O sábado (18) será recheado de atrações culturais em São Pedro da Aldeia com a realização do 1º Baile Soul Black. A programação promete movimentar a Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro, das 19h às 23h, com muita música, desfile de moda afro-brasileira, palestra, dança de rua, tambor vivo e batalha de rappers. O evento conta com a participação especial de artistas e agentes culturais da Região dos Lagos.
Mais de 40 artistas voluntários, vindos de toda a Região, se apresentarão no espaço. Ainda, a programação inclui participações da cantora Shylanar, da palestrante Silvia Rubem, do DJ Felipe Paço e do grupo de dança “Sem Limites”.
Uma das organizadoras do evento, a conselheira municipal de Cultura, pesquisadora e estilista aldeense Marlúcia Soares, a Malu, falou sobre a iniciativa.
“Estamos no mês da Consciência Negra e, por isso, o grande objetivo dessa ação conjunta é promover a união entre os artistas e agentes culturais que fomentam e representam a cultura afro-brasileira, além de enaltecer a nossa ancestralidade e apresentar um pouco dessa cultura que faz parte das raízes históricas e culturais de São Pedro da Aldeia. Esse movimento é importantíssimo para que possamos valorizar a cultura negra, levar informação e arte de maneira gratuita. A gente ficou muito feliz pela prefeitura ter abraçado esse projeto”, destacou Malu, que já atua há mais de 10 anos no segmento da moda afro-brasileira. Também integram o grupo organizador, os artistas e conselheiros municipais de Cultura, Diego Feliciano e Flavio Villanova.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, o evento também será uma excelente oportunidade para a divulgação dos talentos locais.
“Nossa cidade tem muitos artistas e agentes culturais que fazem um trabalho excepcional no resgate da nossa herança africana e no fomento à cultura afro, seja na música, na dança, na moda, no teatro ou na produção cultural. O Baile Soul Black será uma grande oportunidade para que a população conheça, valorize e divulgue esses trabalhos”, comentou.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.