19/01/2025 — 12:40
  (Horário de Brasília)

Artesanato da Região dos Lagos é destaque em exposição no Vaticano

Peça feita com fibras naturais de São Pedro da Aldeia integra exposição até o dia 6 de janeiro

Compartilhe

Um presépio criado no Brasil, com materiais provenientes da Região dos Lagos, está representando o país na exposição internacional “100 Presépios no Vaticano”, realizada até o dia 6 de janeiro, na colunata da praça de São Pedro, em Roma. A peça, intitulada “Esperança de Vida: Cuidado com a Criação”, foi desenvolvida pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor em parceria com o Instituto Redemptor e outros profissionais da área artística e artesanal.

A obra foi elaborada com materiais naturais e biodegradáveis, como palha de milho, fibra de bananeira, taboa e fibra de coco, extraídos de cidades como São Pedro da Aldeia. Conforme os idealizadores, é a primeira vez que um presépio brasileiro participa da renomada exposição no Vaticano.

Os personagens do presépio foram confeccionados por Eva Gomes, conhecida como Tia Eva, e pela artista plástica e cenógrafa Fabiana Barrocas, com direção de arte e design assinados por Luiza Bomeny. A designer destacou a relevância internacional do trabalho: “É gratificante ver o artesanato brasileiro reconhecido globalmente. Estar no Vaticano reforça a importância de valorizar a cultura e o talento dos nossos artistas.”

Para Marcos Martins, gestor ambiental do santuário e coordenador do projeto ao lado da designer de interiores Alessandra Amaral, a participação na exposição representa um marco para o artesanato sustentável. Ele destacou que a iniciativa também gera impacto social ao oferecer oportunidades de renda para os artesãos envolvidos.

O reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, enfatizou o simbolismo do presépio: “Essa participação reafirma nosso compromisso com a espiritualidade e com o cuidado pela Casa Comum, alinhando fé e sustentabilidade em um único projeto.”

A exposição faz parte da programação “O Jubileu é Cultura”, organizada pelo Dicastério para a Evangelização em preparação ao Jubileu de 2025. O evento busca transmitir mensagens de simplicidade e esperança, associando a simbologia do presépio à essência da vida.

Fonte: Portal Multiplix

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo