11/12/2024 — 22:30
  (Horário de Brasília)

Três gigantes celestes encantam o céu noturno em novembro e dezembro

Vênus, Saturno e Júpiter protagonizam um espetáculo celestial visível a olho nu, logo após o pôr do sol

Compartilhe

Os amantes da astronomia e da natureza têm um encontro marcado com o céu noturno nos próximos meses. Entre novembro e dezembro, um trio de planetas – Vênus, Saturno e Júpiter – protagoniza um espetáculo celestial visível a olho nu, logo após o pôr do sol.

Com brilhos intensos e cores características, os planetas formam um alinhamento que promete encantar observadores de todas as idades. Vênus, conhecido por seu intenso brilho prateado, será o primeiro a surgir no horizonte oeste, cerca de 20 minutos após o ocaso. Em seguida, Saturno, com seu tom amarelado, poderá ser avistado no horizonte noroeste. Por fim, o gigante gasoso Júpiter brilhará próximo ao horizonte nordeste, competindo em luminosidade com as estrelas mais próximas.

Para facilitar a observação, basta olhar para o horizonte norte: Vênus estará à esquerda, Saturno um pouco acima e Júpiter à direita. Noites claras e sem nuvens proporcionarão a melhor visibilidade desse fenômeno astronômico, que convida a todos a se conectarem com as maravilhas do universo.

As noites de Lua Nova são especialmente indicadas para apreciar os detalhes desse alinhamento planetário, já que o brilho lunar não ofusca a beleza dos planetas.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo