Moradores de Cabo Frio estão denunciando, desde a última semana, quedas de eletricidade em diversos pontos da cidade, como no bairro Foguete e na Estrada de Búzios. Eles relatam frequência nas ocorrências; falta de apoio da Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na Região dos lagos; e postes pegando fogo.
No bairro Foguete, de acordo com relato de moradores que preferiram não se identificar, apenas neste domingo, foram registradas três apagões. Eles relatam que isso acontece todos os dias e não sabem o porquê.
Ainda conforme a denúncia da população local, funcionários da concessionária responsável” vão até o local e, ao serem questionados sobre a situação, se recusam a responder, mandando “entrar em contato com a Enel”.
Já na última sexta-feira (13), na Estrada de Búzios, mais especificamente no Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Cabo Frio, formandos dos cursos superiores de Química, Gastronomia, Biologia e Engenharia passaram a maior tempo do evento de formatura do escuro, devido a uma queda de energia no local.
Conforme relatos, entre 15h e 17h, a luz ficou em meia fase e, a partir desse horário, os formandos ficaram no escuro. Eles afirmam que tentaram inúmeras vezes contato com a Enel, mas sem sucesso.
Sobre a situação, a Enel explicou, em nota, que “os fortes ventos que atingem a Região dos Lagos desde a tarde de sexta-feira causaram a queda de vegetação na rede, ocasionando a ruptura de condutores e impactando o fornecimento de energia para alguns clientes”.
A energia elétrica chegou a voltar no fim do evento, mas não durou muito tempo. Não se sabe se os apagões em outras regiões da cidade também estão ligados aos fortes ventos da cidade. O RC24h entrou em contato com a Enel, questionando sobre. Em nota, a concessionária informou o seguinte:
“A Enel Distribuição Rio informa que fortes ventos atingiram a Região dos Lagos na tarde da última sexta-feira (13) e no sábado (14), causando a queda de vegetação em diversos pontos da rede elétrica, com impactos no fornecimento de energia para alguns clientes. A distribuidora reforçou o número de equipes em campo após a ventania para reduzir o tempo de atendimento das ocorrências e minimizar ao máximo os impactos no serviço. A empresa realiza periodicamente ações de manutenção, incluindo podas de galhos, e limpeza da rede elétrica na região mencionada para mitigar situações que possam afetar o serviço. A Enel tem intensificado os investimentos em melhoria da qualidade do serviço, o que incluiu o reforço das ações de manutenção preventiva. De janeiro até agora, a Enel aumentou em 17% o número de podas realizadas na região em comparação com o mesmo período do ano passado”.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.