A sexta-feira (29) chegou e, com ela, a tão esperada Black Friday. Em Cabo Frio, as perspectivas são altas, especialmente nos comércios locais. Com descontos de até 70%, lojistas projetam aumentos nas vendas e chegada de novos clientes.
O centro da cidade estava movimentado na tarde desta quinta-feira (28), com destaque para a alta procura por roupas e eletrônicos. A véspera de uma das datas mais importantes para o comércio, conhecida como “Esquenta Black”, o fluxo intenso de consumidores já dava uma prévia do que se esperava para esta sexta-feira.
Os consumidores de Cabo Frio refletem um panorama mais extenso, segundo levantamento do Google. Conforme pesquisa, roupas e celulares, além de itens de decoração e perfumes, estão entre os itens mais procurados pelos brasileiros nesta Black Friday 2024. A projeção, de acordo com a Confederação nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), é que a data movimente mais de R$ 5,22 bilhões em todo o país.


Foi a partir dessa perspectiva que na loja de vestuário e acessórios Anita, a gestora Sasha destacou que a espera é de um aumento significativo no fluxo de clientes nesta sexta-feira, atraídos pelas araras “repletas de oportunidades de descontos”. O objetivo é alcançar novos perfis de consumidores, além daqueles que já são habituais do estabelecimento.
Já na Épou Store, especializada em eletrônicos, o vendedor Arthur afirmou que o objetivo da campanha foi oferecer uma “Black Friday real”, sem práticas de aumento prévio de preços para simular descontos, como ocorre em algumas lojas.
Inclusive, a chamada “Black Fraude” foi bastante comentada pelas ruas da cidade. Alguns consumidores relataram que, no último mês, os preços de determinados produtos foram elevados para que, nesta sexta-feira, fossem reduzidos novamente. Essa prática, conhecida como propaganda enganosa, é considerada criminosa no Brasil, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Empresas que adotam esse método podem ser penalizadas, já que o CDC exige que as ofertas sejam claras e correspondam aos preços efetivamente praticados. A fiscalização é realizada por órgãos como os PROCONs, que monitoram irregularidades durante esse período
Além da movimentação típica da Black Friday, outro fator que promete impulsionar as vendas é o pagamento da primeira parcela do 13º salário, que deve ser efetuado até esta sexta-feira para trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas. Um exemplo é Érica Leão, que aguardou o ano inteiro para aproveitar a data e comprar o videogame tão desejado por seu filho, Eduardo, que está ansioso pelo presente.
O pagamento do décimo-terceiro deve injetar mais de R$ 321 bilhões na economia brasileira, representando 3% do PIB, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Aproximadamente 90 milhões de pessoas serão beneficiadas, incluindo trabalhadores formais, aposentados e pensionistas, o que corresponde a cerca de 60% da força de trabalho nacional.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.