Uma operação integrada entre órgãos ambientais e de segurança pública resultou na prisão de um homem e na apreensão de 31 animais silvestres mantidos em cativeiro ilegal, nesta quarta-feira (22), no bairro Jacaré, em Cabo Frio. A ação foi motivada por denúncias de desmatamento no Morro do Telégrafo, área pertencente ao Parque Estadual da Costa do Sol.
A fiscalização, que inicialmente tinha como objetivo verificar os impactos ambientais da supressão de vegetação, acabou revelando um esquema de caça e comércio ilegal de aves nativas. Entre os animais resgatados estavam papagaios, pássaros e outras espécies da fauna brasileira, algumas delas ameaçadas de extinção. Os animais estavam em condições precárias e com sinais de domesticação.
Participaram da operação a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a Polícia Ambiental, o 25º Batalhão da Polícia Militar, a Guarda Marítima Ambiental, o Proeis e representantes do Parque Estadual da Costa do Sol. Todo o material utilizado para manter os animais em cativeiro também foi apreendido e levado à 126ª Delegacia de Polícia de Cabo Frio (126ª DP), onde o caso foi registrado.
Os animais passarão por um período de quarentena e avaliação no CEPAS (Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais e Sociais), que irá determinar a viabilidade da soltura em habitat natural. Segundo a equipe técnica, alguns ainda mantêm comportamentos típicos da vida silvestre, enquanto outros já estão altamente domesticados, o que pode dificultar o processo de reabilitação.
O secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Nogueira, ressaltou a importância da ação conjunta e da participação da população na denúncia de crimes ambientais. “A gente não consegue fazer nada sozinho. Essa operação só foi possível graças ao trabalho conjunto de todos os órgãos envolvidos e à denúncia de um cidadão de bem. É um alerta de que a fiscalização está atuante”, afirmou.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.