InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (23)

Vantoil Martins realiza inaugurações de olho nos royalties; O estado de saúde de Zé Bonifácio e os últimos ajustes para a I Exposição de Cavalos Mangalarga Marchador; Alexandre Martins tem agenda intensa nesta quarta (23); Fábio do Pastel vai até o governo estadual pedir massa asfáltica; Lívia de Chiquinho e a Cidade das Crianças; Climão na Câmara de Araruama; Mais uma fake em Arraial do Cabo é atribuída ao Portal RC24h... E muito mais!

RECURSOS VÊM AÍ

O Portal RC24h recebeu de fonte fidedigna lá de Brasília que a Prefeitura de Iguaba Grande conseguiu uma vitória importante. A Justiça deu provimento a ação que município tinha movido em face da Agência Nacional de Petróleo (ANP) pedindo um aumento nos repasses dos royalties. O que a gente já sabe até que, já numa expectativa nesse sentido, o prefeito Vantoil Martins (CID) tem todo o planejamento voltado para a área de saneamento básico, serviços públicos, infraestrutura e incremento do turismo. A informação é que o chefe do Executivo iguabense não quer desperdiçar nem um centavo que entrar para fazer com que o município possa oferecer melhor qualidade de vida à população. Planejamento é essencial mesmo, até para evitar que a cidade repita o exemplo de outras da Região dos Lagos que nadaram na pujança dos royalties, mas saíram desperdiçando dinheiro por aí de maneira desordenada e, hoje, vivem a falência, sem conseguir dar conta até de sustentar os próprios equipamentos, como hospitais.

LABORATÓRIO INAUGURADO

Como parte das comemorações do aniversário de 26 anos do município, a Prefeitura de Iguaba Grande inaugurou um laboratório nesta quarta-feira (23). A unidade fica na Rua Nossa Senhora de Fátima. Foi entregue durante cerimônia transmitida pelo Facebook da Prefeitura. A propósito, nesta quinta (24), será inaugurada a rampa de acessibilidade à laguna de Araruama, entrega que foi adiado por causa das chuvas que aconteceram há duas semanas. O prefeito, Vantoil Martins (CID), está entusiasmado porque, segundo ele, “esses grupos normalmente são fadados ao esquecimento”, por isso, se sente gratificado com a inauguração. Ele destaca que os deficientes sempre se manifestam, entram em contato agradecendo, o que gera uma satisfação enorme ao prefeito de poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida das PCD’s: “A gente não pode esquecer dos deficientes”, comentou.

REPOUSO, SOPA E DESPACHO

O prefeito José Bonifácio (PDT) disse que está cumprindo à risca o repouso recomendado pelos médicos por conta da cirurgia no nariz a qual foi submetido após o acidente ocorrido segunda-feira (21). Nesta quarta (23), conversei com Zé por telefone e ele, com a voz fanha por causa do curativo, falou que está se sentindo bem e se alimentando. “Ontem tomei uma sopinha mas hoje vou encarar um arroz com feijão”, disse ele. Na conversa, também perguntei se ele tinha visto sua notícia no Bom Dia Rio do Fachel, onde a reportagem contou que Zé havia sofrido traumatismo craniano, mas ele reforçou que foi só o nariz quebrado mesmo. Infelizmente, o prefeito não vai poder participar da abertura da 1ª Exposição de Cavalos Managalarga Marchador, que acontece na quinta (24), evento no qual estava focado e ansioso nas últimas semanas. Segundo a esposa, Anna Valadão, Zé está chateado por não poder estar lá recebendo os cavalos. E não é pra menos. Para quem não sabe, a Fazenda Campos Novos é da segunda gestão do pedetista. Foi desapropriada em 1993 e inaugurada em 1994. Mas o prefeito não está totalmente parado. Apesar de estar em casa, é de lá que continua despachando, normalmente.

ÚLTIMOS AJUSTES

Enquanto o prefeito Zé Bonifácio cumpre o repouso, mas com radar ligadíssimo, sua equipe da secretaria de Agricultura está correndo para fazer os últimos ajustes para a abertura da exposição de cavalos e da feira do agricultor, que acontece simultaneamente. Conversando com a secretária titular, Katyuscia Brito, ela contou que está tudo praticamente pronto e que estão todos muito ansiosos, mas muito felizes também. Os cavalos que vão ser expostos estavam sendo recebidos por ela no momento da conversa. No total são 185 mangalargas marchadores, oriundos de vários estados. No entanto, segundo a secretária, já tem muito criador de outras raças interessados em expor em Cabo Frio. “O evento está divulgando Cabo Frio não só no estado como nacionalmente. As pessoas estão descobrindo que o município não é só praia, temos uma área rural maravilhosa e que está voltando a florescer. É um momento feliz com o turismo rural despertando no município”, destacou Katyuscia. E é verdade mesmo. No O Dia on line, foi uma das matérias mais acessadas sobre a cidade nessa semana. Isso revela o interesse de muitos turistas pela programação.

NO CENTRO DE OPERAÇÕES E NA FAZENDA

Para quem quer saber o que tem feito o ex-braço direito de Zé e atual secretário especial de Integração Metropolitana do Rio, Aquiles Barreto, ele começou o dia de trabalho desta quarta-feira (23) no Centro de Operações do Rio de Janeiro, unidade de monitoramento da prefeitura que serve para otimizar o funcionamento da cidade. Foi ciceroneado pelo chefe executivo do COR, Bruno Ramos. “Nosso trabalho está apenas começando”, disse Aquiles em seu perfil. Também teve uma reunião com o secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo, com quem conversou sobre diversos assuntos para tomar pé dos projetos. E nesta quinta-feira (24), o ex-secretário de Zé Bonifácio estará em Cabo Frio, para acompanhar a abertura da 1ª Exposição de Cavalos, na Fazenda Campos Novos.

AGENDA INTENSA

De Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) começou a agenda desta quarta-feira (23) tomando café da manhã com a turma dos guarda-vidas do balneário. O secretário de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira, o presidente da Câmara dos Vereadores, Rafael Aguiar (REP) e o vereador Victor Santos (REP) também participaram desse encontro. “Tive a oportunidade de bater um papo com eles e poder conhecer um pouco mais a rotina dessa equipe que vem realizando um trabalho excelente na cidade. Só tenho a agradecer”, comentou o prefeito. Depois do desjejum com os servidores, foi visitar as obras da nova escola no bairro São José, que vai se chamar E. M. Profº Manoel Juvenal Vieira. O andamento da obra, que ficou paralisada por dois anos, segue a todo vapor e já estão sendo realizados os últimos detalhes para a inauguração. Nesta quinta-feira (24), Alexandre, juntamente com a Ouvidoria do Gabinete, Procon e Balcão de Emprego, estarão atendendo na Subprefeitura da Rasa, como acontece toda semana.

PRESENTE TRICOLOR

Continuando em Búzios, prefeito Alexandre Martins (REP), tricolor roxo, ficou todo bobo com o “mimo” que ganhou, nesta terça (22), do vereador Dom (PROS). Recebeu um exemplar do livro “O Maraca é nosso – o Fluminense no templo do futebol”, que fala da relação do Fluminense com o Marcanã, que começou em 1950. “Ontem recebi no gabinete o amigo e vereador, Dom para discutir sobre cidade e fui presenteado com o livro”, postou o prefeito em sua rede social. Vereador cheio de carinho com prefeito, hein?! Virou notícia, é claro!

REPARANDO ESTRAGOS

Ainda da península buziana, o secretário de Serviços Públicos, Marcus Vallerius, o Marcão dormiu pouco nesses dias de chuvarada e ventania no balneário. Muitas árvores caídas e até um pier danificado. Mas já está tudo resolvido. “Muita chuva, e o vento foi violento. Muito trabalho aqui na secretaria”, disse Marcão por telefone.

REUNIÃO COM SECRETÁRIO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), esteve com o secretário de Cidades do estado, Uruan Andrade, nesta terça-feira (22) com o objetivo de buscar verbas para o avanço da pavimentação das vias da cidade. O chefe do Executivo aldeense estava acompanhado do secretário de Urbanismo e Habitação, Fernando Frauches, e apresentou projetos, solicitando apoio para as ações de calçamento das vias do município. Também participaram do encontro o engenheiro Carlos Augusto e o chefe de gabinete, Moisés Batista.

CIDADE DAS CRIANÇAS

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), foi conferir de perto as obras do espaço “Cidade das Crianças”, que está sendo construído no bairro Outeiro. O local vai contar com teatro, pista de skate, cinema e quadra poliesportiva. De acordo com a chefe do Executivo local em vídeo publicado nesta quarta-feira (23), as obras estão intensificadas e devem ser inauguradas em breve.

SERVIU CLIMÃO

Uma moção de aplausos da Câmara de Araruama ao governador do Rio, Cláudio Castro (PSC), rendeu alguns momentos de embate na sessão ordinária desta terça-feira (22). Após o autor da proposta, que foi aceita, Elói Ramalho (PSD), justificar a moção, o vereador Oliveira da Guarda (MDB), que não tem papas na língua, disparou: “já que o senhor é tão amigo do governador, nosso povo de Araruama está sofrendo com esse IML. Pede a ele, com carinho, porque, para Araruama, ele não tem feito nada”. Oliveira lembrou que, apesar de ter tomado posse recentemente, Castro já ocupava o cargo interinamente e terminou o discurso se dirigindo a Elói com um “pede com carinho, com gentileza. Papai do céu te abençoe”. Mesmo com o climão servido fresco, comentários de bastidor dão conta que ficou tudo bem depois.

FAKE NO CABO NÃO É DO RC24h

De Arraial do Cabo, uma nota cuja autoria está sendo atribuída ao Portal RC24h não parou de pipocar nos grupos de WhatsApp nesta quarta-feira (23). O texto, assinado por “RC247” (ainda por cima escreveram errado), diz que o vereador Shogum (PSL), presidente da Câmara, será cassado pelos colegas e que está sendo chamado de “traidor” pela cidade porque teria gastado todo o dinheiro do legislativo negociando com empresários em troca de benefícios. Não é a primeira vez que usam o Portal para espalhar uma fake news em Arraial. Essa notícia não saiu do RC24h. A propósito, é bom reforçar, com relação a todas as notícias que saem no RC a gente sempre tenta falar com todos os envolvidos para dá-los o direito de se posicionar, como manda o bom jornalismo. Mais uma vez, é bom ficar claro, o Portal não tem nada a ver com isso e aguarda o desenrolar desse assunto, que seguramente vai ser objeto de fala de algum vereador da Câmara. O Portal RC24h refuta peremptoriamente que tenham saído da nossa redação. O vereador Shogum, no começo da noite entrou em contato para afirmar que “jamais a Câmara foi tão transparente e que está tudo no portal da transparência. Fica o registro do esclarecimento.

SALLES FORA É CORTINA DE FUMAÇA?

O advogado Ricardo Salles pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente nesta quarta-feira (23). A exoneração já foi publicada no DO. Para substituir Salles, Bolsonaro nomeou Joaquim Álvaro Pereira Leite, que já atuava no Ministério como secretário da Amazônia e Serviços Ambientais. A gestão de Ricardo Salles foi marcada por uma série de polêmicas, como a reunião ministerial em que sugeriu a Bolsonaro que aproveitasse a pandemia para “ir passando a boiada”. O ex-ministro também é alvo de inquérito, autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), por ter atrapalhado investigações sobre maior apreensão de madeira da História do país. Há que acredite que tal demissão se deu estrategicamente no dia de hoje, para abafar as denúncias do deputado Miranda (DEM) sobre Covaxin. Será?

VACINA SUPERFATURADA

A notícia nacional “do dia” foi a entrevista que o deputado Luís Miranda (DEM-DF) deu nesta quarta (23) à CNN, onde revelou que o presidente Bolsonaro foi avisado por ele a respeito das irregularidades no contrato de compra de vacinas da Covaxin por parte do Ministério da Saúde. O servidor do ministério, Luís Ricardo Miranda – que é irmão do deputado – já havia relatado, em depoimento ao MPF, ter sido pressionado no processo referente à importação da vacina desenvolvida pela empresa indiana Bharat Biotech. Em despacho, a Procuradoria do MPF disse que o contrato para a compra da Covaxin para a entrega de 20 milhões de doses tem valor total de R$ 1,6 bilhão (US$ 15 a dose), que seria 1.000% superior do que, seis meses antes, era anunciado pela própria fabricante (US$ 1,34 a dose). Miranda disse que “no dia 20 de março fui pessoalmente, com o servidor da Saúde que é meu irmão, e levamos toda a documentação para ele Jair Bolsonaro Quando vi a corrupção ali, clara, pelo menos os indícios era de que havia algo errado ali, levei ao presidente da República”. O deputado informou que o contrato foi repassado a Bolsonaro após a assinatura do acordo e esperava que o presidente o revogasse. Segundo o deputado, o presidente informou que ligaria para a Polícia Federal. Entretanto, Miranda não recebeu retorno sobre o caso. O depoimento dos irmãos Miranda na CPI da Pandemia está previsto para sexta-feira (26).

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content