VAI INVESTIGAR OS ATOS DA EX
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (19) começa por Araruama, onde a prefeita Daniela Soares (MDB) anunciou a criação de uma Comissão Especial de Auditoria Interna para investigar atos da administração municipal da ex-prefeita Lívia de Chiquinho (PODE), entre 2021 e janeiro de 2025. O foco da investigação está na análise de contratos, licitações, convênios e movimentações financeiras. De acordo com o decreto, a auditoria foi motivada pela ausência de transição governamental, o que teria dificultado o acesso às informações sobre a situação administrativa do município. Conversando com Daniela por telefone, ela disse que, na verdade a auditoria vai acontecer em alguns contratos, “não tem como ser em toda a prefeitura”. Que pelo menos nas secretarias de Obras e de Educação, que são os maiores contratos, ela quer ter um controle do que entrou e de todo recurso que saiu, especialmente da educação até porque são verbas carimbadas. No caso da secretaria de Obras, o responsável era Cláudio Barreto, apontado como testa de ferro de Chiquinho da Educação (PODE), marido de Lívia.

“FREAR ALGUMAS COISAS”
Questionada pela coluna, ela disse apenas que tomou essa atitude para “frear algumas coisas”. Mas seguramente é para levantar os mal feitos da ex-prefeita, afinal de contas o seguro morreu de velho, né? Ela acabou de assumir o governo e já tem muita gente querendo responsabilizá-la dos desvios da gestão passada, inclusive, seu ex-padrinho político, marido da ex-prefeita, Chiquinho do Chicote – ou Chiquinho da Educação (PODE).

CALORÃO E AS ESCOLAS EM ARARUAMA
Continuando em Araruama, a secretária de Educação, Valéria Amaral, falou nas redes sociais sobre a situação do calor nas salas de aula. Diante das altas temperaturas, disse que a gestão municipal está adotando providências para garantir mais conforto aos alunos. Foram comprados novos aparelhos de ar-condicionado e geradores para manter as unidades em pleno funcionamento: “Quero dizer a vocês que a prefeita tem trabalhado incansavelmente junto à secretaria para resolver essa situação. Para isso, ela tem ações pontuais. As escolas onde os aparelhos de ar-condicionado já estão instalados enfrentam problemas devido à falta de aumento de carga elétrica pela Enel, e, por isso, receberão geradores para que possam funcionar normalmente. Nas escolas onde os aparelhos ainda não foram instalados, a prefeita já providenciou a compra, e a instalação será iniciada nesta semana.” Em relação aos pais e responsáveis, Valéria Amaral falou sobre a preocupação com a frequência escolar: “Por isso, os responsáveis que optarem por não levar os alunos à escola nesse período não precisam se preocupar: não haverá faltas nem perda de conteúdo, pois as aulas serão repostas.”

PROPOSTA DE LEI E INTERVENÇÃO
Em Cabo Frio, o prefeito Dr Serginho (PL) propôs lei que torna obrigatória a instalação de estações de tratamento de esgoto em novos condomínios e loteamentos. O PL já foi encaminhado à Câmara. A medida tem o objetivo de evitar sobrecarga na infraestrutura sanitária, como ocorre em São Pedro da Aldeia, onde a rápida expansão imobiliária gerou aumento na demanda por tratamento de esgoto. Serginho espera que o projeto seja aprovado para garantir que futuros empreendimentos contem com soluções próprias de saneamento, reduzindo o impacto sobre a rede pública. Além disso, a prefeitura iniciará, no dia 17 de março, uma intervenção na galeria pluvial que atende os bairros Parque Burle, São Cristóvão e Jardim Caiçara. A estrutura, com aproximadamente 2km de extensão, 3m de altura por 3m de largura, está assoreada e será desobstruída. A operação terá duração estimada de 40 a 50 dias e contará com a participação das secretarias de Meio Ambiente, de Serviços Públicos, Comsercaf, equipe de engenharia da Prefeitura e Inea.

LEI SANCIONADA
Falando ainda tratamento de água e esgoto, Serginho sancionou a Lei nº 4.441/2025, de autoria do vereador Thiago Vasconcelos (Avante), que determina a responsabilidade das empresas prestadoras de serviço de fornecimento de água e tratamento de esgoto pelos custos decorrentes da instalação e manutenção de hidrômetros no município. A nova legislação estabelece que as concessionárias de serviço público que operam no setor de abastecimento de água e saneamento sejam integralmente responsáveis pelos custos dos equipamentos e sua manutenção. Além disso, o texto reforça que o consumidor só será responsabilizado por eventuais custos a partir do hidrômetro, sendo vedada qualquer cobrança anterior ao dispositivo.

CONEXÃO CABO FRIO-CANADÁ
Continuando em Cabo Frio, o vice-prefeito Miguel Alencar (União), almoçou com o cônsul-geral do Canadá no Rio de Janeiro, François Jubinville, e da gerente consular, Lina Pannain, que estão em visita de cortesia pela região. O secretário de Turismo, Davi Barcelos, também participou do encontro, que teve como objetivo estreitar os laços entre os dois países, proporcionando aos representantes do consulado um melhor entendimento sobre o funcionamento do governo municipal e das instituições locais. Durante a reunião, os visitantes puderam conhecer as potencialidades turísticas da cidade, que se destaca como um destino atrativo para turistas canadenses.

SELO DE QUALIDADE AO 25º BPM
O rancho do 25º BPM foi reconhecido com o Selo de Qualidade, concedido pela Secretaria de Estado da Polícia Militar, “em reconhecimento ao alto padrão nos serviços alimentares prestados aos militares da unidade”. A cerimônia de entrega aconteceu nesta terça (18), no Quartel-General, no Rio, e contou com a presença de autoridades militares e convidados. O selo foi entregue pelo Comandante da Polícia Militar, Coronel Menezes, à Comandante do 25º, coronel Andréia, ao major Manhães, chefe da P4, e à sargento Saldanha, que atua na administração do rancho da unidade.

PCCR TÁ ON
Em Armação dos Búzios, chegou a hora que os servidores de carreira da Prefeitura mais esperavam, há 20 anos. A partir deste mês vão receber seus salários de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), retroativo a janeiro. Todos os 1.978 funcionários públicos municipais terão seus pagamentos adequados. “Muitos não acreditavam, mas vamos pagar este mês. Pra mim é uma alegria. É mais um desafio que nós vencemos”, disse ele, em vídeo, no Instagram.

CONFERÊNCIA REGIONAL LGBT+
Búzios será sede da Conferência Regional dos Direitos LGBT+ da Baixada Litorânea, prevista para acontecer em 17 de maio. O evento reunirá representantes do poder público e da sociedade civil para debater políticas voltadas à população LGBT+. Além de Búzios, representantes de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema participarão das discussões. O coordenador da Diversidade e Direitos LGBTI de Búzios, Fernando Bertozzi, destacou a importância do encontro. “Trazer a conferência para Búzios reforça o compromisso da região com a cidadania e os direitos da população LGBT+. Depois de uma década sem debates institucionais dessa magnitude, temos a oportunidade de construir propostas concretas e fortalecer a articulação entre municípios”, afirmou.

PAUTA LEGISLATIVA
Estabelecer normas de controle de animais comunitários no Município de Búzios é a proposta do Projeto de Lei 25/2025, de autoria do vereador Toni Russo (MDB). O projeto está no expediente da sessão legislativa desta quinta-feira (20) para leitura e encaminhamento à Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Já na Ordem do Dia, está prevista a votação do Projeto de Lei 06/2025, de iniciativa do Poder Executivo, definindo o valor para pagamento das obrigações de pequeno valor no âmbito municipal. Também deve ser votado amanhã o Requerimento 07/2025, de autoria do vereador Felipe Lopes (DC), que solicita ao prefeito informações referentes aos valores de restos a pagar não processados, valores inscritos em restos a pagar processados e o extrato constando os saldos bancários das contas públicas do período de 01 dezembro de 2024 a janeiro de 2025, além da Indicação 26/2025, do vereador Victor Santos (MDB), que solicita ao prefeito a instalação de “lixeiras biodegradáveis” em pontos estratégicos das praias de Búzios. A sessão pode ser acompanhada presencialmente, a partir das 10h, no plenário da Câmara Municipal, ou remotamente, por meio das transmissões ao vivo no Facebook e YouTube da Casa Legislativa.

VICE-PRESIDÊNCIA DO CISBALI
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), foi eleito vice-presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea (CISBALI) para o biênio 2025-2026. A eleição da nova diretoria aconteceu nesta terça (18), durante assembleia geral extraordinária realizada na sede da Prefeitura aldeense. Em exercício na presidência estará a prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL). A assembleia contou com a participação dos secretários de Saúde de São Pedro da Aldeia, Maria Márcia Sampaio; de Búzios, Leônidas Heringer; de Arraial, Jorge Diniz; de Cabo Frio, Beatriz Trindade; de Casimiro de Abreu, Luciana Garcia; de Iguaba Grande, Karen Castro; de Rio das Ostras, Fábio Simões; da subsecretária de Saúde de Saquarema, Ana Paula Duarte, e do assessor de Araruama, Maxwell Barbosa. Os vereadores Moisés Batista (SDD) e Pedro Abreu também estiveram presentes. “Eu vi esse consórcio nascendo e foi um ganho muito grande para nós e os demais municípios participantes. Um consórcio representa a união de prefeitos e secretários”. Lucimar também falou sobre o momento. “Estou entrando em um trabalho que já está caminhando e fico muito feliz em ver os nossos municípios juntos. Se a gente não tem união, não consegue caminhar, nem produzir. Estarei junto com o vice-presidente Fábio para fazer o melhor e continuar consolidando esse trabalho”, disse.

PARCERIA LONGEVA
O vice-prefeito Diego Silveira (MDB) está comemorando seu aniversário de 49 anos nesta quarta-feira (19). Ele não apenas celebra mais um ano de vida, mas também reafirma que sua verdadeira função vai além de ser o “segundo em comando”. Na prática, ele é o co-prefeito. Diego e o prefeito Marcelo Magno (PL) são amigos desde a infância e seguem lado a lado nesta jornada épica de governar a cidade, mantendo uma parceria de longa data. Marcelo confia plenamente nele, o que reforça a imagem dessa dupla dinâmica que, sem dúvida, leva a administração a novos patamares. Parabéns, Diego, por mais um ano de vida e por sua coparticipação na política cabista!

LIMPEZA NAS PRAIAS
Continuando no Cabo, o secretário do Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, encarou o solzão desta quarta (19) para acompanhar a Operação Praia Limpa, reforçando a fiscalização para garantir o uso correto dos espaços públicos. Durante a ação, conjunta com a secretaria de Posturas, foram retiradas três toneladas de materiais deixados irregularmente na vegetação atrás da faixa de areia. Os itens pertenciam a ambulantes que, segundo as regras, devem recolher seus pertences diariamente após o expediente. A medida atende às frequentes reclamações de turistas e moradores sobre o acúmulo de objetos e a obstrução das praias.

VISITA À EDUCAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS
Em Iguaba Grande, a vereadora Sueli “Dama de Ferro” (SDD), única representante feminina do parlamento, tem rodado todas as secretarias para conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos na administração municipal. Nesta terça (18), ela se encontrou com a secretária de Educação, Camila Lessa e com o subsecretário de Inclusão, Júnior Negão. Além disso, foi até a Creche Municipal Rosa Homobono, no bairro São Miguel, onde presenciou a equipe trabalhando. Disse que ficou impressionada com a dedicação de todos.
DEU O QUE FALAR
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), mandou recado aos professores que questionaram o corte no auxílio-alimentação para quem recebe acima de R$ 7.500. “Tem professores ganhando até R$ 20.000,00. Maricá paga os melhores salários do estado. Eu quero fazer justiça fiscal e salarial. Quem ganha pouco, continua com o auxílio alimentação. Quem ganha mais, vai perder esse benefício, porque vamos direcionar os recursos para quem ganha menos e fortalecer o empreendedorismo”. E quem achar que vai fazer greve, ele já deixou claro: “Quem parar de trabalhar terá o ponto cortado”, avisou. Quaquá destacou que o aumento salarial que ele deu à categoria foi de 76% acima da inflação. O anúncio rendeu muitos comentários positivos, mas também gerou queixas de servidores que questionaram o porquê dele não cortar o auxílio, por exemplo, de procurador e o dele próprio. Mas isso já é outra história.

NO RITMO DA FOLIA
Em Macaé, o prefeito Welberth Rezende (CID) já entrou no ritmo da folia. Ele se reuniu nesta quarta-feira (19) com os secretários para falar sobre os preparativos para o Carnaval. Entre os presentes na coletiva de imprensa estavam o vice-prefeito Fabiano Paschoal (MDB), a secretária de Cultura, Valeska Freire, e o secretário adjunto de Turismo, Léo Anderson. Welberth anunciou toda a programação do Carnaval, destacando a ideia de fortalecer a cultura local, aquecer o turismo e movimentar a economia, com um investimento de R$ 2 milhões e expectativa de público superior a 40 mil pessoas. “São os 365 dias do ano. Temos mais de 200 dias de eventos no município, o que promove não só a alegria das pessoas, mas também o resgate da cultura e dos eventos esportivos. Tem muita gente que vive do Carnaval para trabalhar. Isso movimenta a economia da cidade”, disse o prefeito. Neste ano, segundo ele, o “Carnaval da Alegria” estará presente em oito pontos da cidade, trazendo de volta os bois pintadinhos, a batalha dos confetes e o baile de máscaras em Imbetiba. Além disso, a folia acontecerá no Centro, Cavaleiros, Bar do Coco, Sana, Glicério e Bicuda Pequena. A segurança pública também será um dos focos do evento. O prefeito está “entusiasmado” e, durante o Carnaval, deve aproveitar os eventos da cidade. Afinal, nem só de trabalho vive o homem.

COMPROMISSO ASSINADO
Já em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto (PL) demonstrou seu compromisso com o futuro da pesca local de forma bastante simbólica. Nesta quarta-feira (19), ele se reuniu com a Associação dos Pescadores e assinou um documento com suas demandas: “Sei da luta diária de cada pescador, das dificuldades enfrentadas e da importância desse trabalho para a economia e a cultura local. Por isso, minha gestão estará sempre de portas abertas para garantir que tenham condições dignas para trabalhar e crescer”. Carlos, preocupado com o equilíbrio entre pesca e turismo, segue trabalhando para fortalecer a organização dos pescadores artesanais.