23/12/2024 — 09:33
  (Horário de Brasília)

Adolescente de 15 anos morre após 4 dias internado na UPA de Cabo Frio com leucemia; decisão judicial exigindo transferência não foi acatada

João Vitor de Souza Mesquita deu entrada na unidade no último dia 31 de dezembro, com quadro de fraqueza, perda ponderal, cegueira, febre, dores, entre outros

Compartilhe

Um adolescente de 15 anos, morador do bairro Manoel Corrêa, em Cabo Frio, morreu no início da tarde desta quarta-feira (4), após quatro dias internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Parque Burle, com quadro de leucemia e à espera de transferência para um hospital de referência.

Segundo o advogado Ramon Folhadella, da ONG Ame Mais e que acompanha o caso, a vítima, João Vitor de Souza Mesquita, deu entrada na unidade no último dia 31 de dezembro, com quadro de fraqueza, perda ponderal, cegueira, febre, dores, entre outros.

A fim de identificar a doença que acometia o jovem, foram realizados diversos procedimentos e constatado quadro de neoplasia hematológica (leucemia) e solicitada a transferência, no mesmo dia, para uma unidade hospitalar de referência para tratamento hematológico e adequado em caráter de urgência. A necessidade foi comprovada em um laudo emitido na terça-feira (3), assinado pelo médico André Gonzaga.

Devido a demora na transferência do garoto, o advogado que representa a família entrou com uma liminar, que teve a tutela de urgência concedida.

De acordo com o documento, a transferência de João Vitor deveria ter sido providenciada até às 6h dessa quarta, em UTI móvel, “com equipe médica bastante, e a consequente transferência para hospital de referência no tratamento de neoplasia hematológica, público ou privado, com início, dentro das primeiras quatro horas da nova internação, dos procedimentos de avaliação e tratamento apontado como adequado após complemento diagnóstico”, o que não aconteceu.

Ainda conforme a decisão da Justiça, o descumprimento da ordem “ensejará multa de R$1.000,00 (mil reais) por hora de descumprimento e possível arresto por meio de bloqueio eletrônico”.

Procurados pelo Portal RC24h, o Governo do Estado afirmou que “a referida unidade não se encontra sob gestão estadual”. Já a Prefeitura de Cabo Frio informou que o paciente “citado foi inserido no sistema de regulação estadual imediatamente no dia 31 de dezembro de 2022, data da entrada da internação” e que para realização da transferência para uma unidade hospitalar com suporte hematológico, “dependia da disponibilidade de vaga nas unidades estaduais”.

Ainda conforme o município, “durante esse período, o paciente foi monitorado e recebeu o tratamento necessário na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do município. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde ficou de prontidão durante todo o período para a realização da transferência. A Prefeitura lamenta profundamente que a vaga na rede estadual não tenha sido disponibilizada a tempo”.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo