São Pedro da Aldeia terá, neste sábado (10), a 15ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, evento que integra a programação da Semana da Diversidade do município. A atividade será realizada na Praça Hemorgenes Freire da Costa, conhecida como Praça das Águas, das 18h à 1h, com programação cultural e artística.
Com o tema “Luta, amor e resistência”, a Parada deste ano pretende destacar a importância da garantia de direitos, do respeito e da dignidade da população LGBTQIA+. A programação reúne música eletrônica, apresentações de drag queens, DJs, cantores e outras atrações.
De acordo com Laysa Jotha, coordenadora da Parada, o tema escolhido busca unir a celebração da diversidade com a discussão sobre os desafios enfrentados pela população LGBTQIA+.
“O tema deste ano fala sobre luta, amor e resistência. Precisamos celebrar o amor, mas também lembrar que ainda enfrentamos uma realidade de muita violência contra a população LGBTQIA+. Por isso, resistir e lutar continuam sendo fundamentais”, destaca Laysa.
Evento ocupa espaço de visibilidade na cidade
A organização destaca que, desde o ano passado, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ passou a ser realizada em uma das praças de maior visibilidade de São Pedro da Aldeia. A mudança levou a programação para um espaço público de circulação de moradores e visitantes e ampliou a presença das atividades relacionadas à diversidade no município. A expectativa é de que o evento reúna diferentes públicos durante a noite de sábado, com uma programação que combina manifestações culturais, apresentações musicais e momentos de celebração.
Além das atrações, a proposta da organização é utilizar o espaço para reforçar a importância da convivência com respeito às diferenças e da ocupação dos espaços públicos pela população LGBTQIA+. A 15ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ é realizada pela ONG Aldeia Diversidade, com apoio da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia e da Subsecretaria Estadual LGBTQIA+ do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Cidadania LGBTQIA+ da Baixada Litorânea.
Semana da Diversidade terá homenagem
Antes da Parada, a Semana da Diversidade de São Pedro da Aldeia teve outra atividade. Foi realizado o Prêmio Guimar Pereira em Respeito à Diversidade, no plenário da Câmara Municipal. A homenagem foi criada para reconhecer pessoas que contribuem para a promoção da diversidade, do respeito e da garantia de direitos. A iniciativa também busca manter viva a memória e o legado de Guimar Pereira, apontado como uma referência na história do município e na luta pela inclusão e pelo respeito à diversidade.
A programação da Semana da Diversidade reúne, dessa forma, atividades de cultura, reconhecimento e celebração. A proposta é ampliar o debate sobre inclusão e respeito e destacar a importância da participação da população nos espaços públicos. A 15ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ acontece neste sábado (10), das 18h à 1h, na Praça Hemorgenes Freire da Costa, a Praça das Águas, em São Pedro da Aldeia.





