InícioDestaqueCâmara de Rio das Ostras abre comissão que pode cassar vereador por...

Câmara de Rio das Ostras abre comissão que pode cassar vereador por corrupção ativa

A CP vai apurar a conduta do parlamentar Vanderlan Moraes da Hora (PV), que é acusado de corrupção ativa

Por 10 votos a 2 – com uma abstenção, a Câmara Municipal de Rio das Ostras decidiu instalar, durante a sessão desta terça-feira (23), uma Comissão Processante (CP) para avaliar um Requerimento feito por um morador contra o vereador Vanderlan Moraes da Hora (PV).

A CP vai apurar a conduta do parlamentar que é acusado de corrupção ativa. Segundo denúncias, um fiscal da Saúde de Rio das Ostras gravou Vanderlan oferecendo propina para que agilizasse a aprovação de serviços de exames que ainda não haviam sido realizados em troca de uma comissão pelos serviços. O áudio chegou a vazar nas redes sociais e desencadeou uma investigação pelo Departamento de repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO).

Em agosto deste ano, o vereador, que era presidente da Casa, foi destituído do cargo após o escândalo. Maurício Braga Mesquita foi eleito presidente em seguida, depois de novas eleições.

O novo Requerimento solicitando a abertura da Comissão de Inquérito para a cassação do mandato do vereador Vanderlan foi feito por Joelson Honorato, que alegou demora nas investigações. Com a aprovação pela Câmara, a Comissão tem, a partir de então, 90 dias para concluir os trabalhos.

O parlamentar investigado permanece nas funções de vereador até a votação do parecer final da CP, que acontece em sessão aberta ao público diretamente do plenário da Câmara Municipal.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo