta recebida por eles é que não tem sobra de Fundeb, contudo eles afirmam que houve superávit de verba e a Prefeitura não aplicou os 25% que lhe cabem, sustentando que “não há transparência quanto a essas contas”. Nesta quinta (25), o grupo estará na Câmara mais uma vez. O Portal RC24h questionou a Prefeitura sobre as reivindicações, mas não obteve resposta. Também na quinta, a prefeita, Lívia Bello (PP), fará uma live a partir das 19h em que deve abordar o assunto.

MARICÁ DOS ESPORTES

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) recebeu nesta terça-feira (23), representantes da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para tratar do projeto de construção da maior arena de beach soccer do mundo, com centro de treinamento da seleção brasileira em espaço na Barra de Maricá. O objetivo é fomentar a modalidade na cidade e atrair competições municipais, nacionais e internacionais. Participaram da reunião o secretário de Esportes de Maricá, Filipe Bittencourt, o gerente de beach soccer da CBF, Eurico Pacífico, o consultor da Confederação de Beach Soccer do Brasil, Maurício Carlos, e o ex-jogador da modalidade Júnior Negão. O grupo visitou o local da obra, que fica entre as ruas Dois e Três, entre o calçadão e a margem da lagoa da Barra de Maricá. “Nossa ideia é que esse espaço se torne referência da modalidade para todo o país. Com isso, estamos afirmando a natureza de Maricá para os esportes litorâneos. Muito em breve vamos tirar esse projeto do papel”, garantiu Horta.

CÂMARA DE RIO DAS OSTRAS INVESTIGA

E por 10 votos contra 2, sendo uma abstenção, a Câmara Municipal de Rio das Ostras decidiu instalar, durante a sessão desta terça-feira (23), uma Comissão Processante (CP) e deixar o vereador Vanderlan Moraes da Hora (PV), e ex-presidente da Casa, na berlinda. A CPI vai apurar a conduta do parlamentar por conta de uma acusação de corrupção ativa, porque, segundo testemunhas um fiscal da Saúde de Rio das Ostras gravou Vanderlan oferecendo propina para que agilizasse a aprovação de serviços de exames que ainda não haviam sido realizados em troca de uma comissão pelos serviços. O áudio chegou a vazar nas redes sociais e desencadeou uma investigação pelo Departamento de repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO). O requerimento, encabeçado por Joelson Honorato, ex-vereador que alegou demora nas investigações, tem a partir de agora 90 dias para ser concluído.

PRA BAIXO DO TAPETE

Em Macaé muita coisa acontece como fogo em palha, ganha uma proporção maior, mas acaba rápido. E é exatamente isso que acontece com a questão envolvendo a concorrência pública para uma empresa de publicidade realizada pela Câmara de Vereadores de Macaé finalizado em 3 de agosto. A agência Publiká 7, segunda colocada na disputa, como não teve seu recurso aceito pela Comissão de Licitação do órgão, foi à Justiça e conseguiu com o juiz Sandro de Araújo Lontra, da 3ª Vara Cível de Macaé, a suspensão da licitação. Na época, uma pergunta rondou Macaé e o mercado publicitário como a empresa Eurofort Comunicação, anunciada como vencedora pela Comissão de Licitação da administração municipal foi desclassificada na Câmara, ficando bem distante, por exemplo, da agência Públiká 7? Afinal, como uma agência que serve para um contrato de R$ 6 milhões não tem capacidade para um bem menor, com valor global de R$ 1,8 milhão? A pergunta foi feita pela Coluna, ficou no ar, mas caiu no esquecimento. Atualmente, nada se fala sobre isso em Macaé, nem dentro da Câmara. Mas isso não é surpreendente para quem conhece a cidade. Tudo piora pelo fato que a licitação está suspensa e judicializada. Ou seja, sem previsão de novidades. Choca um total de 0 pessoas.

FREIXO NA ÁREA

O deputado Federal e pré-candidato ao governo do Estado pelo PSB, Marcelo Feixo vai cumprir agenda extensa na Região dos Lagos nesta quinta (25) e sexta-feira (26). Começaria por Iguaba Grande, na quinta, onde se reuniria com lideranças partidárias e representantes de movimentos sociais na parte da tarde. Mas esse encontro teve que ser cancelado por causa da votação do Auxilio Brasil. Marcelo informou na manhã dessa quinta (25), por volta das 8h, que teria que ficar até mais tarde em Brasília. Mas o compromisso em Araruama está mantido, onde ele vai participar de uma plenária na Casa Abel, na Praia do Hospício à noite. Já a sexta, vai ser bem corrida. Entre os compromissos de Freixo estão visita à comunidade do Manoel Corrêa, encontro com vereadores, entrevista exclusiva com RC24h, reunião com representantes do trade turístico, depois plenária com lideranças do PSB cabo-friense entre outros partidos do campo progressista. É muito encontro e diálogo em apenas um dia e meio. Isso revela que Marcelo Freixo também está de olho no eleitorado da Costa do Sol. Importante destacar que Marcelo teve cerca de 3 mil votos somente em Cabo Frio para deputado. A expectativa do grupo político dele é aglutinar e multiplicar.

MORO É O NOVO ESCOLHIDO?

Desde que foi anunciado, com toda pompa e circunstância, como pré-candidato à presidência, o ex-juiz Sérgio Moro (Pode) aparece em tudo que é canto. É só entrar no Facebook, no Instagram ou ligar a televisão que você vê o nome do ex-Ministro do Governo Bolsonaro pipocar. Será que Moro é o escolhido do “baronato da grande mídia” para o pleito em 2022? A turma já fica de olho, porque fica a dúvida se Moro vai dividir votos com o atual presidente. Se acontecer, as chances de Bolsonaro não ir ao segundo turno começam a aparecer, hein?… A conferir.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content