InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (14)

Bonifácio encontra governador quinta (15); Cunha assume oficialmente Esporte e Turismo de Cabo Frio; Vantoil Martins combate pandemia sem perder a ternura do aniversário de Iguaba Grande; Lívia de Chiquinho candidata à governadora? Lorram candidato à presidência do legislativo buziano? Saiba qual foi o novo quiproquó de Arraial do Cabo; Audiência em São Pedro e o problema da pedreira... E muito mais!

ENCONTRO COM GOVERNADOR

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), vai para Miguel Pereira na tarde desta quinta-feira (15), onde estarão o governador Cláudio Castro (PSC), o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves e outros prefeitos do Estado do Rio. O assunto será Covid e a expectativa é enorme, já que, passados quase um mês da vinda de Castro no município cabo-friense, quando o mesmo anunciou abertura de leitos no Unilagos, nada concreto aconteceu. A informação foi dada em primeira mão, pelo próprio Zé, no início desta noite, quando o Zé chegando na Prefeitura por volta das 19h, acompanhado dos secretários Aquiles Barreto (Governo) e Jefferson Buitrago (Mobilidade Urbana) e o assessor especial, Gustavo Beranger. A expectativa segundo revelou prefeito cabo-friense, é voltar com alguma novidade. Será que agora vai? Cá pra nós…mais vale a reflexão assertiva do velho Bonifácio, ou seja, melhor não contar com o ovo no… (você sabe onde) da galinha.

VIROU ESTATÍSTICA

Falando em Unilagos, mais um dia se passou e os 30 leitos de UTI e 20 de enfermaria prometidos para o Hospital, em Cabo Frio, pelo governador interino Cláudio Castro (PSC) seguem apenas no campo das ideias. No dia 25 de março, o governador afirmou que 940 novos leitos seriam entregues no estado até 3 de abril, mas apenas 436 estão disponíveis nesta quarta-feira (14), segundo levantamento da TV Globo. Na noite desta terça (13), durante coletiva, a repórter Bette Lucchese confrontou o secretário Estadual de Saúde, Carlos Alberto Chagas, sobre as promessas. Embora quem tinha que estar irritado era o povo, que sofre nas filas por uma vaga, Carlos ficou todo nervosinho e mandou a repórter perguntar para o Ministério da Saúde onde estavam os leitos, afirmando que Castro prometeu as novas vagas “porque acredita no ser humano”. Pelo visto, a terceirização de promessas está uma coisa linda, né? Como José Bonifácio (PDT) diz, não dá para contar com o ovo no c* da galinha. Em Cabo Frio, a expectativa pelo Unilagos segue grande e o vereador Davi Souza (PDT) voltou a cobrar uma reposta do Estado, relembrando que entregou um ofício nas mãos do governador pedindo a abertura de leitos na semana passada. “Tenho certeza que a promessa do governador será cumprida. Também tenho certeza que nossos deputados estaduais estão acompanhando e fiscalizando todo o processo para que seja rápido e com transparência”, disse o vereador. É aquilo, né? A esperança é a última que morre (ou já morreu?).

AGORA É OFICIAL

Conforme tínhamos antecipado quando foi anunciada a saída de Flávio Rosa da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, o interino da pasta, Carlos Cunha, foi oficializado como secretário nesta quarta-feira (14). No primeiro momento da atual gestão, Cunha foi designado como secretário adjunto de Turismo, mas foi alçado à chefia da supersecretaria com a saída de Tiziu. A confirmação da efetivação foi feita pelo próprio prefeito José Bonifácio (PDT) em entrevista ao Programa Sidnei Marinho. Carlos Cunha é o dono do Hotel La Plage, na Praia do Peró, e se destacou como presidente da Associação dos Hotéis de Cabo Frio. O trade gostou da nomeação.

ANIVERSÁRIO DE 26 ANOS COM GRANDE AGENDA

Em Iguaba Grande, a reunião do prefeito Vantoil Martins (CID) com todo o secretariado, nesta quarta-feira (14) foi longa – durou quase toda a tarde – mas bem produtiva, conforme ele mesmo contou para a coluna, via WhatsApp. O chefe do executivo avaliou como de suma importância esse encontro, não só pela discussão de metas e os 100 dias de governo (completados no último fim de semana), como também sobre a pandemia e o aniversário da cidade, que em 8 de junho chega aos 26 anos de emancipação. Inclusive, na ocasião da data comemorativa, Vantoil disse que vai entregar importantes obras para a população. “Teremos inaugurações diversas, numa prova de que, mesmo durante esse período pandêmico, estamos cuidando não só da saúde, mas também a frente de outras ações importantes para o desenvolvimento da nossa cidade”. Em breve saberemos que inaugurações serão essas, fiquem ligados!

LIVIA NA GUANABARA

Na sessão da Câmara Municipal de Araruama desta terça-feira (13), o vereador Nelsinho do Som (PSC), mais uma vez, declarou sua admiração pela prefeita da cidade, Lívia Belo (PP). O parlamentar chegou a afirmar até que Lívia deveria assumir o Palácio da Guanabara para mostrar como se faz uma gestão de verdade. Essa história de Lívia como governadora já rendeu bastante e o marido dela, o ex-prefeito Chiquinho da Educação, parece bem entusiasmado com a ideia, inclusive já comentou sobre quando participou do #15MinutosNoRC, realizado em 29 de janeiro. Ao Portal nesta quarta (14), Chiquinho voltou a confirmar que existe esse movimento para Livia concorrer ao governo do Estado, mas afirmou que tem que ser uma construção maior. “Está acontecendo de fora para dentro, com diversos servidores graduados no estado que tem trabalhado essa possibilidade, incentivado a prefeita a assumir esse protagonismo”, afirmou o primeiro-cavalheiro. Sonhar não custa nada, né?

LEGISLATIVO BUZIANO

O Portal RC24h foi atrás de mais informações sobre a antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara de Armação dos Búzios para o biênio 2023/2024. O parlamentar Lorram (PRTB) informou nesta quarta-feira (14) que a proposta já aprovada de antecipar a escolha para esse mês foi uma iniciativa do atual presidente, Rafael Aguiar (REP), junto aos outros seis vereadores da base governista na casa para dar mais estabilidade e mais segurança à conjuntura política de Búzios em meio a pandemia de COVID-19. Segundo Lorram, como Rafael não se colocou para uma reeleição e Josué Pereira (PRTB) também não sinalizou interesse na cabeça de chapa, o grupo discute lançar o próprio Lorram como candidato. “O importante é o município ter estabilidade para a gente avançar aí. Não tenho essa vaidade, não, mas, se tiver que ser, vai ser”, disse o vereador, afirmando que a decisão do grupo segue em discussão.

GIF SEMPRE ALERTA

Ainda de Búzios, quem entrou em contato com a coluna foi o secretário do Ambiente, Pesca e Urbanismo de Búzios, Evanildo Nascimento, contando que a fiscalização por lá não tá de brincadeira não, é um olho no peixe e outro no gato. A criação do GIF – Grupo Integrado de Fiscalização é um dos maiores responsáveis por certificar se na península estão respeitando as regras do decreto para o funcionamento das atividades no município nessa pandemia. “Identificamos o aumento do número de casos e a proliferação da doença na cidade assim que assumimos o governo. Logo vimos a necessidade de criar o GIF, que vai permanecer em atividade enquanto durar a pandemia. Esse grupo é formado por um coordenador e um fiscal de cada secretaria. Graças a esse trabalho estamos conseguindo manter a doença sob controle na cidade, principalmente no que tange à proliferação da mesma”, explicou Evanildo. O GIF funciona diariamente e fiscaliza todos os estabelecimentos comerciais da cidade.

AS FAKES DE GLADYS

A ex-vereadora e ex-candidata à Prefeitura de Armação dos Búzios, Gladys Nunes (PSC) causou na noite desta terça-feira (13), ao fazer denúncias em uma live com relação ao Hospital Municipal Rodolfo Perissé e o atendimento a COVID-19 no município. De acordo com o relato que Gladys alega ter recebido, “profissionais que estão dentro do COVID estão matando as pessoas, estão fazendo monstruosidades dentro do local do COVID”. A denúncia afirma que as sedações que estão sendo aplicadas nos pacientes não são apropriadas para a doença, muito por falta de material. Já nesta quarta (14), a Prefeitura e secretaria de Saúde rebateram Gladys e, ao que tudo indica, a ex-parlamentar divulgou uma fake news. Não pela primeira vez neste ano. Gladys, na verdade, tem dado é muito tiro na água, claramente sentindo falta do período em que tinha mandado e podia atuar como fiscal do Poder Executivo. Agora, a situação é diferente e ela precisa ter mais responsabilidade na divulgação de suas denúncias, porque podem acarretar processo nas costas dela.

RESPOSTA VEIO A GALOPE

E é o que parece que vai acontecer neste caso. No vídeo publicado pela Saúde do município, a Prefeitura mostra que os medicamentos supostamente em falta estão disponíveis no hospital, mostrando a improcedência do relato de Gladys. A informação que se tem é que a Procuradoria-Geral de Búzios vai ingressar em uma ação contra Nunes. Segunda vez só em 2021. Mais uma e já pode pedir música no Fantástico.

O NOVO QUIPROQUÓ DO CABO

Arraial do Cabo representa bem o Brasil, né? Lá, o cabista acompanha uma novela atrás da outra. A nova do município foi a denúncia de uma compra superfaturada de testes rápidos para COVID-19. Segundo documentos mostrados em um vídeo do ex-subsecretário de Eventos de Arraial, Raphael Barreto, a unidade do teste foi adquirido em Arraial por R$ 22,80, sem licitação, mas foi oferecida pela mesma empresa, também no mês de março para Cabo Frio, por R$ 12. Em uma longa nota, a Prefeitura rebateu a denúncia e disse que há uma confusão feita no vídeo. A secretaria de Saúde esclareceu que o processo de dispensa de licitação é regular e que Cabo Frio conseguiu um preço melhor pela unidade do teste por conta da quantidade. Enquanto arraial comprou 15 mil testes, em Cabo Frio, foram oferecidas 40 mil unidades. Mesmo assim, a Prefeitura afirma que foi feita uma negociação com a empresa que fez com que o valor total do contrato fosse de R$ 327 mil para R$ 225 mil, com a unidade do teste saindo a R$ 15. De acordo com a Prefeitura, o material será entregue em três remessas e a primeira delas já está disponível. As próximas devem chegar ao longo dos próximos meses. A gente fica com o aguardo de qual vai ser a próxima trama a balançar as estruturas do “Beco da Fofoca”.

AUDIÊNCIA VAI DISCUTIR ZONEAMENTO

Uma audiência pública marcada para o dia 12 de maio, em São Pedro da Aldeia pode ser o início da busca pela resolução de um problema que tem afetado, há anos, a população que mora no Campo Redondo, local onde funciona uma pedreira. O objetivo desse encontro é consultar a população sobre a possível alteração do zoneamento do bairro. Quem mora por lá reclama de tremores, barulho, sujeira e doenças respiratórias causadas pela poeira levantada durante as atividades. Quando chove então, o que já era ruim fica pior, o transtorno triplica por conta do lamaçal e alagamentos. A audiência, que é aberta a participações com relatos e sugestões de todos os moradores ou entidades interessadas, será das 16 às 19 horas, na praça do bairro, localizada na Rua Silva Jardim.

PROTESTO NA BARREIRA

O bicho pegou nesta quarta-feira (14), na barreira sanitária de Casimiro de Abreu, entre Barra de São João – distrito de Casimiro – e Tamoios – segundo distrito de Cabo Frio, onde a população fez um protesto durante toda a tarde. É que os moradores e comerciantes que diariamente precisam se deslocar e margam longa espera na passagem, nos dois sentidos da via. É congestionamento que não acaba, apesar do duro trabalho desempenhado pelos agentes de segurança que ficam no local para garantir que o trânsito flua. Mas esse problema tá longe de ser resolvido, até porque a barreira é uma das ferramentas de combate à disseminação da Covid. A prefeitura de Casimiro ainda não havia se manifestado sobre o protesto.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content