CAFÉ DO POVO
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (23) começa por Cabo Frio, onde foram inauguradas duas unidades do Café do Povo, no primeiro e segundo distritos, com a presença do governador Cláudio Castro (PL). Além dele, estavam o deputado Dr Serginho (PL) – que convidou o secretário de Assistência Social, pastor Fabrício Valladares para o palanque para representar a prefeita Magdala Furtado (PL), que está em Brasília; ele chegou a dar um abraço no governador; várias autoridades municipais e estaduais também compareceram. Inclusive disse que ia sair correndo pra tentar acompanhar Castro na inauguração em Tamoios. Muita gente questionou porque em todos os lugares se chamava Café do Trabalhador e em Cabo Frio, Café do Povo. A diferença é que o de Cabo Frio é ‘0800’, de graça; no outro, o kit custa R$ 0,50. Na primeira inauguração, no Porto do Carro, Castro disse à coluna que outras ações vão acontecer na Região dos Lagos, como revitalização das RJs 106 e 140, mais uma Faetec, IMLs e um novo batalhão da PM. Já Serginho, aproveitou o palanque para acenar positivamente para a chefe do executivo cabo-friense, diante, segundo ele, “da celeuma” criada antes dessa inauguração, como vimos divulgando aqui na Boca Miúda. Além desse aceno de paz, ele completou dizendo que o bairro do Manoel Corrêa também terá uma unidade do ‘Café’, já autorizado pelo governador. Acompanhe alguns discursos dessa inauguração:
_______________
AÇÃO DO ‘AGOSTO LILÁS’ NO CAFÉ DO POVO
Na inauguração do Café do Povo em Cabo Frio nesta quarta-feira (23), agentes do 25º BPM, liderados pelo tenente Sandro, divulgaram a campanha “Agosto Lilás” sobre prevenção à violência contra a mulher e convidaram os presentes para o II Fórum de Segurança Pública da Região dos Lagos, que ocorrerá nesta quinta-feira (24) no Hotel Paradiso Corporate. Na ação, onde estiveram presentes os sargentos Brito, Fiúza e Aline Rangel, além das cabos Andréia e Fireman, foram distribuídos panfletos informativos sobre a Operação Maria da Penha. Nele, consta um QR-Code, onde as vítimas podem ter acesso direto às autoridades.
FAROFEIRA COM ORGULHO
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Rosângela Gomes, que esteve presente na inauguração do Café do Povo, em seu discurso, disse que tem uma relação de afeto com Cabo Frio, muito antes de entrar para política, desde o tempo que o Peró não tinha nenhuma casa. Ela lembrou que vinha sempre com a filha, de excursão da Baixada Fluminense, no esquema “frango com farofa”. Ainda como deputada, Rosângela, no ano passado, com prefeito Bonifácio, entregou sete quadriciclos ao 25º BPM para ajudar no patrulhamento das praias. Na época, disse que sentiu essa necessidade ao fazer suas caminhadas pela beira mar. Fica o registro, afinal, muitos tem preconceito com os “farofeiros”, mas alguns deles ascendem socialmente e depois retornam contando suas histórias que revelam que a gente não deve subestimar ninguém nessa vida.
VEREADORES NO PALANQUE
Dos 17 vereadores da Câmara de Cabo Frio, seis compareceram à inauguração do Café do Povo: Josias da Swell, Adeir Novaes, Alexandra Codeço, Luís Geraldo, Rodolfo de Rui e Luiz Claudio. Boa parte (ou quase todos), são da atual base da prefeita, mas aceitaram o convite de Dr Serginho para subirem ao palanque. E foram prestigiados pelo governador Claudio Castro que fez questão de destacar a importância dos parlamentares municipais. Castro até brincou dizendo que é mais fácil aturar vereador que deputado.
BATENDO CABEÇA
Bastou a prefeita de Cabo Frio comemorar 30 dias de governo para os problemas começarem a aparecer. E não são poucos. Começando no último fim de semana, quando um polêmica envolveu o marido dela, em que narrativas o colocaram como miliciano. Até aí, tudo bem, porque nessa questão deu pra ver que tratava-se de uma narrativa. Mas tem uma polêmica envolvendo um gibi em que Magdala aparece como super-heroína (veja matéria da Intertv). O chefe de Gabinete dela, Vítor Meireles disse que não tem nenhuma participação da Prefeitura na ação. Entretanto, a autora do livro, Juliana Vignoli, jura que tem. Não se sabe como essa revistinha foi parar numa unidade escolar e isso pode custar à prefeita uma inelegibilidade. Agora, é de se surpreender que um governo que conta com tantos advogados – como David Figueiredo, com larga experiência em direito eleitoral; o próprio chefe de Gabinete e outros – não tenham percebido que essa cartilha poderia ser um problema e instalar uma crise, como de fato se instalou. Detalhe é que tudo isso está acontecendo com a prefeita ausente. Ela não deve estar nem com cabeça para conseguir tocar a agenda dela em Brasília, que seguiria até esta quinta-feira (24). Fato é que já tem deputado do mesmo partido da prefeita pedindo o impeachment dela na Alerj. A gente recebeu informação que esse deputado recebeu apoio até do PDT. Que situação, hein? Seria muito amadorismo ou falta de conhecimento? Ou, ainda, uma grande armação com o objetivo de provocar uma crise? Até aqui, tá parecendo um ‘show de cabeçada’.
BATENDO CABEÇA II
A propósito desse clima de “bateção de cabeça”, recebemos uma denúncia na noite dessa terça-feira (22), que havia um painel eletrônico no centro de Cabo Frio, numa banca de jornal, fazendo uma propaganda que poderia ser entendida como campanha extemporânea em favor de Magdala. Fomos checar e chegando lá, percebemos que o painel estava desligado. Questionando a jornaleira, ela informou que uma pessoa (sem revelar quem) pediu que ela desligasse o equipamento. Visivelmente nervosa, ela disse que só estava obedecendo ordens. No governo, afirmam de pés juntos que tudo foi armado pelos opositores. Por outro lado, a matéria do RJ1, da Intertv, deixa dúvidas se tudo não passou de uma lambança de governantes inexperientes. Embora a questão pareça boba, está servindo de artilharia para gerar desgaste na prefeita que nem na cidade está. Que coisa, hein?!
NOVAS TROCAS
Ainda em Cabo Frio, Magdala Furtado (PL) fez novas trocas em seu secretariado. Ela exonerou os titulares das secretarias de Obras e Serviços Públicos, Vanderson Bento, e de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Dhanyelle Garcia. Em seus lugares assumem, respectivamente, Carlos Augusto Gonçalves, o Cagu, e Matheus Aragutti Mônica. Vanderson Bento era vereador licenciado quando assumiu a secretaria, no governo do falecido prefeito José Bonifácio (PDT) e teve o mandato cassado. Aliás, Vanderson estava sendo fritado há tempos e seu desligamento já estava sendo comentado nos bastidores. Dhanyelle, que também era do escalão de Zé, teve alguns entreveros dentro da própria pasta, quando, recentemente, fez demissões sem autorização da prefeita, que as tornou sem efeito. Os novos titulares já são conhecidos de governos anteriores. Cagu já foi coordenador de Serviços Públicos na gestão Marquinho Mendes (PSD) e chegou a trabalhar no governo de Bonifácio, na coordenadoria de Transportes. Matheus Mônica já foi titular das secretarias de Governo e de Desenvolvimento Econômico na época de Dr Adriano.
QUE SITUAÇÃO
Em Armação dos Búzios, não se fala noutra coisa a não ser no afastamento do juiz Raphael Baddini, acusado de parcialidade. A decisão Tribunal de Justiça. Foi revelado um relacionamento amoroso dele com uma mulher envolvida em litígio com o ex-marido, que inclui questões sobre a guarda da filha menor de idade. Como resultado, o órgão do TJRJ decidiu colocá-lo em disponibilidade por dois anos enquanto investiga o caso. Nesse caso, Baddini é acusado de ter sido parcial porque mesmo após a mulher ter retomado a vida com o pai da filha, o juiz a teria orientado sobre as ações e teria continuado a assediá-la por meio de redes sociais. Baddini tem um histórico polêmico em suas atuações em Búzios. Foi ele quem mandou afastar o ex-prefeito André Granado por 12 vezes. Em outro caso, Baddini ficou conhecido como o “juiz do lockdown”, quando mandou fechar a cidade na época da pandemia, durante o governo de Henrique Gomes. O juiz também mandou afastar o atual prefeito, Alexandre Martins (REP), em março do ano passado, sem pedido prévio, sem ação ou notícia-crime e sem sequer um parecer do Ministério Público para corroborar. Na ocasião, ele voltou atrás da decisão, no mesmo dia.
“PRONTÍSSIMO” PARA A DISPUTA ELEITORAL
O presidente da Fundação Cecierj, Joãozinho Carrilho, é pré-candidato a prefeito de Búzios pelo PTB. Ele conversou com a gente no evento de inauguração do Café do Povo, em Cabo Frio, nesta quarta (23). Contou que está “prontíssimo” para a disputa eleitoral, “que pode acontecer este ano” (eleição suplementar), disse ele, por conta do processo contra o prefeito Alexandre Martins (REP), que está no TSE, ou ano que vem.
LIMITE DE IGUABA AMPLIADO
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), esteve na Alerj, nesta quarta-feira (23), onde acompanhou a votação e aprovação do PL que corrige o limite entre os municípios de Iguaba e São Pedro da Aldeia. O projeto – que inclui o bairro de Sapeatiba Mirim no município (antes pertencia a São Pedro) é de autoria do deputado licenciado Bruno Dauaire (UNIÃO) e teve como relator o deputado Dr Serginho; o parlamentar Pedro Brazão (REP) foi quem deu andamento no processo para entrar em votação. Caso seja sancionado pelo governador Cláudio Castro (PL), que tem até 15 dias para fazê-lo, o território da cidade será aumentado em 40%, passando de 51km² para 70km². “Esse 23 de agosto é um dia histórico para nossa cidade”, disse Vantoil, que estava acompanhado dos secretários de Planejamento, Eron Bezerra, de Turismo, Marcelo Durão, do subsecretário de Governo, Luiz Fernando Paixão, e do presidente da Câmara, Marciley Lessa (PL). Ainda na Alerj, o prefeito iguabense esteve com outros parlamentares, como o deputado Fred Pacheco (na imagem acima).
CRECHE NO DISTRITO
Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) reinaugura, nesta quinta-feira (24), a Creche Maria do Socorro Dantas, no distrito de Monte Alto, após uma ampla reforma que modernizou as instalações e dará maior conforto e segurança aos alunos e funcionários. “Acreditamos que uma educação de qualidade é o legado mais valioso que podemos deixar para as gerações futuras”, comentou. Aliás, a educação tem sido prioridade nos investimentos esse ano, como demos aqui na coluna desta terça (22), sobre essa ‘virada de chave’, no caso da implementação do ensino integral e da Feira Literária e Cultural, que contará com a presença não só de artistas musicais como grandes pensadores, como Conceição Evaristo.
EMPRÉSTIMO APROVADO
Por 9 votos a 1, a Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia aprovou, nesta terça-feira (22), o pedido de empréstimo do prefeito Fábio do Pastel (PL) no valor de R$ 17,5 milhões. De acordo com a mensagem do executivo, o empréstimo aprovado, será feito com o Banco do Brasil e o valor será parcelado em 10 anos, com juros aproximados de 7,30%. Do total, R$ 5,5 milhões serão utilizados para a contratação e instalação de placas solares; R$ 7 milhões vão para pavimentação e drenagem e R$ 5 milhões para a construção da Escola Municipal Especial Pedro Paulo Lobo (EMESPP), unidade que atenderá crianças portadoras de necessidades especiais.
MAIS UM PRÉ-CANDIDATO
O médico Marcelo Amaral, ex-vice de Lívia de Chiquinho (PP), anunciou sua pré-candidatura à prefeito de Araruama, ampliando o cenário anteriormente dominado por pré-candidaturas femininas. Com esta nova inclusão, Amaral se junta a André Mônica (PDT) e Anderson Moura (PP), que confirmou a mesma intenção à Boca Miúda nesta terça-feira (22). Sem contar que a recente ruptura política entre Chiquinho e Lívia com a Rayana de Chiquinho vem sendo recebida com certo ceticismo no meio político. Muitos enxergam a movimentação com desconfiança, o que pode estar motivando outros a manterem ou lançarem seus projetos políticos. Vamos ver quais serão os próximos pré-candidatos que darão às caras, né?
DE VOLTA À ATIVA
Após uns dias de molho por conta de uma cirurgia no joelho, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), fez uma visita técnica às obras do prédio que vai abrigar três órgãos municipais e a nova sede municipal do Detran, em São José de Imbassaí. A construção fica às margens da RJ-106, em frente à passarela de pedestres do bairro, que também vai receber uma unidade dos Serviços Integrados Municipais (SIM), a Secretaria de Transportes de Maricá e uma base avançada de monitoramento do Centro de Operações de Segurança (Ciosp), ligado à Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado. Horta destacou que o novo prédio será importante para descentralizar os serviços e oferecer mais agilidade e conforto aos cidadãos. Horta disse ainda que pretende estimular o aumento do número de emplacamentos de veículos em Maricá, com o objetivo de gerar receita para o município. A visita também foi acompanhada pelos secretários de Governo, Joãozinho Maurício, de Transportes, Douglas Paiva, e de Ordem Pública, Julio Cesar Veras.
PARABÉNS
A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), completou mais uma primavera nessa 23 de agosto, quando fez 43 anos. A coluna parabeniza a chefe do executivo, com votos de saúde e sucesso.