back to top
sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (16)

Dr Serginho e Magdala Furtado dão a largada da campanha: um ao vivo e outra em livecomicio; Alexandre Martins faz adesivaço e inaugura comitê em Búzios, assim como Marcelo Magno, em Arraial, e Fabinho Costa, em Iguaba Grande; Fábio do Pastel lança campanha na 'madruga'; Penha Bernardes starta campanha e faz encontro no Regamé; Lucimar Vidal começa campanha por Bacaxá; Quaquá escala Pedra do Elefante pra início da campanha... E muito mais!

FOI DADA A LARGADA

A coluna Boca Miúda ‘sextou’ em clima de primeiro dia de campanha. Os blocos já estão nas ruas e nas redes. Começamos por Cabo Frio e pelo candidato a prefeito da cidade, Dr Serginho (PL), que reuniu centenas de eleitores na Rua Treze de Novembro, próximo à Praia do Forte. A campanha para pedir votos, no entanto, começou logo após a meia-noite desta sexta-feira (16), próximo de sua residência e transmitido pela rede social. Pela manhã, tocou violão com a filha mais nova, Maria Alice, “compondo” um jingle de lá já foi pra rua fez adesivaço, conferiu a estrutura do encontro desta noite e ainda andou em cima de trio elétrico pedindo voto. No comício desta noite, a estimativa é que 10 mil pessoas tenham ido até o local para prestigiar Serginho e seu candidato a vice, Miguel Alencar (União). “Maior movimento político da história de Cabo Frio, retrato de que a população anseia por mudança, essa é a diferença das outras campanhas”, disse. Miguel contou que o coração estava batendo forte. Confira as entrevistas com Serginho e Miguel, bem como parte do discurso de Serginho:

Crédito dos vídeos: Luciano Mota (Fonte Certa)

_____________________

CHAPA OFICIALIZADA E CAMPANHA INICIADA

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV) e o vereador Léo Mendes (MDB) lançaram, nesta quinta-feira (15), a chapa da coligação “União do Bem”, como candidatos a prefeita e vice-prefeito, que tenta reeleger a atual chefe do executivo. O ex-prefeito Marquinho Mendes decidiu pela retirada de sua candidatura um dia antes para apoiar Magdala, de quem recebeu o convite para ser coordenador de campanha. A coligação une oito partidos: PV, PT, PC do B, Avante, PRTB, PSB, PDT e MDB. E assim como a maioria dos candidatos majoritários, começou a campanha nesta sexta (16), com “livemício” direto de uma casa de eventos em São Cristóvão (imagem acima).

ANÁLISE SE CUMPRIU

A união de Marquinhos a Magdala, inclusive, já tinha sido prevista aqui na coluna e se confirmou. Magdala deu um xeque-mate em Marquinho Mendes, o convidando publicamente pra assumir a coordenação de campanha. Ele disse que será um soldado, mas a bem da verdade é que a prefeita o chamou pra ser general 4 estrelas. Medalhas ele tem. O grupo pretende reeditar a experiência vitoriosa que aconteceu em favor do falecido prefeito, José Bonifácio (PDT), em 2020, quando uma frente mais à esquerda venceu o pleito. No entanto hoje o cenário é outro de quatro anos atrás. Além do grupo da prefeita estar um pouco desfalcado, temos Dr Serginho (PL) que, além de ter apoio de nomes como Miguel Alencar (União), seu candidato a vice, os ex-vereadores Aquiles Barreto (PSD) e Jefferson Vidal (PL), está na frente das pesquisas com 48,5% das intenções de voto, contra 31,2% de Magdala + Marquinho. Além disso, ainda há uma candidatura independente na jogada, que é a de Rafael Peçanha (Rede), que, como Serginho, pode pegar parte desses votos de Marquinho, visto que muitos eleitores dele olharam com estranheza a sua união com Magdala, visto por muitos como traição. Agora é aguardar pra ver.

