back to top
segunda-feira, outubro 7, 2024
InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosEspaço Cultural Zanine, em Búzios, recebe Cerimônia Fulni-Ô nesta sexta-feira (5)

Espaço Cultural Zanine, em Búzios, recebe Cerimônia Fulni-Ô nesta sexta-feira (5)

A cerimônia acontece a partir das 15h e conta com exposição de artesanatos indígenas, produzidos pelos próprios artesãos do povo Fulni-Ô

Nesta sexta-feira (5), o Espaço Cultural Zanine, em Búzios, recebe uma Cerimônia Fulni-Ô. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico do município e acontece a partir das 15h.

A cerimônia vai contar ainda, com exposição de artesanatos indígenas, produzidos pelos próprios artesãos do povo Fulni-Ô.

Projeto teve início com a empresária e moradora de Búzios Melissa Reis no projeto ‘Brasil Hawai Nakamakai’.

Os Fulni-ô atualmente habitam o município de Águas Belas, situado na zona fisiográfica do Sertão, a 273 quilômetros da capital do estado de Pernambuco. Na literatura histórica, eles também são conhecidos como Carnijós ou Carijós. A língua materna deles continua cumprindo um papel importante dentro dos rituais sagrados, principalmente dentro do Ouricuri. Durante esse ritual, que dura os meses de setembro e outubro, todos os Fulni-ô mudam-se para uma segunda aldeia, permanecendo lá até o final da cerimônia.

Com uma seca de mais de sete anos que devastou a agricultura de subsistência, este povo passou a ter no artesanato e nas apresentações culturais os principais caminhos para a manutenção econômica. 

Exímios artesãos, este povo tem uma ligação com as aves que só um povo que sofre com a ausência de suas matas, rios e caças, poderia ter. Este povo viaja o Brasil para dividir com todos a sabedoria de um povo que conquistou o reconhecimento de suas terras defendendo a coroa na Guerra do Paraguai. Dentro da aldeia, a vida econômica gira basicamente em torno da agricultura de subsistência e também do comércio de artesanatos feitos de palma, como bolsas, esteiras, chapéus e abanos.

Com relação às manifestações culturais dos Fulni-ô, as principais são a dança e a música, inspiradas em vários animais, sendo o Toré o mais tradicional. Os instrumentos mais utilizados são a maráca, o toré e a flauta.

Sabrina Sá
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo