Uma ação conjunta de diversas entidades de Arraial do Cabo neste sábado (18) promoveu mais uma edição do projeto Limpeza dos Mares. Foram recolhidas cerca de três toneladas de lixo e 300 pneus submersos apenas na Praia dos Anjos.
A atividade faz parte do Clean Up Day, uma mobilização que ocorre anualmente em mais de 180 países.
A ação foi realizada, de forma simultânea, nas praias e nos distritos com representantes da Fundação de Meio Ambiente, secretaria do Ambiente e Saneamento, Guarda Mirim, alunos da Escola Social de Vela Filhos do Vento, Idac, Aremac, ONGs e diversas associações ligadas à pesca e mergulho, além dos cidadãos, contribuíram para retirar o lixo da faixa de areia e do mar.
Além da limpeza, a ação tem objetivo de educar e conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente.
Aremac e Projeto Mar Sem Lixo

A Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac) e o Projeto Mar Sem Lixo retiraram, neste sábado (18), mais de 400 quilos de detritos de quatro praias de Arraial do Cabo: Grande, Forno, Anjos e as Prainhas do Pontal do Atalaia.
O trabalho teve apoio de voluntários da “Eco Trilhas”, do movimento “Preserve Arraial do Cabo”, da Guarda Mirim de Arraial do Cabo, com suporte da Marinha do Brasil e da secretaria de Meio Ambiente.
Garrafas pet, descartáveis de uso individual, como talheres de plástico, pratinhos, copos, canudos e sacolas, além de latas de alumínio e guimbas de cigarro, foram recolhidas das areias e das áreas de restinga em uma ação que reuniu mais de 50 pessoas.
A Aremac, além de participar das ações, deu apoio ao evento e disponibilizou a sua lancha e os seus veículos para transportar os voluntários. Todo o material foi levado para a usina de reciclagem de Arraial do Cabo.
“É nosso dever conscientizar a população sobre a importância de não permitir que esses detritos cheguem ao mar e poluam o meio ambiente, por isso também distribuímos sacolas biodegradáveis nesse dia. O lixo na areia chega inevitavelmente ao mar, afetando a nossa fauna marinha, que é a nossa maior riqueza”, explica o presidente da AREMAC, Eraldo Cunha.
De acordo com os últimos estudos científicos, 25 milhões de toneladas de lixo entram nos oceanos todos os anos, pelo menos. Isso é igual esvaziar um caminhão de lixo no mar a cada dia. Além disso, 99% das aves marinhas terão ingerido plástico até 2050, ano em que estima-se que haverá mais lixo no mar do que peixes.
Por ano, também, 100 mil animais marinhos morrem por causa do lixo nos mares. A maior parte desse lixo chega ao mar porque é deixado nas praias de todo planeta. Por isso ações desse tipo são tão importantes.
“A população está crescendo, a poluição está crescendo e o descarte irregular está crescendo. Todas as praias, hoje, do planeta estão poluídas por detritos plásticos. E isso aqui é só a ponta do iceberg. A gente não consegue ver o lixo que está nos oceanos. A gente só vê o lixo que está nas praias. A situação é cada vez mais grave”, completa o presidente do Projeto Mar Sem Lixo, Roberto Ramos.