COMEÇOU PELA PERIFERIA

O candidato a prefeito Rafael Peçanha (REDE), ao lado de sua vice, Leila Tomazinho (PSOL), começaram a campanha com corpo a corpo no grande Jardim Esperança, periferia da cidade. “A gente visualiza o município dividido em cinco grandes setores, o Grande Jardim, Grande Tamoios, Grande Peró, Grande São Cristóvão e Grande Centro. Vamos andar um pouquinho em cada um deles nesses cinco primeiros dias de campanha. E nada mais justo do que começar pelo Jardim Esperança, onde tem muita gente abandonada pelo poder público”, explicaram. Neste sábado (17) tem corpo a corpo na Feira de Tamoios e no domingo (18), na Feira Sebastião Lan. Na segunda-feira (19), às 15h, coloca novamente seu time na rua para, no bairro São Cristóvão, seguido de reunião de coordenação às 18h, no Clube São Cristóvão. Na terça-feira (20), o corpo a corpo acontece no comércio do Peró, às 15h.

PT COM RAFAEL?

Falando em Rafael Peçanha, saiu uma foto num story do presidente do PT de Cabo Frio, Ricardo Cardoso, ao lado de Rafael, com a seguinte frase: “Esse é o verdadeiro representante do PT de Cabo Frio à Prefeitura, todo apoio da militância rumo à vitória!” O post em questão, saiu logo depois do anúncio da união de Magdala e Marquinho Mendes. Será que foi deboche? Ao que parece, Magdala – representante da federação PT-PV-PC do B – está com dificuldade em convencer uma parcela do Partido dos Trabalhadores na cidade.

ABAIXO A VELHA POLÍTICA

Já o candidato a prefeito em Cabo Frio pelo partido Novo, o engenheiro civil Fernando Luiz Cardoso, começou a campanha pela rede social, mostrando porque abraçou a causa. Nas postagens, fala ainda que não são só duas opções de voto para prefeitura e o porquê não se votar em candidatos que, segundo ele, são da velha política.

JUVENTUDE COMEÇA COM PANFLETAGEM

Ainda em Cabo Frio, o candidato pela Unidade Popular (UP), Vinícius Seguraço, acompanhado da candidata a vereadora pelo mesmo partido, Chantal Campelo, que também é diretora da executiva municipal, começou sua campanha bem cedinho, fazendo panfletagem e corpo a corpo no Itajuru. “Foram mais de 1000 panfletos divulgando nossa candidatura nas mãos da população! Vamos juntos colocar um dos nossos lá!”, disse.

ADESIVAÇO E INAUGURAÇÃO DE COMITÊ

O prefeito de Búzios Alexandre Martins (REP), candidato à reeleição, começou a campanha com um grande adesivaço, pela manhã, acompanhado do seu candidato a vice, Leandro da Rasa (SDD). De tarde teve mais adesivaço – até 14h já eram mais de 350 carros adesivados. No início da noite, teve a inauguração do comitê eleitoral, em Manguinhos. Na rede social, teve o primeiro vídeo de campanha, onde Alexandre mostra alguns destaques de seu primeiro mandato. “Serão 52 dias muito importantes para a cidade e convido vocês a conhecerem o nosso Plano de Governo para os próximos quatro anos”, disse Alexandre, que atingiu 57% da intenção de votos na pesquisa estimulada.

ADESIVAÇO NA RASA

O adversário de Alexandre Martins, candidato a prefeito pelo PL, Rafael Aguiar, começou a campanha com adesivaço na Rasa, nas proximidades do diretório do partido, onde mais de 150 veículos saíram adesivados. À tarde, a campanha prosseguiu em Manguinhos, em frente ao comitê central. “Foi dada a largada”, disse Rafael, que na pesquisa, até o momento, aparece com 22% das intenções de voto na estimulada.

“É ASSIM QUE VOCÊ QUER SER PREFEITO DE BÚZIOS?”

