A previsão é que até novembro o trecho seja concluído, reforçando a proteção da maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo. Quem tira o sustento da laguna acredita que a obra vai impulsionar ainda mais o movimento de moradores e turistas. “A cidade é pequena e depende do turismo. A laguna é o nosso principal cartão postal. Com a água com boa balneabilidade, os moradores passarão a frequentar ainda mais a praia, mais visitantes virão para o município e a economia local vai ficar mais fortalecida”, pontua a atendente de um quiosque, Michele da Silva.
No bairro, além da instalação do cinturão, também estão sendo implantados cerca de três quilômetros de rede separativa de esgoto, que irá atuar em complemento ao Coleta em Tempo Seco, atual modelo de esgotamento sanitário em vigor, beneficiando mais de 1.400 pessoas. A ação começou nas ruas do entorno da Praça Oswaldo Cruz, com 105 metros de tubulação assentados. “Esse é um dos principais cartões-postais da Região dos Lagos, um verdadeiro patrimônio ambiental e fonte de renda para comerciantes e pescadores, por isso estamos empenhados em contribuir para a melhoria definitiva da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama, em todos os trechos da nossa área de concessão”, ressalta o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.
Com investimento de R$50 milhões, até 2024, obra também se estenderá aos bairros Recanto das Dunas, Vila do Sol, Jacaré (próximo ao Mercado de Peixe) e Porto do Carro, em Cabo Frio; Vinhateiro, Mossoró, Baixo Grande, Nova São Pedro e Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia; e Vila Industrial, em Arraial do Cabo; concluindo a faixa de proteção da laguna. A construção irá se somar aos 38 km de cinturão já implantados na área de concessão da companhia.




Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.