A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou uma nova lei que proíbe a comercialização de gel blasters no estado. A emenda, adicionada ao projeto de lei de 1995 da deputada Marta Rocha, que já restringia réplicas de armas de fogo, foi proposta pela deputada Tia Ju e tem como objetivo garantir a segurança pública e coibir o incentivo à violência.
As gel blasters, brinquedos que disparam pequenas esferas de gel, ganharam popularidade nos últimos anos, sendo encontradas em diversos locais, como camelôs, lojas e até mesmo em shoppings, especialmente durante as festas de fim de ano. A aparência similar a armas de fogo reais e a capacidade de disparar projéteis, ainda que não letais, geraram preocupação entre pais, especialistas e autoridades.
A nova legislação, ao incluir as gel blasters na lista de objetos proibidos, visa evitar possíveis confusões em situações de risco, como em abordagens policiais. Além disso, a lei busca prevenir o uso desses brinquedos em práticas que possam incitar a violência ou colocar em perigo a integridade física de pessoas.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.