Um turista argentino foi preso em flagrante nesta sexta-feira (27) após agredir um guarda-vidas na Praia de Geribá, em Búzios. O homem, que trabalhava na região, teria iniciado uma discussão e atacado o profissional que prestava orientações de segurança.
Testemunhas relataram que o argentino proferiu ofensas racistas antes de partir para a agressão física. Segundo relatos, ele chamou o guarda-vidas de “mono” (macaco) e “mono basura” (macaco lixo). Outros trabalhadores da praia conseguiram conter o agressor até a chegada da Polícia Militar.
Levado à Delegacia de Polícia de Cabo Frio, ele foi autuado por lesão corporal e injúria racial. A vítima, que preferiu não ter o nome divulgado, registrou a ocorrência e passará por exame de corpo de delito. A pena para o crime de injúria racial pode variar de um a três anos de prisão e inclui multa.
A Prefeitura de Búzios divulgou uma nota repudiando o ocorrido e reforçando a importância do respeito aos profissionais que trabalham na segurança dos banhistas.
A Polícia Civil continua investigando o caso e pretende ouvir novas testemunhas. De acordo com informações preliminares, o homem teria confessado ter antecedentes criminais na Argentina e também agrediu um policial durante o procedimento no Instituto Médico Legal (IML) de Cabo Frio.
Fonte: Folha de Búzios
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).