BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (1º)

Alexandre Martins com moral junto ao Governo do Estado; Marcelo Magno se reúne com evangélicos; José Bonifácio e o projeto de "Refazer Cabo Frio"; secretária de Araruama denuncia manifestação pacífica em São Vicente por 'perturbação da tranquilidade'; Fábio do Pastel visita escola; a estrutura para o aniversário de Iguaba Grande; e muito mais...

1339

COM MORAL NO ESTADO

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (1º) começa por Armação dos Búzios, porque o prefeito da cidade, Alexandre Martins (REP), está com moral no Estado, viu? O chefe do Executivo vai fazer uma prestação de contas das obras que estão sendo realizadas no município em parceria com o Governo Estadual com direito até a participação de Cláudio Castro (PL). O evento será aberto ao público, nesta segunda-feira (6), no Geribá Tennis, às 19h. O senador Romário (PL) e os deputados federal Altineu Cortês (PL) e estadual Rodrigo Bacellar (PL) são outras presenças confirmadas. Na sexta (26), Alexandre chegou até a ir ao Rio, no Palácio da Guanabara, tomar posse como vice-presidente da Baixada Litorânea da Associação de Municípios do Estado. Esse tá com a banca toda, hein?

REUNIÃO COM OS EVANGÉLICOS

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), recebeu, nesta terça-feira (31), pastores e líderes evangélicos das igrejas do município. “São representantes importantes da nossa cidade, onde a maioria da nossa população é religiosa e tem um papel importantíssimo com atuação nas áreas social e espiritual, bem como pelo exemplo de cidadania”, definiu Marcelo. O prefeito explicou que, durante o encontro, eles puderam conversar sobre os principais serviços realizados na cidade nas mais diversas áreas, além de aproximar as igrejas evangélicas para conhecer melhor o trabalho da gestão. “Arraial do Cabo é uma cidade acolhedora, um lugar onde pregamos o respeito, amor e o progresso para a vida de uma sociedade melhor”, concluiu Marcelo.

APRESENTAÇÃO EM MINAS

Falando em Arraial, a secretaria de Turismo participa durante essa semana do encontro comercial “O Rio é de vocês”, realizado nas cidades de Juiz de Fora e Belo Horizonte, em Minas Gerais. O evento, promovido pela secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, visa aproximar os principais agentes de turismo e operadores dessas cidades quanto aos destinos do Rio, realizando capacitações sobre os municípios fluminenses e rodadas de negócios com os mesmos. Segundo a Prefeitura, a participação de Arraial neste evento é uma oportunidade de “consolidar ainda mais o município no mercado mineiro, expondo todo o seu potencial turístico, através da capacitação direcionada, além de estreitar o relacionamento com o trade turístico das cidades visitadas”.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Ainda em terras cabistas, a Prefeitura continua desenvolvendo políticas públicas voltadas para o público LGBTI+. Nesta terça-feira (31), uma capacitação promovida pelo Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea I e II em parceria com a secretaria de Turismo, foi realizada na sede da pasta, voltada para os colaboradores do órgão. A capacitação é um processo importante na criação de políticas públicas, pois além de levar informações, promove debates, que, neste caso, podem ajudar na luta contra a discriminação. A Secretaria de Turismo desenvolve um material gráfico, que será disponibilizado ao trade da cidade. Também será realizada em breve, uma capacitação com o trade de Arraial do Cabo. O Rio de Janeiro conta com nove centros de atendimento e suporte. Na Baixada Litorânea, o Centro de Cidadania LGBT fica localizado em Arraial do Cabo, na Rua José Pinto de Macedo, s/nº, Prainha. A equipe conta com atendimento multidisciplinar com assistente social, psicóloga e advogado.

NOVA IDENTIDADE

“Refazer é trabalho dobrado, mas importante e necessário. Resgatar é essencial para deixar o que ficou para trás e olhar para o futuro”. Foi dessa forma, na legenda de um vídeo institucional, que o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), anunciou o que parece ser a nova marca do Governo. A repaginação, contudo, parece não ter impactado nas redes sociais, já que teve apenas 44 reações em 8 horas na página oficial do prefeito. Cabe a reflexão do que a população realmente quer e espera da atual gestão e a torcida de que o “Refazer Cabo Frio” seja mais do que um secretariado dito plural em matéria de juventude, gênero e etnia em um governo onde só homens cristãos têm poder de escolha. Mais do que uma cidade que se vangloria de ter uma arrecadação 21% maior em relação ao ano anterior e prefere gastar com parcelas astronômicas a multinacionais ao invés de investir no micro e pequeno empreendedor da terra. Que não só cumpra a obrigação legal de pagar os salários em dia, mas invista com decência em tapar buracos nas ruas e na educação e saúde do povo. Enfim, que esse movimento de refazer seja mais do que campanha publicitária.

QUE FASE!

Quando a gente diz que a coisa não anda boa para o governo atual… Uma fiscalização do vereador oposicionista Roberto Jesus (MDB) na Praia do Forte terminou com cadeia. Um perito confirmou o furto de energia elétrica pela empresa que faz uso do espaço público da Praça das Águas. A polícia flagrou o furto na tarde desta terça-feira (31) na área de recreação infantil concedido pela Prefeitura de Cabo Frio. O caso aconteceu após uma denúncia sobre o “gato” na rede elétrica do local. Segundo informações, um cabo estava ligado em poste do outro lado da rua, com veículos, inclusive, passando por cima da fiação. Conforme a polícia, foi realizada uma perícia e constatada a ligação irregular. O responsável pela empresa que administra o espaço, GMV Nautimode, foi encaminhado para a 126ª Delegacia de Polícia, prestou depoimento e foi liberado sob fiança no valor de R$ 1.200,00. Em nota, a Prefeitura tirou o dela da reta e afirmou que “a instalação elétrica é de inteira responsabilidade da empresa que atua no local”.

REUNIÃO COM O PREFEITO

Ainda em Cabo Frio, o presidente da Câmara Municipal, Miguel Alencar (UNIÃO), teve agenda nesta quarta-feira (1º) com José Bonifácio. Entre os assuntos tratados está a mensagem de atualização do Plano Diretor. Segundo Miguel, já foram realizadas diversas audiências públicas e o entendimento do prefeito é que, até julho, o Projeto seja enviado à Câmara. Outro ponto debatido foi o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. O vereador afirmou que Cabo Frio precisa do teatro aberto e em pleno funcionamento. “Bonifácio informou que estão sendo agilizados os últimos processos para que isso aconteça o mais rápido possível. Vamos acompanhar este assunto até que o Teatro Municipal seja reaberto. Inclusive apresentei recentemente um Requerimento solicitando informações e prazo de reabertura”, explicou Alencar.

ESCLARECIMENTOS

Com relação à nota divulgada na coluna desta terça-feira (31) sobre o recadastramento dos servidores, a Prefeitura de Cabo Frio emitiu uma nota nesta quarta (1º) informando que “que o recadastramento funcional obrigatório é uma exigência do e-Social, sistema informatizado da Administração Pública, do Governo Federal, e que os documentos solicitados fazem parte da listagem exigida pelo programa”. Foi contestado por internautas que o título de eleitor, WhatsApp e e-mail dos servidores fosse solicitado no recadastramento em pleno ano eleitoral em que o braço direito do prefeito, Janio Mendes, pretende concorrer a uma vaga na Alerj.

MANIFESTAÇÃO PACÍFICA RENDEU B.O.

Lembra a manifestação pacífica pelo não-fechamento do Hospital de São Vicente, em Araruama, no domingo (29)? Então, a secretária de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil do município, Flávia Corrêa, simplesmente resolveu registrar uma ocorrência na 118ª DP alegando “perturbação da tranquilidade”. Vê se pode um negócio desses. “Imprecionante” (sic), né não? Apesar dos manifestantes terem obedecido aos comandos da guarda para desligar o som, Flávia alegou que os manifestantes permaneceram no local por alguns instantes fazendo “propaganda partidária antecipada”. Mas dá para ver claramente que, apesar de participações de políticos, como o ex-prefeito André Mônica e o ex-vereador Borracha, a maioria ali era composta por mães de família, que apenas não querem o fechamento de um hospital tão valoroso para uma população vicentina de 33 mil habitantes. É esse o jeitinho da gestão Lívia de Chiquinho (PP) de lidar com os direitos democráticos do povo de protestar?

ESCOLA NOVA NA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou para segunda-feira (6) o retorno das aulas na Escola Antônio Vaz do bairro Recanto do Sol. Alunos, professores e funcionários retornam a unidade que passa por serviços de manutenção já em fase final. Nesta terça-feira (31), o prefeito, Fábio do Pastel (PL), e o chefe de gabinete, Moisés Batista, estiveram na escola para acompanhar os últimos detalhes do trabalho. Além da manutenção na quadra poliesportiva, também é feita a troca de pisos danificados, revisão na parte elétrica, esquadrias e contenção de infiltrações. O prédio passa por pintura geral, recebendo a nova padronização do governo, nas cores azul e cinza.

CONTAGEM REGRESSIVA

O espaço que vai receber as atrações da festa de 27 anos de Iguaba Grande já está ganhando forma. O evento começa nesta terça-feira (7) e a secretaria de Turismo, Esporte e Lazer está empenhada em preparar uma grande estrutura, que já está sendo montada na praça da Estação. No palco, se apresentam o grupo gospel Preto no Branco na terça; o cantor Leonardinho e o grupo Vou Zuar na quarta (8); a banda Rabuja e a dupla Marcos e Belutti na quinta (9); Demetrius e Banda e Dilsinho na sexta (10). O grupo Nada Igual e o cantor Vitor Kley encerram a programação gratuita no sábado (11).

DEFESA CIVIL DE CASA NOVA

A coordenadoria de Defesa Civil de Iguaba Grande foi instalada em novo endereço: na rua Olavo Bilac, 04, no bairro Cidade Nova, atrás da E. M. Dr. Antônio Teixeira Rodrigues. Anteriormente, a equipe ficava instalada ao lado do Posto Médico da praça nova da Estação. A nova base, maior e com mais espaço para estruturação da equipe, já está em funcionamento para atendimento a população de 08h às 17h e 24 horas para ocorrências e plantões, através do WhatsApp da Ouvidoria Municipal (22) 99282-5930. “A Defesa Civil é um setor muito importante para o município e estruturar a divisão demonstra o cuidado da gestão pública com o servidor e com a população. A partir da mudança para essa nova base, poderemos adquirir mais equipamentos e até pensar em aumentar nosso efetivo para o atendimento a nossa população”, disse o coordenador de Defesa Civil, Nilson Bastos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui