back to top
segunda-feira, outubro 7, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (24)

Zé Bonifácio convida Carol Midori para secretariado; O movimentado tabuleiro político de Arraial do Cabo; A paralisação dos servidores de Araruama; Alexandre Martins recebe turma do Bolsa Atleta enquanto oposição se movimenta em Búzios; A turma da Baixada Litorânea no evento de Lula no Rio; Fábio do Pastel de olho na regularização fundiária; A reunião de vereadores com secretário da Educação de Iguaba... E muito mais!

SERÁ QUE VAI ACEITAR?

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (24) começa por Cabo Frio, onde a vereadora Carol Midori (PP), segundo uma fonte fidedigna, teria sido convidada para assumir a secretaria de Agricultura e assim dar uma atenção maior aos animais abandonados, principalmente na questão da castração. Ainda não se sabe se ela vai aceitar. Mas se aceitar, quem assume a cadeira dela no legislativo é o suplente Ralph Salvador. O convite está deixando alguns vereadores da base incomodados, até porque Carol Midori veio candidata com Dr Serginho (PL), assim como quando se candidatou a deputada. Vale ressaltar que ela tem um trabalho muito importante como protetora e conta com uma rede social bastante engajada. Além do que, seria também uma mulher no governo ocupando a vaga de Katyuscia Brito. Pelo que soubemos, Midori ainda não decidiu se vai aceitar ou não. Tentamos falar com ela e também com o prefeito José Bonifácio (PDT), mas sem sucesso. Contudo, nossas fontes garantem que o convite foi feito e que ela está estudando com bastante atenção essa possibilidade. Será que vai topar? Façam suas apostas senhoras e senhores.

PRETENSÕES DE ZÉ

Com essa manobra – colocando Carol Midori no governo e Ralph Salvador (imagem) assumindo a vaga -, Zé Bonifácio amplia sua base na Câmara. Hoje ele tem 14 vereadores e passaria a ter 15 (são 17 no total). Por outro lado, essa aproximação com outra liderança que não caminhou com Bonifácio na eleição, incomoda a base orgânica do prefeito, ou seja, àqueles que estão desde o início com o pedetista em busca de espaço na máquina administrativa. E tem mais, com uma base dessa, bicho, o Zé passa qualquer coisa nessa Câmara. De parque aquático na Ilha do Japonês a condomínio de luxo em plena duna da praia do Peró, pode apostar.

INGRATIDÃO É O NOME?

A semana em Cabo Frio termina com comentários nas rodas políticas sobre o sentimento de ingratidão da família Bento para com o deputado federal Max Lemos (PDT). A família tem falado nos cafés da cidade que Max não atende mais o telefone e sequer visualiza mensagens de whatsapp. Isso porque, a família Bento, falem bem ou falem mal, entrega votos. Tanto é assim, que na última eleição eles conseguiram 4 mil votos para Max só em Cabo Frio, isso sem ele ter colocado um paralelepípedo sequer na cidade. Cabe ainda destacar, que quando Max havia se candidatado na eleição anterior a deputado, os Bento captaram 3 mil votos. Vejam como é a vida, especialmente a vida do político. Às vezes é de onde menos se espera é que chega o acolhimento. O prefeito José Bonifácio (PDT), por exemplo, convidou Vanderson Bento para assumir a secretaria municipal de Obras. E mesmo diante dos imbróglios jurídicos que a família Bento vem enfrentando, o chefe do executivo fez elogios publicamente aos serviços que Vanderson tem desenvolvido, bem como o papel dele à frente da pasta, e não cedeu à pressão para demiti-lo, nem mesmo atendendo aos apelos do próprio núcleo duro do PDT. É ingratidão que fala?

Integrantes do Parlamento Juvenil de 2022 | Foto: Arquivo/Câmara Cabo Frio

PARLAMENTO JUVENIL

A Câmara de Cabo Frio abriu, nesta sexta-feira (24), as inscrições para a 4ª edição do Parlamento Juvenil. O programa serve para estudante de escolas públicas do Ensino Médio credenciadas, que tem entre 14 e 18 anos. O prazo vai até 30 de março. Serão 17 parlamentares juvenis, que devem estar matriculados regularmente em escolas públicas de Ensino Médio, sendo um deles assistido da APAE. Eles serão escolhidos em processo eleitoral realizado sob a responsabilidade das Escolas do Município representadas no Parlamento. A posse ocorrerá no dia 4 de maio. O Parlamento Juvenil possui caráter instrutivo e possibilita a estudantes de toda a cidade de Cabo Frio a vivência do processo democrático, mediante participação em jornada simulada de trabalho parlamentar na Câmara. A iniciativa é similar a praticada pela Alerj.

ATÉ AGORA NADA

Continuando em Cabo Frio, tem um mês que o Carnaval acabou e até agora nada de resposta da Associação dos Blocos (Abaccaf), sobre a prestação de contas de onde foram investidos os recursos referentes ao repasse da Prefeitura (R$ 400 mil), às vendas de bar e patrocínios, etc. A Abaccaf tinha dito que ia se pronunciar oficialmente logo após o período da folia e iria emitir uma nota. Os diretores dos blocos estão ansiosos para entender essa prestação de contas do presidente, Joir Reis. Cabe salientar que nunca dantes na história de Cabo Frio foi vista tanta grana na mão da Abaccaf.

‘MELMINHA’ 2024?

Em Arraial do Cabo, quem anda se movimentando nas bases do PDT é a advogada Ana Melman, neta do falecido ex-prefeito Henrique Melman. Se encontrou com a deputada Martha Rocha e Pedro Porto, da juventude do PDT nacional, de quem ficou amiga quando o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, visitou o Cabo, em 2020. Aliás foi Pedro quem sugeriu um bate-papo para falar do PDT na região. Segundo Ana Melman – ou Melminha para os mais próximos dela – eles conversaram sobre o legado de Henrique Melman, sobre a importância de manter a memória de grandes pedetistas e também da harmonia e congruência entre os diretórios municipais e a história do partido. “Falamos também sobre a necessidade de se aumentar a participação feminina na política e valorizar os quadros do partido”, disse ela.

DISPUTA FERVENDO

Por falar nessa situação, a política no Cabo está das mais movimentadas. Com relação a nota publicada na coluna Boca Miúda nesta quinta-feira (23), o prefeito Marcelo Magno (PL), através da sua assessoria, informou que não rompeu com ninguém e se houve ruptura política é da parte de Andinho. Nesse sentido, Marcelo diz que não fez nenhum movimento para que as contas do ex-prefeito fossem rejeitadas, isso foi uma decisão dos vereadores com base no relatório do Tribunal de Contas do Estado, ele não tem nada a ver com isso. A bem da verdade, há muito tempo que o pessoal já comentava que Andinho ia arrumar um jeito de romper com Marcelo. Quem não se lembra quando Andinho foi vice de Henrique Melman e, logo no comecinho do mandato, articulou com a Câmara para pedir um impeachment contra o prefeito? Quem tem boa memória lembra bem. Todo mundo sabia que isso iria acontecer. Tanto que houve um estranhamento quando Andinho e Marcelo se juntaram pra derrotar Renatinho Vianna.

PRÓXIMOS PASSOS

Apesar disso, uma fonte da coluna afirmou que Marcelo não está parado, nem dormindo no ponto. Inclusive, o prefeito está de olho, monitorando a oposição e tem até mesmo se reunido com fortes pré-candidatos à vereança oposicionistas. É aquela busca de lideranças para agregar, né? Do campo opositor, vendo essa movimentação aí de Andinho com Renatinho e Ton Porto, como os ex-prefeitos não podem ser candidatos, há quem diga que Andinho poderia lançar a esposa dele como vice. Nesse cenário, provavelmente, de Ton Porto. Outra opção poderia ser o próprio Deivinho (SDD), que é o atual vice-prefeito de Arraial. O problema é que ele é considerado muito fraco politicamente. Não é simpático, não é bom na rua, não é solícito, não é empenhado. O que acaba dificultando a escolha dele. Mas, ele também não é descartado dentro desse dessas hipóteses.

Simone Mendes | Foto: Clayton Felizardo/Brazil News

TURISMO BOMBANDO

Ainda falando sobre Arraial do Cabo, a coluna confirmou os shows de Pixote, Nando Reis e Simone Mendes na festa de aniversário deste ano. No entanto, a última atração ainda está em trâmites contratuais. A festa vai ser entre 13 e 15 de maio, conforme a gente já tinha falado. Neste ano, não deve ter atração gospel, porque Arraial também terá um festival só para para o público evangélico, em agosto. Sobre o Festival da Lula, no mês que vem, o show principal será do grupo LS Jack. No mesmo fim de semana, o município terá o espetáculo da Paixão de Cristo, tradicional, na Sexta-feira Santa, dia 7 de abril.

PARALISAÇÃO EM ABRIL

O Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA) aprovou, por unanimidade, em uma Assembleia Geral Extraordinária, na noite desta quinta-feira (23), uma paralisação de 24 horas no dia 11 de abril. A ação contará com um grande ato no Paço Municipal, a partir das 9h, seguida pelo tradicional Ocupa Câmara. Além disso, haverá uma comissão de negociação para apresentar uma pauta emergencial e negociar soluções junto ao Poder Executivo Municipal. O sindicato dá como certo o corte do ponto referente ao dia da paralisação, já que o governo municipal “tem agido de forma autoritária e arbitraria”. A luta conta com o apoio de diversas categorias de servidores e busca chamar a atenção da população para a situação dos trabalhadores municipais de Araruama. “Somos descontados todos meses através da covardia do atual governo que represa e nos nega arbitrariamente o devido acesso ao que é nosso por direito”, disse o sindicato. “A luta é agora e não iremos nos vergar às tentativas vis do atual governo em dividir as categorias”, completou a entidade.

JOVENS DO BOLSA ATLETA

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) publicou, nesta sexta-feira (24) fotos de uma visita que recebeu da garotada que faz parte do Programa Bolsa Atleta na cidade. A equipe em questão foi premiada na etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiano. Na legenda da publicação, Alexandre destacou que “por meio da prática esportiva, muitos jovens têm a oportunidade de vislumbrar um futuro melhor” e se colocou a disposição para apoiar projetos do gênero.

DE OLHO EM 24

Enquanto isso, Robinho Mota (PSD), ex-chefe de Gabinete no governo de Henrique Gomes, tem feito vídeos criticando o prefeito Alexandre Martins. A coluna entrou em contato com ele para entender o que está rolando. Robinho disse que Alexandre está muito a vontade sozinho comandando município. Por isso, ele entende que, na ausência de uma força oposicionista, ele tem se colocado. Nesse sentido, se for da vontade do povo, ele está com disposição pra enfrentar o Alexandre Martins em uma disputa pela Prefeitura. Alexandre vai concorrer a eleição e Robinho corrido pelas laterais. Ele disse que tem conversado com algumas lideranças e não se furta em ocupar esse espaço de oposição. Sobre Alexandre Martins, Robinho disparou: “o português tá mandando em tudo”. Na foto que ilustra essa nota, Mota está com os amigos Léo, Davi e Marcos em uma padaria na Rasa.

MUDANÇA NAS COMISSÕES

Por falar em Búzios, na sessão legislativa desta quinta-feira (23), foi realizada a eleição para composição das Comissões Permanentes da Câmara Municipal que estavam com vacância, devido à licença dos vereadores Niltinho de Beloca (PROS) e Aurélio Barros (PATRI). O vereador Dom de Búzios (PROS) fará parte da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. O vereador Samuel da Bike (PATRI) integrará a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e do Consumidor; Comissão de Ética e Decoro Parlamentar e Comissão de Obras, Serviço Público, Saneamento, Meio Ambiente e Pesca. Já o vereador Raphael Braga (UNIÃO) fará parte da Comissão de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente, Juventude e Idoso; Comissão de Educação, Esporte e Lazer e Comissão de Finanças e Orçamento. O vereador Marcos Clayton (PROS) estará na Comissão de Seguridade e na Comissão de Segurança Pública. A Comissão de Turismo e Cultura terá o vereador Josué Pereira (PL) com um dos integrantes.

DEMANDAS DE BÚZIOS

O vereador Victor Santos (REP), de Búzios, compareceu à sede da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (23), para conversar com a titular da pasta, Rosangela Gomes. A deputada federal licenciada recebeu apoio do grupo buziano nas últimas eleições. Durante a visita cordial, o vereador apresentou as demandas de Búzios para a secretária, acompanhado pelo assessor da Prefeitura, Vinicius Miguel, pelo coordenador dos Guarda-Vidas da cidade, Rafael Fernandes, e pelos cidadãos Cidimar Marmelo e Grace Lima Marmelo.

EVENTO PRESTIGIADO

Nesta quinta-feira (23), ocorreu uma cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do advogado-geral da União, Jorge Messias, com o objetivo de assinar o novo decreto que regula o fomento cultural no país. Segundo informações do Ministério da Cultura, a solenidade marcou a retomada da produção cultural e artística, com investimentos descentralizados, diversidade, transparência, segurança processual e jurídica, diálogo com a sociedade e democratização do acesso. O novo decreto, publicado nesta sexta-feira (24), estabelece regras e procedimentos gerais para os mecanismos de fomento cultural direto (Lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc, Cultura Viva), fomento indireto (Lei Rouanet) e outras políticas públicas culturais, definindo objetivos e beneficiários. Nesse sentido, diversas autoridades da área de cobertura do Portal RC24h estiveram no evento. Entre elas, o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, que postou vários vídeos da cerimônia nas redes sociais, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), e seu secretário de Governo, João Maurício.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia encerrou, nesta sexta-feira (24), a semana de cadastramento social para regularização fundiária do bairro Mossoró. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), acompanhou a ação. O projeto piloto do programa “Regulariza São Pedro” é realizado no bairro. O objetivo é atuar na regularização do registro geral do imóvel (RGI) em construções do bairro. Ou seja, garantir aos moradores com renda familiar de até 3 salários mínimos o título de propriedade de forma gratuita. O cadastramento social é uma das etapas do programa de regularização fundiária, conduzida por profissionais da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A ação é coordenada pela secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, mas envolve diversas pastas. “Regularizar o imóvel do cidadão aldeense é o nosso grande objetivo. Pretendemos estender esta ação a outros bairros da cidade que também necessitam desse cuidado”, disse Fábio.

FOFURÔMETRO NAS ALTURAS

Por falar em Fábio, o prefeito publicou um registro dos mais fofos nesta quinta-feira (23). Na ocasião, o alcaide disse ter sido surpreendido pelos pequenos Mariana, Ana Clara e Wellington, que pediram para tirar uma foto com ele em um colégio do Vinhateiro, que está passando por reforma. “Esses encontros são revigorantes. Me dão cada vez mais motivação para seguir fazendo o trabalho sério que estamos fazendo e buscando, cada vez mais, qualidade de vida para todos”, escreveu Fábio. Gracinha demais, né não?

REUNIÃO DA EDUCAÇÃO

O presidente da Câmara de Iguaba Grande, Marciley Lessa (PL), e os representantes da Comissão Permanente de Educação da Casa, Júnior Bombeiro (MDB) e Alan Rodrigues (MDB), se reuniram, nesta quinta-feira (23), com o secretário de Educação, Jales Lins. Na ocasião, foram apresentadas algumas demandas referente ao funcionamento das unidades escolares do município, assim como reivindicações obtidas nas visitas às mesmas. Os vereadores ficaram muito felizes com o resultado da reunião e foi anunciado que novas ações e medidas serão implementadas pela secretaria no que se refere à estrutura das unidades, assim como melhores condições de trabalho e valorização dos funcionários da rede municipal.

MEDIADORES PEDAGÓGICOS

O secretário de Educação de Saquarema, Antonio Peres, anunciou um projeto que pretende reforçar a inclusão na área no município. De acordo com vídeo publicado por ele nesta semana, a secretaria de Educação, em conjunto com a subsecretaria de Inclusão, enviará um Projeto de Lei para a Câmara Municipal sobre a criação de cargos de mediadores pedagógicos. Os profissionais deverão atender às necessidades das escolas municipais. O ex-prefeito da cidade explicou os pormenores no vídeo acima.

PREVENÇÃO AO ASSÉDIO NOS TRANSPORTES

A Alerj aprovou nesta quinta (23) o Projeto de Lei 22/23, da deputada Martha Rocha (PDT), que cria um programa de prevenção à violência contra a mulher nos transportes remunerados privados individuais de passageiros. A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la. O texto prevê que as empresas de transporte deverão adotar medidas para prevenir e proibir o uso de motoristas autores de crimes de violência contra a mulher, direta ou indiretamente, sob pena de multa. Confira a matéria na íntegra.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo