19/12/2024 — 19:57
  (Horário de Brasília)

Alerj proíbe venda de armas de gel no estado do Rio de Janeiro

Nova legislação, ao incluir as gel blasters na lista de objetos proibidos, visa evitar possíveis confusões em situações de risco, como em abordagens policiais

Compartilhe

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou uma nova lei que proíbe a comercialização de gel blasters no estado. A emenda, adicionada ao projeto de lei de 1995 da deputada Marta Rocha, que já restringia réplicas de armas de fogo, foi proposta pela deputada Tia Ju e tem como objetivo garantir a segurança pública e coibir o incentivo à violência.

As gel blasters, brinquedos que disparam pequenas esferas de gel, ganharam popularidade nos últimos anos, sendo encontradas em diversos locais, como camelôs, lojas e até mesmo em shoppings, especialmente durante as festas de fim de ano. A aparência similar a armas de fogo reais e a capacidade de disparar projéteis, ainda que não letais, geraram preocupação entre pais, especialistas e autoridades.

A nova legislação, ao incluir as gel blasters na lista de objetos proibidos, visa evitar possíveis confusões em situações de risco, como em abordagens policiais. Além disso, a lei busca prevenir o uso desses brinquedos em práticas que possam incitar a violência ou colocar em perigo a integridade física de pessoas.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo