O atleta Buziano Albert Lopes participou, entre os dias 23 e 27 de novembro, do 2º Campeonato Pan-Americano de Va’a, na cidade de Coquimbo, no Chile. Lá, ele conquistou o terceiro lugar na competição, ganhando a medalha de bronze.
A equipe do qual o buziano fez parte foi formada po vários atletas brasileiros, para representar a Seleção Brasileira de Va’a. O circuito percorrido foi de 24km.
Segundo Albert Lopes, na competição, participaram os melhores atletas da América do Sul. A equipe da Ilha de Páscoa, que pratica este esporte há muitos anos, ficou com o ouro. “Para nós brasileiros o terceiro lugar foi uma conquista muito grande, pois a modalidade é nova no Brasil. Foi uma prova muito dura. Quero agradecer a Prefeitura de Búzios, em especial ao prefeito Alexandre Martins, pelo empenho em ter me ajudado nas despesas de passagem e hospedagem, sem a qual não teria a chance de trazer uma medalha de bronze para casa”.
Esporte Va’a
Canoa Havaiana ou Canoa Polinésia, são nomes nacionalizados para denominar o esporte, que surgiu na região do triângulo polinésio e originalmente é conhecido como Va’a, Wa’a ou Waka.
A modalidade Va’a emancipou-se no Brasil da entidade máxima da Canoagem Brasileira, criando sua própria entidade chamada de Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA). A partir de 2017 os atletas de Va’a se confederaram à nova entidade, dando sequência no plano de crescimento do esporte no Brasil.