Falando em Rafael, o ex-prefeito de Búzios, André Granado (PP), não poupou farpas ao candidato a prefeito pelo PL, que na última quarta (14) fez um vídeo criticando não só o atual prefeito, Alexandre Martins (REP), como estendendo as críticas a Granado, dizendo que ele “destruiu a cidade”. Em resposta, André também gravou um vídeo, sozinho e de casa, sem edição e bastante contrariado, lembrando que ele próprio contribuiu para a carreira política de Rafael e do pai, o vice-prefeito Miguel Pereira (PL). Granado lembrou que quando assumiu a prefeitura, convidou os dois para fazerem parte da administração. “Sempre acreditei em você, e você, hoje, está tentando desqualificar a pessoa que faz parte da sua história. É assim que você quer ser prefeito de Búzios?”, finalizou Granado. Confira o vídeo acima.

ADESIVAÇO E INAUGURAÇÃO DE COMITÊ II

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) inaugurou o comitê central, na Praia Grande, neste início de campanha, junto ao vice, Diego Silveira (MDB). O vereador e líder de governo, Ayron Freixo (PL), candidato recondução de mandato, também esteve presente. Marcelo também postou vídeos na rede social, mostrando um pouco do trabalho de primeiro mandato. “Arraial do Cabo avançou muito nos últimos três anos e meio. Concluímos obras que estavam paradas há anos, começamos a reconstruir nossa cidade (…) Eu acredito na força do trabalho e no cabista, que não vai permitir que nossa cidade retroceda”, comentou.

NA REDE SOCIAL

A oposição ainda não botou o bloco nas ruas de Arraial do Cabo mas tem postado muitos vídeos nesse primeiro dia de campanha. Ton Porto (PDT), candidato a prefeito e seu vice, Deivinho Brito (União), são da coligação “Todos Por Arraial”, formada por União Brasil, PDT, Avante, Progressistas, Republicanos, Solidariedade e PMN. Deivinho é o atual vice-prefeito e vai disputar a reeleição. Em princípio, o piloto da chapa seria Andinho Brito (União), ex-prefeito e irmão de Deivinho, mas foi condenado por improbidade administrativa e segue como coordenador de campanha.

LANÇAMENTO NA ‘MADRUGA’

Em São Pedro da Aldeia Fábio do Pastel (PL), o candidato à reeleição para prefeito de São Pedro da Aldeia esperou dar meia-noite desta sexta-feira (16) para lançar sua campanha no comitê do Partido Liberal, no Centro. Pastel, com aquele sorriso no rosto, aproveitou para dançar e cantar seu novo jingle com os candidatos a vereador. E quem também estava lá era o candidato a vice-prefeito, Júlio Queiroz (UNIÃO). Eles adesivaram diversos carros e motocicletas. Com o tema “O trabalho deve continuar!”, Pastel busca prosseguir com seu mandato, realizando diversas obras para o desenvolvimento da cidade. Fábio tem sete partidos com ele. Além do PL e União, também estão apoiando na coligação os partidos Progressistas, Podemos, MDB, Solidariedade e PSD. O prefeito está com a corda toda, em ritmo acelerado, e se prepara para uma jornada ainda mais intensa.

DE OLHO NA CAMPANHA

Outro candidato a prefeito que lançou sua campanha nesta sexta-feira (16) foi Cláudio Chumbinho (REP), ao lado do vice Paulo Martins (PSB). Além do Republicanos, Chumbinho conta com o apoio de cinco partidos na coligação: Agir, Federação Brasil da Esperança, PRTB e PSB. Cláudio pretende intensificar seus esforços durante a campanha para se aproximar ainda mais de Fábio do Pastel, que está bem posicionado nas pesquisas e é considerado um adversário difícil de vencer nas urnas. Dessa forma, Chumbinho está com um olho no padre e outro na missa.

PRIMEIRO ADESIVAÇO

Ainda na Aldeia, a candidata a prefeita, Bia de Guga (PSDB), lançou sua campanha nesta sexta-feira (16). Apesar de ter anunciado o Dr. Wanderson Carvalho, presidente do PSDB/Cidadania municipal, como vice, que inclusive está registrado no TSE, o escolhido para o cargo será Flávio Calixto (PSDB). Já neste sábado (17), a partir das 9h, acontecerá o primeiro adesivaço em frente ao diretório do PSDB, no Centro. Este evento será uma oportunidade para os eleitores de Bia demonstrarem seu apoio e participarem ativamente, adesivando seus carros e motocicletas com a marca da campanha. Além do PSDB/Cidadania, Bia conta com o apoio do PDT, PMB, Avante e Democracia Cristã.

ADESIVAÇO E INAUGURAÇÃO DE COMITÊ III

Em Iguaba Grande, o candidato a prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID) e seu vice, Marciley Lessa (PL), fizeram o lançamento da campanha agora à noite, na Praça Edyla Pinheiro, onde também compareceu o prefeito Vantoil Martins (CID), padrinho político de Fabinho. O espaço ficou lotado e o clima era de confraternização. “Hoje começa uma caminhada sólida para a continuidade. O que tá dando certo tem que continuar, porque aqui a gente gosta é de cuidar de gente”, disse Fabinho. Neste sábado (17), os candidatos fazem um adesivaço, a partir das 13h, em frente à Praça da Estação. Confira o vídeo.

1º LUGAR NA REGIÃO DOS LAGOS

Ainda sobre Iguaba Grande, a cidade ficou em 1º lugar entre os municípios da Região dos Lagos no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira, o Ideb, referente a 2023. No Estado, ficou em 5º lugar. Segundo os dados do Ideb, o município teve as melhores médias de qualidade dos anos iniciais do ensino fundamental da Região dos Lagos, atingindo 6,5 de qualidade. Em nível estadual, só foi superada pelos municípios de Miracema (7,9), Comendador Levy Gasparian (7,0), Itaperuna (6,7) e Niterói (6,6). O secretário de Educação, Jales Lins, postou um vídeo exaltando a conquista. Ele destacou que os alunos têm preparação intensa e agradeceu ao prefeito Vantoil Martins (CID) por deixá-lo comandar a pasta. Confira o vídeo acima.

REUNIÃO DE CAMPANHA

Em Araruama, a candidata à prefeitura, Penha Bernardes (PL), lançou sua campanha nesta sexta-feira (16). Seu vice na chapa é André Mônica (UNIÃO). Além do PL, Penha conta com o apoio dos partidos União Brasil, Solidariedade, Progressistas, PSD, Avante e PMN. Para celebrar o início da jornada, fez corpo a corpo no bairro Regamé, onde também estava prevista reunião agora à noite. Penha já apresentou diversas propostas, que incluem a elaboração de um plano de governo com foco em áreas como educação, saúde, obras, segurança e transporte público.

DERRAPOU NA LARGADA

Ainda em Araruama, o marketing da herdeira política da atual gestão, candidata a prefeita Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB), que tem como vice a empresária Verônica Januário (Novo), deu uma derrapada e tanto na largada da campanha. Simplesmente num vídeo onde aparece falando sobre sua vida e o porquê dela abraçar a política, os primeiros segundos, onde fala que foi “nascida e criada nesta cidade”, aparece o Boulevard Canal, de Cabo Frio, como pano de fundo. A falha não passou despercebida e foi motivo de repercussão em alguns grupos de whatsapp. No fim da tarde, um novo vídeo foi colocado, agora sim, com as imagens corretas.

FOI PRAS RUAS

Ainda sobre Araruama, o candidato a prefeito Sérgio Ribeiro (DC) já foi às ruas nesta sexta-feira (16) para o lançamento da sua campanha. Ele chegou a descontrair, mencionando que havia pouca gente, mas isso não parecia ser o caso no momento. Sérgio, ao lado de seu vice, Gal Bragança (DC), participou de uma passeata no Centro. Houve até distribuição de adesivos. Sérgio comentou que o programa de governo da Democracia Cristã contemplará uma nova forma de governar, garantindo que o poder de decisão sobre o destino da população seja respaldado pelos mais amplos segmentos. Vale ressaltar que Sérgio manteve a decisão de não realizar coligações partidárias e também de não apoiar candidatos a vereadores dentro de seu grupo.

LUCIMAR LANÇA CAMPANHA EM BACAXÁ

Em Saquarema, a candidata a prefeita, Lucimar Vidal (PL), lançou oficialmente sua campanha nesta sexta-feira (16), com adesivaço no diretório do Partido Liberal, no bairro Porto da Roça, em Bacaxá, região dos distritos. Lucimar busca dar continuidade ao trabalho da atual prefeita, Manoela Peres (PL), que apoia sua candidatura e tem aprovação de governo acima de 90%. A chapa de Lucimar tem como vice a Dr. Raquel (UNIÃO). A coligação conta com o apoio de nove partidos: PL, Republicanos, PP, DC, Mobiliza, União Brasil, PSD, Solidariedade e a Federação PSDB/Cidadania. Entre as propostas da candidata, está o compromisso com o desenvolvimento da educação na cidade. Durante a campanha, Lucimar se prepara para eventuais ataques de opositores, que podem tentar questionar a atual gestão de Manoela.

JOGOU INDIRETA

Outro que também está atento à situação é o candidato a prefeito Rômulo Gomes (Novo), que lançou sua campanha ao lado da vice, Márcia Lulemar (Novo). Em suas redes sociais, nesta sexta-feira (16), Rômulo comentou sobre o início da campanha eleitoral de seus adversários e destacou a importância de uma campanha limpa, “dependendo do candidato”, disse, dando aquela “alfinetadinha” na prefeita.

CUTUCOU ATUAL GESTÃO

Outro da oposição que também lançou sua campanha nesta sexta-feira (16) foi o candidato a prefeito Paulo Melo (MDB) e sua vice, Nurimar do Comércio (MDB). Os primeiros adesivaços acontecem neste sábado (17), a partir das 8h, no centro de Bacaxá. Como de costume, Paulo Melo não deixou de cutucar a atual gestora. Nos primeiros momentos da campanha, Paulo utilizou suas redes sociais para afirmar que a cidade precisa de gente comprometida. Ele prometeu que não cortará benefícios, e até mesmo aumentará as vantagens para a população. No entanto, há ceticismo entre muitos, já que Lucimar pretende manter os benefícios implementados pela atual gestão. Entre as propostas de Paulo estão a implementação de ônibus gratuitos 24 horas e o aumento do número de empregos. Além do MDB, Paulo conta com o apoio de 9 partidos na coligação: PSB, PRD, Podemos, PMB, Avante, Agir, PRTB e PDT.

QUAQUÁ NA PEDRA DO ELEFANTE

Já em Maricá, o candidato a prefeito Washington Quaquá (PT) mostrou como se faz para escalar a Pedra do Elefante. Com esse desafio cumprido, ele aproveitou para lançar nesta sexta-feira (16) a sua campanha. Quaquá estava acompanhado do seu vice, Joãozinho Maurício (PT), do prefeito Fabiano Horta (PT) e do deputado estadual Renato Machado (PT). O cenário de lançamento da campanha não poderia ser mais bonito. Quaquá destacou a importância dessa nova fase de desenvolvimento para a cidade, abordando temas como o turismo, a indústria, a geração de empregos e as oportunidades de empreendedorismo. Ele se comprometeu a dar continuidade ao trabalho de Horta, que, ao longo de 16 anos de governo pelo Partido dos Trabalhadores, trouxe grandes avanços para Maricá, incluindo uma série de benefícios para a população. Além do PT, Quaquá conta com o apoio de uma ampla coligação formada por oito partidos: Federação Brasil da Esperança, PV, PCdoB, Federação PSDB/Cidadania, PSD, PDT e Avante. Que escalada nessa pedra, hein Quaquá? Difícil foi subir. Ele está bem preparado mesmo para sua campanha. Que fôlego!

DEMISSÃO SUMÁRIA

Continuando em Maricá, Fabiano Horta exonerou, nesta quarta-feira (14), um funcionário que trabalhava na prefeitura. Ele ocupava um cargo na Secretaria de Ciência e Tecnologia e, como torcedor do Botafogo, foi flagrado fazendo gestos racistas em direção à torcida do Palmeiras, no Estádio Nilton Santos. O botafoguense foi identificado como Vinícius Ramos e é morador da cidade. Em suas redes sociais, Horta condenou com veemência os sucessivos casos de racismo no futebol: “O racismo é um crime que fere o ser humano em sua dignidade, e a nossa gestão não tolera qualquer forma de preconceito”.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo