InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (13)

Vantoil Martins e secretariado participam de imersão em gestão pública; Magdala Furtado visita futuro empreendimento e os bastidores da exoneração de procurador; Fabiano Horta em busca da UFF; Alexandre Martins nas obras do Mercado do Pescador; Prefeitura de São Pedro da Aldeia adere a programa do governo federal; A parceria do IFF com a prefeitura cabista; Manoela Peres convoca reunião com mulheres; Na ausência do município, vereador de Araruama encontra moradores construindo ponto de ônibus... E muito mais!

IMERSÃO COM GESTORES PÚBLICOS

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (13) começa com uma verdadeira imersão envolvendo o secretariado da prefeitura de Iguaba Grande, juntamente com o prefeito, Vantoil Martins (CID), em um curso de Liderança Empreendedora. A iniciativa voltada para gestores públicos municipais é do Sebrae. No primeiro encontro, realizado em Cabo Frio, o módulo foi apresentado por Angélica Soares Gusmão e teve como tema abordado “Liderança para uma Agenda de Desenvolvimento Global”. Serão realizados mais dois dias de curso com os módulos “Gestão Empreendedora” e “Cultura Organizacional”. Além da palestra, também foram realizadas dinâmicas entre os secretários. O objetivo do curso é o planejamento estratégico da gestão, analisando os pontos necessários a serem melhorados, pensando nas políticas públicas. “Hoje me sinto feliz em realizar mais esta etapa de capacitação da minha equipe de secretários e subsecretários. O Sebrae é um grande parceiro da nossa gestão e nós sempre estaremos prontos para colocar em prática todos os ensinamentos desta equipe de profissionais”, declarou Vantoil.

VISITA A FUTURO EMPREENDIMENTO

Em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PL) visitou, nesta quarta-feira (13), o canteiro de obras de um supermercado que será inaugurado na cidade em abril do ano que vem. No local, que fica no terreno entre as avenidas Julia Kubitscheck e Teixeira e Souza, foi recebida pelo empresário Sérgio Carone. “Cabo Frio precisa de investimentos capazes de gerar empregos e melhorar a vida da população. Observando a legalidade, não medirei esforços para atrair novas empresas para o nosso município”.

QUAL SERÁ O MOTIVO?

Em Cabo Frio, a exoneração do procurador-geral do município, David Figueiredo, causou muita estranheza. A publicação no Diário Oficial pegou de surpresa o secretário de Governo, Ruy França, e até a secretária adjunta de Comunicação, Cristina Frazão. Oficialmente, a Prefeitura disse que o desligamento foi a pedido do próprio advogado, por motivos particulares. No entanto, nos bastidores há dois comentários. O primeiro é que David pediu exoneração porque ele é advogado de Glaidson Acácio dos Santos, o Faraó dos Bitcoins, aquele cara que talvez tenha feito a maior pirâmide da história da economia do Brasil, quiçá do mundo e está preso. Como a OAB veda que um procurador seja também advogado, ele teria feito essa manobra para conseguir advogar e, ao mesmo tempo, ser procurador. Por outro lado, tem quem acredite que já se trata de uma debandada do governo Magdala Furtado. Quem quiser que fique com sua versão preferencial.

PLANO VERÃO

Continuando em território cabo-friense, a Prefeitura apresentou, nesta quarta (13), o planejamento para o verão. A audiência pública aconteceu na Câmara Municipal, com a presença e participação de vereadores, sociedade civil organizada, gestores municipais, forças de segurança e outras associações e seus representantes. Quem comandou a apresentação foi a secretária de Turismo, Paula Pinheiro (vídeo acima). “Este ano estamos entregando esse plano a 100 dias da chegada do verão. Entendemos que é de extrema importância essa preparação (…) Cabo Frio é uma cidade de apelo e potencial turístico forte. Durante todo o ano, trabalhamos para receber os turistas, mas a alta temporada precisa ser trabalhada com ainda mais carinho, cuidado, e pautada em fiscalização e ordenamento”, destacou. A mesa de autoridades foi composta, ainda, pelo presidente do legislativo, Miguel Alencar (UNIÃO), pelo secretário de Governo, Ruy França, pelo presidente da Comissão Legislativa de Turismo, vereador Roberto Jesus (MDB), e pelo comandante do 25º BPM, tenente-coronel Leonardo Ribeiro de Oliveira.

EM BUSCA DA UFF

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), está feliz da vida com uma reunião que teve nesta quarta-feira (13) com o reitor da UFF, Antônio Cláudio, e com o professor Eduardo Camilo, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. No encontro, os três conversaram sobre o convênio com a Codemar para o desenvolvimento da biofábrica, que tem revitalizado as lagoas maricaenses. “Além de manter essa parceria, vamos ampliar a fábrica e o volume de produção”, anunciou Horta. O município conseguiu viabilizar a implantação de cursos de mestrado e pós-graduação lato senso na cidade. “Um primeiro passo para que a universidade possa se fixar na cidade e, num segundo momento, possamos viabilizar também os cursos de graduação com a implantação de um campus em nossa cidade”, explicou o prefeito. Para o chefe do executivo, trata-se de “uma grande e importante conquista”.

FALTA POUCO

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) foi visitar a finalização das obras do Mercado do Pescador, uma antiga reivindicação popular para a comercialização dos pescados. O mercado fica na Praça do Quilombo, no bairro da Rasa – que será inaugurada em breve, e contempla a construção de sete boxes. Aliás, há possibilidade de que o evento de inauguração tenha a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Galera da Rasa na expectativa total.

MAIS UM PRA LISTA

Depois da prefeita cabo-friense, Magdala Furtado, mais um representante do Executivo de município da Região dos Lagos foi vítima de clonagem de WhatsApp. O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, alertou, nas redes sociais, que não está enviando mensagens para ninguém pedindo dinheiro ou ajuda e que seu carro não teve pane elétrica. “Ninguém merece esses golpes. Graças a Deus, estou bem. O meu WhatsApp foi clonado. Tentei recuperar, mas não estou conseguindo. Após o expediente de trabalho, estarei excluindo o WhatsApp e criando um novo WhatsApp que eu consiga (re)adicionar os contatos dos(as) amigos que hoje aparecem com ‘suspeita de fraude'”, comentou o secretário. Por fim, Romano ainda desabafou: “infelizmente, tem gente que perde o tempo clonando e prejudicando quem trabalha”.

PROGRAMA DE RECICLAGEM POPULAR

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia enviou, nesta quarta-feira (13), o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira, e o diretor Leonardo Rosas para um evento no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro. A ocasião serviu para formalizar a adesão ao programa Diogo de Sant’Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores para a reciclagem popular. A cerimônia foi realizada com o governador em exercício, Thiago Pampolha (UNIÃO). A iniciativa do Governo Federal, reativada em fevereiro deste ano, tem o objetivo de integrar e articular ações e projetos das esferas federal, estadual e municipal voltados à promoção e defesa dos direitos dos profissionais que trabalham com materiais reutilizáveis e recicláveis. Bacana, hein?

REUNIÃO COM IFF

Por falar em secretário de Ambiente, o titular da pasta em Arraial do Cabo, Jorge Oliveira, teve um encontro, nesta terça-feira (12), com o diretor do IFF, David Barreto. A agenda se deu em meio à visita de alguns requerentes à secretaria que foram tirar dúvidas sobre processos. Segundo Jorge, com Barreto, o assunto foi o alinhamento de projetos futuros. Um deles será a integração do Poder Público com a instituição que prepara profissionais na área ambiental. “Nada mais eficiente do que trabalhar as necessidades da cidade com diálogos e soluções no meio acadêmico”, pontuou o secretário.

CONSELHO DE CULTURA

Os 32 membros do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio de Arraial do Cabo tomaram posse durante cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (13), na sede da Subcult, no antigo cinema. Destes, 16 são titulares e outros 16 suplentes. A ocasião ocorreu durante a IV Conferência Municipal de Cultura e Patrimônio, contou com a presença de várias autoridades, líderes da sociedade civil e artistas locais. Durante o evento, também foram eleitos os delegados do conselho. O presidente será Fernando da Cruz Porto. Além de indicações do governo municipal, o Conselho tem cadeiras para representantes do artesanato, da pesca artesanal, dos povos tradicionais, da comunidade LGBTQIA+, da música, das artes do palco, das artes visuais e produção e da cultura popular e patrimônio.

PROVISÓRIA DO PSDB

Ainda no Cabo, 2024 está logo ali. O coordenador da Regional do PSDB do Rio de Janeiro, Wilson Piccoli, recebeu de Mariel Dantas os nomes para o diretório provisório do partido na cidade. Há três anos, o partido compôs a coligação O Arraial é Capaz de Mudar, com o atual pedetista Ton Porto (DEM, na época), como prefeito, e Tê (PSDB), como vice. A chapa ficou em 3º lugar na ocasião.

CONVITE PARA AS MULHERES

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), fez um convite para todas as mulheres que a acompanham e, principalmente, para as que querem continuar fazendo parte de todas as “transformações que estamos realizando”. O encontro será na segunda-feira (18), às 19h.

DE VOLTA AO MDB

Enquanto isso, uma das principais vozes da oposição em Saquarema, o ex-deputado estadual Paulo Melo voltou ao MDB nesta semana. Pelo partido, o veterano chegou a ser eleito algumas vezes para a Alerj. “Noite de muita alegria e responsabilidade. [O MDB é um] Partido onde construí uma história de muito respeito e uma trajetória de muito sucesso”, declarou. O evento de filiação contou com o presidente estadual em exercício do MDB-RJ, Washington Reis; o deputado estadual Rosenverg Reis; a deputada estadual Franciane Motta; o ex-prefeito e presidente do MDB Araruama, Chiquinho da Educação; os ex-prefeitos de Cabo Frio, Alair Corrêa e Marquinho Mendes; a ex-prefeita de Bom Jesus do Itabapoana, Branca Motta e a presidente nacional do Agir 36, Suêd Haidar. A executiva municipal do MDB de Saquarema quer lançar o nome de Paulo Melo como candidato ao cargo de prefeito nas eleições de 2024. Por lá, o jogo promete ser dos mais duros, viu?

QUE SITUAÇÃO…

O vereador de Araruama Oliveira da Guarda (MDB) denunciou, nesta quarta-feira (13), uma situação bem peculiar, para não dizer absurda. Passando na Estrada de São Vicente, o parlamentar afirmou que se deparou com alguns idosos construindo um ponto de ônibus. Ao conversar com os moradores, Oliveira afirmou que eles fizeram uma vaquinha para a construção do mesmo. Uma tampa de bueiro também teve que ser confeccionada pelos próprios. “Essa é a nossa realidade, os moradores fazendo o papel que deveria ser da Prefeitura”, lamentou o vereador. O vídeo está disponível acima.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo