15/01/2025 — 02:54
  (Horário de Brasília)

Agenda do Mês Estadual da Mulher Empreendedora chega a Búzios

Os eventos acontecem nesta sexta-feira (17) e sábado (18) e vão mobilizar mulheres empreendedoras da cidade

Compartilhe

A agenda de atividades da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) no Mês Estadual da Mulher Empreendedora chega à Armação de Búzios. Dois grandes eventos vão reunir as mulheres empreendedoras do município e prometem movimentar a cidade, com ações, trocas de experiências e oportunidades de negócios: na sexta (17), às 15h, no Geribá Tênis Park, acontece o Fórum Mulheres & Negócios; e no sábado (18), das 14h às 20h, na Praça dos Ossos, o encontro será na Feira das Pretas. As duas ações são uma parceria da SEM-RJ com a Secretaria da Mulher de Búzios.

“Teremos dois eventos que fomentam o empreendedorismo, o empoderamento e a autonomia da mulher.  Somos o estado mais feminino do país, com uma população formada por quase 53% de mulheres, e também o estado com a maior porcentagem de mulheres empreendedoras, 38%. Esse mês inteiro de encontros e ações, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, tem o objetivo de reforçar e destacar a importância dos negócios liderados por mulheres na economia do estado e do nosso país”, afirmou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, que estará presente na abertura das celebrações em Búzios, no dia 17.

O governador Cláudio Castro sancionou a lei que institui o Mês Estadual da Mulher Empreendedora, que será comemorado, anualmente, em novembro. E para marcar a celebração, a Secretaria de Estado da Mulher vem promovendo uma série de workshops, palestras, rodadas de negócios, exposições e debates ao longo deste mês, envolvendo pelo menos 12 municípios do estado. Dezoito ações foram pensadas para inspirar, capacitar e conectar mulheres empreendedoras fluminenses. A abertura das comemorações aconteceu no dia 6, com um seminário no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é comemorado dia 19 de novembro, data instituída pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino foi criada pelo Governo Federal com objetivo de promover a troca de experiências e a educação empreendedora entre as mulheres. No Rio de Janeiro, a Alerj aprovou a lei nº 2108/2023, de autoria da deputada Tia Ju, que inclui no calendário oficial do estado o Mês Estadual da Mulher Empreendedora.

Rio de Janeiro é o estado com a maior porcentagem de empreendedoras no país. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, com base da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, no 3º trimestre do ano passado, o Rio de Janeiro é o estado com maior proporção de empreendedoras: 38% dos empreendimentos são liderados por mulheres (a média nacional é de 34,4%).

Além disso, 53% das mulheres empreendedoras fluminenses são chefes de família.
Ainda segundo a pesquisa do Sebrae, o estado do Rio tem mais de 941 mil empreendedoras (9,1% do total do país), ficando atrás apenas de Minas Gerais com mais de 980 mil (9,5%) e São Paulo com mais de 2,4 milhões (23,9%).

AGENDA DO MÊS ESTADUAL DA MULHER EMPREENDEDORA EM BÚZIOS:

17/11 – 15h – Fórum Mulheres & Negócios, no Geribá Tênis Park.

18/11 – 14h às 20h – Feira das Pretas. Arte, gastronomia, música e moda. Praça dos Ossos, Búzios.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo