InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (2)

Fábio do Pastel (PL) na expectativa dos 405 anos e o balanço do Fest até agora; O Dia do Trabalhador em Cabo Frio; Vantoil Martins (CID) em 'Ambiente Jovem'; Alexandre Martins (REP) fala para 10 mil trabalhadores; Projeto de sinalização em Arraial dá mais um passo para concretização; Vereador cabista pede mais ônibus pra cidade; Parlamentar eufórico em manifestação de Araruama; Manoela Peres na lotada Saquarema Fest; A mistura ideológica na festa de Ceciliano... E muito mais!

BALANÇO DE FESTIVAL

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (2) começa por São Pedro da Aldeia. Embora os cidadãos ainda vivam uma certa ansiedade por conta do encerramento das atividades do Grupo Salineira nas linhas do transporte municipal e a Prefeitura ainda não tenha apresentado a solução definitiva para o problema, nem tudo é fel por lá. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), fez uma live neste domingo (1º) comemorando o sucesso, até aqui, da 38ª edição do Fest Verão. Só na corrida na Praia da Pitória, no fim de semana, foram 1.200 inscritos. O tradicional evento esportivo tem competições até 14 de maio e as comemorações já vão emendar no aniversário do município, que completa 405 anos no dia 16. Na transmissão nas redes sociais, Pastel ainda comentou sobre as obras que estão rolando na cidade, citando a pavimentação da Estrada do Alecrim e das RJ’s 106 e 140, que já estão em curso.

‘HOJE EU RECEBI FLORES – AMOR NÃO CAUSA DOR’

Continuando em São Pedro da Aldeia, uma iniciativa muito legal vem da Escola Municipal Vinhateiro. Os alunos usaram a arte para conscientizar toda a comunidade escolar sobre o combate à violência contra a mulher. Com o projeto nomeado “Hoje eu recebi flores – amor não causa dor”, os estudantes do segundo segmento realizaram apresentações de dança, canto, desenhos e poesia. O evento foi realizado na escola, com a presença da secretária da pasta, Sheila Atalla, da assessora de gabinete, Wania Dias; coordenadora de Ciências, Marciele Santos; a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa; e a inspetora de Polícia, Tatiane de Lima, que abriu espaço para que os alunos pudessem tirar dúvidas sobre as formas de violência e também como agir em situações que cabem denúncia.

DIA DO TRABALHADOR EM CABO FRIO

Em Cabo Frio, o pré-candidato a deputado estadual Janio Mendes (PDT) esteve junto do vereador Davi Souza (PDT) em uma tarde de homenagens aos servidores municipais, prestigiando o torneio organizado pelo secretário adjunto de Esportes do município, Felipe Monteiro, e da confraternização da Associação de Fiscais de Cabo Frio. Além do jogo, foi feita uma homenagem aos sete fiscais que faleceram durante a pandemia. Para finalizar as comemorações do Dia do Trabalho, a turma foi para uma resenha com amigos na Gamboa, que comemoraram mais uma vitória do Telégrafo.

SINALIZAÇÃO TURÍSTICA E DE TRÂNSITO

Ainda em Arraial, a secretaria de Turismo realiza nesta terça-feira (3), às 14h, a apresentação do Projeto de Sinalização Turística e de Trânsito para todo o trade do município. Para participar, é necessária a inscrição via internet. O projeto, solicitado pela Prefeitura, é executado pelo Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura e contempla a sinalização turística e viária em toda a cidade. A falta dessa sinalização, inclusive, é uma das maiores reclamações dos setores do turismo e entrega de mercadorias.

TURISMO NOS DISTRITOS

Continuando sobre o turismo cabista e com o intuito de fomentar novos produtos do setor nos distritos da cidade, a equipe da Secretaria de Turismo realizou na última sexta (29), visita técnica no bairro Caiçara, acompanhados pela moradora Márcia Paulino. A equipe, liderada pelo secretário de Turismo Marco Simas, visitou alguns atrativos naturais da localidade, como a Lagoa do Caiçara e o Morro do Caixão, que faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol, um corredor de areia cercado por vegetação de restinga. Para o Secretário de Turismo, Arraial do Cabo possui muitas atividades além de praias e passeios de barco. “Os Distritos oferecem muitos atrativos, sendo uma experiência única para os visitantes. São ótimas opções de lazer que proporcionam contato com a natureza, nossa vegetação nativa e cultura local” disse Marco Simas. O Parque Estadual da Costa do Sol é uma Unidade de Conservação, gerido pelo Instituto Estadual de Ambiente (INEA), algumas regras de visitação são estabelecidas. O INEA possui uma lista de guias e condutores credenciados.

OFÍCIO À SALINEIRA

Como todo mundo já sabe, Arraial do Cabo vai fazer um festão daqueles para comemorar 37 anos de emancipação político-administrativa entre os dias 11 e 15 de maio. Tem vereador de olho pensando na questão da mobilidade urbana para os cinco dias de shows na Praia dos Anjos. O parlamentar Junior Chuchu (PV) anunciou, ao lado do colega parlamentar Juliano do Distrito (PSD), nesta segunda-feira (2), que enviou um ofício à Salineira e ao prefeito, Marcelo Magno (PL), pedindo um aumento da oferta de ônibus para que os moradores dos distritos possam comparecer ao evento. De acordo com Chuchu, todos os vereadores presentes no Parlamento assinaram o ofício e a empresa de ônibus já respondeu, se comprometendo a atender o pedido dos eids. Com atrações do quilate de Péricles, Seu Jorge e Zé Ramalho, não é para ninguém ficar de fora mesmo, né?

AMBIENTE JOVEM EM IGUABA

Começaram, neste sábado (30), as aulas do Programa Ambiente Jovem em Iguaba Grande. Para a abertura, o prefeito, Vantoil Martins (CID), recebeu, no auditório da sede da prefeitura, os jovens que estarão realizando a capacitação. O programa, iniciativa do Governo Estadual em parceria com a prefeitura e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), atenderá cerca de 50 jovens, com faixa etária de 16 a 24 anos, com direito a uma bolsa-auxílio no valor de R$ 200,00 mensais, para os alunos que cumprirem frequência mínima de 75%, material pedagógico e kit de uniformes contendo camisa, apostila e boné. Dividido em aulas teóricas e práticas, o programa oferece oficinas sobre sustentabilidade na moda, música, robótica e gastronomia, para capacitação dos jovens no mercado de trabalho. Segundo a secretaria estadual do Ambiente e Sustentabilidade, o programa Ambiente Jovem atenderá cerca de 6 mil jovens de todo o Estado do Rio de Janeiro. Participaram ainda da abertura do projeto em Iguaba os secretários de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle e Assistência Social, Cláudia Souza.

ENCONTRO DOS SECRETÁRIOS

O secretário de Meio Ambiente de Iguaba Grande, Vinícius Lavalle, esteve reunido com os secretários de ambiente das cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia e, também, com membros da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) e do Consórcio Lagos São João. A reunião teve o objetivo de tratar pautas comuns a todos os municípios da Região dos Lagos, como exemplo do tratamento de resíduos sólidos de forma integrada e conservação ambiental. O encontro foi realizado em Búzios.

FESTA DO TRABALHADOR

A península mais charmosa da Região dos Lagos, Armação dos Búzios, comemorou o Dia do Trabalhador com uma programação voltada ao público evangélico neste fim de semana, na Praça do Inefi, na Rasa. No sábado (30), o prefeito Alexandre Martins (REP) fez o discurso de abertura da festa e foi seguido por show da cantora Aline Barros, uma das maiores do gênero gospel do país. No domingo, teve mais atração musical direcionada ao público evangélico, além de oração e pregação. Pelas redes sociais, deu para ver o engajamento dos moradores de Búzios com a iniciativa da Prefeitura. Teve publicação de Alexandre que passou de 600 reações no Facebook, com cerca de 200 compartilhamentos. Um vídeo postado pelo prefeito passou de 15 mil visualizações somados Instagram e Facebook. Presencialmente, a Praça do Inefi ficou lotada, com cerca de 10 mil pessoas, e quem esteve lá foi só elogios, viu? A cidade tem ali uma estimativa de 47% da população de evangélicos e conta com cerca de 147 igrejas de várias denominações, então, é uma fatia grande dos buzianos. Junto do prefeito, estiveram lá prestigiando o show o presidente da Câmara de Búzios, Rafael Aguiar (REP), e os vereadores Josué Pereira (PL), Aurélio Barros (PATRI) e Victor Santos (REP). A esposa de Alexandre, Daniele Martins, secretária da Mulher e do Idoso de Búzios, e a mulher do chefe do Legislativo, Mariane Quintanilha, também marcaram presença por lá.

MUDANÇAS NA VACINAÇÃO

A Prefeitura de Araruama alterou o esquema da vacinação contra a COVID-19 no município. A partir desta terça-feira (3), a imunização passa a ser realizada na Praça Menino João Hélio, na Casa do Papai Noel, no Centro, de 9h às 16h. A vacinação continua normalmente na subprefeitura de São Vicente, no mesmo horário. A campanha contempla pessoas de 5 a 11 anos, com 1ª e 2ª dose; de 12 a 17 anos, com 1ª e 2ª dose; acima de 18 anos, com 1ª e 2ª dose; acima de 18 anos – 3ª dose, com a necessidade de intervalo de 4 meses da 2ª dose; acima de 80 anos – 4ª dose, com um intervalo de 4 meses da 3ª dose; acima de 18 anos imunossuprimidos/ imunocomprometidos com comprovação – 4ª dose, com intervalo de 4 meses da 3ª dose. É preciso levar RG, CPF, Comprovante de Residência e comprovante da última vacinação.

ANIMAÇÃO EM MEIO AO FLOP

Os atos convocados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (1º), Dia do Trabalhador, tiveram baixa adesão em cidades da Região dos Lagos, como em Cabo Frio e Araruama. No mesmo dia em que o gás natural teve reajuste de 19%, não foram grandes os movimentos na região. Em Araruama, o protesto contou com a eufórica participação do vereador Elói Ramalho (PSD), que esteve no local entusiasmado, contrastando com a quase ausência de manifestantes. “Deixei meu apoio a manifestação hoje, em Defesa da Democracia e Liberdade em nossa cidade. Política tem que ter lado, o presidente Bolsonaro pode contar com nosso trabalho por um país mais justo e igualitário. Parabéns a todos que imbuídos estão em dizer que Araruama é Pátria Livre”, exclamou o nobre edil nas redes sociais. Tem muito político que gosta de surfar na onda mesmo, mas nessa manifestação, parece mais que Elói quis ‘pegar jacaré’ na marolinha. 

COUNTRY FEST

A Prefeitura de Saquarema inaugurou, nesta sexta-feira (29), o Parque de Exposições Marcos Catharino de Souza Junior no distrito de Sampaio Corrêa, com a 2ª edição do Saquarema Country Fest. A iniciativa, realizada pela secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, teve rodeio e show do cantor Gustavo Mioto. No sábado (30), a música ficou por conta de Felipe Araújo e encerrando o evento, Os Barões da Pisadinha se apresentaram no domingo (1º). A prefeita, Manoela Peres (UNIÃO), acompanhou o evento, junto de secretários, como o ex-prefeito Antonio Peres. “Estamos levando para Sampaio Corrêa uma grande festa. A cultura country é muito forte nos bairros do interior. Assim como os demais eventos e festivais do município, o Saquarema Country Fest será colocado, definitivamente, no calendário turístico e cultural da cidade”, afirmou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

FESTA PARA TODOS OS GOSTOS

Ainda estamos no dia 2 de maio, mas a turma já está com a cabeça lá em outubro, viu? Mesmo com a chuva forte que caiu na Baixada Fluminense no começo do fim de semana, uma casa de shows lá em São João de Meriti ficou pequena para receber todos os que marcaram presença no evento de lançamento da pré-candidatura de André Ceciliano ao Senado. Cerca de 12 mil pessoas prestigiaram o ato no sábado. Conhecido pela capacidade de diálogo, o presidente da Alerj conseguiu reunir uma grande quantidade de prefeitos, deputados estaduais, federais e vereadores de 12 diferentes partidos, pensamentos ideológicos e representantes de sindicatos, como a CUT e movimentos como o MST, até entidades patronais, como a Associação dos Supermercados e a Rio Indústria. Participaram do encontro figuras como o presidente da União Brasil, prefeito de Belford Roxo Waguinho, as deputadas Jandira Feghali, do PCdoB, Benedita da Silva, do PT, e diversos outros. Entre os prefeitos da Costa do Sol, compareceram Vantoil Martins (Cidadania), de Iguaba Grande, Fabiano Horta (PT), de Maricá, Fábio do Pastel (PL), de São Pedro da Aldeia e Manoela Peres (UNIÃO), de Saquarema. Os deputados estaduais e ex-secretários do governo de Cláudio Castro Dr. Serginho (PL), Gustavo Tutuca (PP) e Max Lemos (PROS) foram outras autoridades presentes.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo