Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro em conjunto com agentes do Pará prendeu, nesta sexta-feira (2), três mulheres apontadas como integrantes do Comando Vermelho. O bonde foi localizado em Cabo Frio, e entre as presas está Bianca Duarte Franco, de 24 anos — conhecida nas redes como “Fielzinha do 41” ou “Ayna”.
A mulher ficou ‘famosa’ após viralizar em um vídeo onde aparece dançando armada com um fuzil durante um baile funk no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio. Segundo as investigações, Bianca é considerada peça-chave da facção no Pará, atuando como uma espécie de ‘RH do tráfico’, responsável por recrutar e cadastrar novos membros da organização.
“Minha mãe sabe que eu tiro plantão, sabe que eu sou bandida, que trafico, que ando armada… tudo o que eu faço ela sabe”, afirmou a própria em um vídeo que circula nas redes sociais, onde a ostentação e a vida no crime são escancaradas sem filtro.
As outras duas presas foram identificadas como Layane Tharlita Santos Santana, também do Pará, e Kalita Eduarda Ataíde, do Distrito Federal. De acordo com a polícia, Layane atuava como “mula”, fazendo o ‘corre’ entre comunidades com entorpecentes. Já Kalita era a responsável pela boca, vendendo as drogas direto no varejo, numa favela de Cabo Frio.
A prisão do trio faz parte da Operação Parabellum, coordenada pela Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo os investigadores, após a repercussão do vídeo armado, Bianca teria se escondido na comunidade da Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio, de onde fugiu na véspera do feriado para a Região dos Lagos.
As três foram presas em flagrante por tráfico e associação para o tráfico, e seguem à disposição da Justiça.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.