Pular para o conteúdo
23/01/2025 — 08:20
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (19)

Marcelo Magno entrega praça e faz homenagem saudosa; Magdala termina agenda em Brasília e pede suplementação orçamentária à Câmara; Marquinho Mendes deve ter candidatura viabilizada; Moradores fazem protesto na Câmara de Araruama; Secretários de Iguaba no Palácio Guanabara; Fabiano Horta, o mais botafoguense dos prefeitos brasileiros; Alexandre Martins inaugura policlínica nesta sexta (20); Maria da Penha recebe moção na Câmara de São Pedro da Aldeia... E muito mais!

Compartilhe

JUSTA HOMENAGEM

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (19) começa por Arraial do Cabo, que inaugurou a esperada praça do Morro da Cabocla em homenagem ao saudoso Fabinho Sorriso. O prefeito Marcelo Magno (PL) marcou presença na solenidade no fim desta tarde. Fabinho faleceu vítima da Covid-19 e era uma unanimidade em Arraial, personalidade das mais queridas e carismáticas. Tanto é assim que o cargo que tinha como administrador do Morro da Cabocla na gestão de Renatinho Vianna continuou sendo ocupado por ele no começo do governo de Marcelo Magno. O líder comunitário era uma figura daquelas quase que apartidárias e, como já dito, unânimes. Seu falecimento deixou um clima de comoção extremo em Arraial. Logo, justíssima a homenagem feita pela Prefeitura, ainda mais em um local onde Fabinho era tão querido.

_______________

AINDA EM BRASÍLIA

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), terminou sua agenda em Brasília nesta quinta (19), onde passou três dias em busca de recursos para o município, como divulgado aqui na coluna. Passou por vários gabinetes e nesta quarta (18) teve um duplo encontro com o PT: com os deputados Lindbergh Farias e Washington Quaquá. Aliás, é a segunda vez que é recebida pelos caciques do Partido dos Trabalhadores. Tem quem diga no grupo de Magdala que ela e o PT estão que é só coraçãozinho, num clima de “te quiero mucho”. Que não nos ouça Rafael Peçanha, pré-candidato a prefeito pela sigla em Cabo Frio. Se em Brasília é “porta aberta”, no Palácio Guanabara, nem tanto. Desde que assumiu, nunca foi recebida pelo governador Cláudio Castro (PL), do mesmo partido. Que coisa, hein? Magdala, que foi à capital federal acompanhada dos secretários de Relações Institucionais e Captação de Recursos, André Longobardi, de Administração, Marcilene Barreto, da assessora pessoal Débora Mello e do líder de governo na Câmara, vereador Léo Mendes (DC). Nesta sexta (20), a prefeita já estará de volta aos trabalhos no paço municipal.

SUPLEMENTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Falando em busca de recursos, Magdala enviou mensagem ao legislativo pedindo suplementação orçamentária de 10% do valor do IPTU. A solicitação foi objeto de crítica na sessão da Câmara desta quinta-feira (19). Esse reforço é para complementar a folha de pagamento. Segundo apurado pela coluna, o falecido prefeito José Bonifácio (PDT) havia deixado cerca de R$ 26 milhões em fundo de reserva para garantir o pagamento da folha bruta do 13º salário, mas Magdala já teria lançado mão de parte desse recurso. Isso porque, conforme apurado, desde que a prefeita assumiu, a folha de pagamento já foi aumentada em R$ 2 milhões/mês. Aí já viu, né, teve que se virar nos 30 e pedir autorização dessa suplementação. Outra hipótese cogitada na Câmara é que ela faça o pagamento líquido 13º (não bruto) para poder garantir os recursos da remuneração do servidor. O comentário na cidade e nos bastidores da política é que hoje não há dinheiro para fazer o pagamento da folha de dezembro e 13º. Só se fala nisso.

CLIMA DE APROVAÇÃO

Uma audiência pública discutiu na Câmara de Cabo Frio, na tarde desta quinta-feira (19), as contas de 2019 do ex-prefeito Adriano Moreno. Apesar de terem parecer contrário expedido pelo Tribunal de Contas do Estado, o presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), explicou à coluna que a expectativa é pela aprovação no Parlamento. Pelos ritos do Legislativo, a Comissão de Finanças e Alienação vai apresentar o seu parecer para ser colocado na pauta para a votação na Câmara. “Eu vejo um clima muito positivo. A gente está vendo que há grandes possibilidades do Legislativo, através da sua união, do pensamento individual de cada vereador, de aprovar as contas do ex-prefeito”, explicou Miguel. Adriano é uma pessoa que se retirou da vida pública, mas esse clima de aprovação também pode se estender a outros que têm a vida pendurada na Câmara. Por aí, entenda-se Marquinho Mendes (MDB). Pré-candidato a prefeito nas eleições do ano que vem, MM tem, pelo menos, quatro contas rejeitadas pelo Tribunal aguardando votação, na gaveta da Câmara. “Nós temos compromisso com a sociedade de colocar todas as contas em pauta até o final dessa legislatura. O clima aqui na casa para essas próximas contas, tanto do ex-prefeito Marquinho, como do ex-prefeito Aquiles Barreto é de aprovação”, arrematou Miguel. Com isso, Mendes pode ter uma dificuldade a menos para viabilizar sua candidatura ano que vem. Vamos aguardar.

SUSPEITA DE COVID

Continuando sobre Cabo Frio, teve que ser cancelado o podcast com a secretária municipal de Turismo, que aconteceria na tarde desta quinta-feira (19). Paula Pinheiro está com suspeita de Covid, mas só poderá fazer o teste nesta sexta (20), para completar o período indicado para fazê-lo. Segundo ela, dois servidores da pasta testaram positivo nesta semana então, o mais apropriado foi cancelarmos esse 110º episódio do RC Cast. Uma nova data será agendada. Em tempo, a coluna deseja melhoras à secretária e aproveita para parabenizá-la pelo aniversário, no último dia 17, quando Paula completou 39 anos.

ALINHAMENTO

A imagem acima mostra bem que 2024 é logo ali, mesmo. Direto da vice-governadoria, o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca; o coordenador estadual de Turismo, Carlos Cunha; o assessor especial da Setur, Júnior Arruda, e o deputado estadual e líder do governo na Alerj, Dr Serginho (PL). Tutuca vai apoiar Serginho, pré-candidato a prefeito de Cabo Frio e Cunha, pré-candidato a vereador, vai pro palanque também, alinhado ao parlamentar cabo-friense.

EM FARELOS

A coluna Boca Miúda tem acompanhado diversos relatos do desespero do ex-secretário de Saúde de Cabo Frio Janio Mendes com relação ao PDT. Segundo apurado, a nominata do partido estaria desmontando, o que complicaria uma eventual eleição da filha do ex-deputado estadual, Dani Mendes para vereadora no próximo ano. A ex-secretária de Obras cabo-friense Tita Calvet, por exemplo, foi para o Cidadania. Felipe Monteiro deve sair do partido e ir para o PSB, atendendo a uma exigência do Executivo municipal para continuar na Prefeitura. Até mesmo o vereador Davi Souza (PDT) estaria procurando um novo partido junto a colegas no parlamento. Com a matemática de que poderia não conseguir eleger Dani Mendes, Janio teria começado a fazer apelos para que os bem votados não deixassem o partido. O papo seria uma surpresa para a campanha do ano que vem envolvendo até mesmo a ex-primeira-dama Ana Valadão. Fato é que após a morte de José Bonifácio (1945 – 2023), o cenário que se desenha para os democráticos trabalhistas em Cabo Frio é de terra arrasada.

Martha Rocha, presidente estadual do PDT, estará na Região dos Lagos

AGENDA DE CONVENÇÕES

Em tempo, a primeira convenção do PDT em Cabo Frio será neste sábado (21), com a participação da deputada estadual e presidente da sigla no estado, Delegada Martha Rocha. Aliás, a comitiva do diretório estadual pedetista vai fazer uma verdadeira força-tarefa pela Região dos Lagos no fim de semana. Na sexta (20), a agenda começa no fim da tarde, em Araruama, na Câmara Municipal. De noite, o grupo segue para Buzios, na Av. José Bento Ribeiro Dantas, 3303, no Centro. A comitiva dorme na península e segue para Cabo Frio na manhã de sábado, na Rua Lecy Gomes da Costa, 178, no bairro São Cristóvão. Por fim, em Arraial do Cabo, o partido realiza sua convenção em um hostel na rua Villas Boas, 440, no bairro Canaã. A expectativa é de posse das novas executivas municipais do partido.

HAJA PANO PARA MANGA

Tumulto é a palavra que define a sessão da Câmara de Araruama desta quinta-feira (19). Mas não foi bem por conta do protesto organizado por moradores do distrito de Praia Seca contra o Projeto de Lei aprovado no Parlamento que culminaria no aumento expressivo do IPTU. O motivo exato foi a completa desorganização que o governo da prefeita Lívia de Chiquinho (REP) impôs aos vereadores da base. O Projeto de Lei Complementar 10/2023 foi aprovado no fim do mês passado com a anuência do plenário em regime de urgência. Acontece que os vereadores vestiram uma verdadeira saia justa por aprovar um projeto do qual eles desconheciam os termos. Apenas após a pressão popular, eles perceberam a medida que aprovaram. O ex-prefeito e primeiro-cavalheiro Chiquinho da Educação (MDB) tratou de ir para a internet justamente tentando responsabilizar os vereadores, como se não fosse Lívia de Chiquinho que tivesse assinado o projeto. Aquele corpo fora que você que acompanha a coluna Boca Miúda já está por dentro.

CLIMA DE CONSTRANGIMENTO

Fato é que com os nervos aflorados e manifestações ao longo da sessão, vereadores fizeram discursos quase que constrangedores, sob o som de vaias da plateia e ameaças do presidente da Câmara, Nelsinho do Som (PODE), de encerrar a sessão com antecedência. Armando Polati (PL), vereador que representa Praia Seca, que estava em peso presente no plenário, fez uma fala envergonhada sobre a situação, assim como o líder de Governo, Amigo Walmir (PP), que prometeu nunca mais votar, em regime de urgência, um projeto de lei sem ler antes. Os vereadores da oposição, Penha Bernardes (PL), Oliveira da Guarda (MDB), Carlos Russo (PODE) e Eloi Ramalho (PSD) reivindicaram uma audiência pública, com o secretário de Fazenda, Marco Aurélio Martins Braga, que estava presente na ocasião. Inclusive, ele deu uma longa explanação sobre o projeto após a sessão. Em defesa de audiência pública, Eloi Ramalho, por exemplo, afirmou que mudanças sobre IPTU precisam ter participação da população, bem como de especialistas imobiliários e da construção civil.

O CORPO FORA

A arrogância do governo municipal e a prepotência de achar que estão acima da população, a prova de qualquer questionamento popular, ilustram bem a fragilidade de noção e traquejo político do casal que governa o município de Araruama. Conforme o ex-prefeito André Monica (PDT) disse em sua análise, pelo visto, é melhor a prefeita e o primeiro-cavalheiro darem uma olhada em seus assessores. Porque, bem assessorados, eles não estão.

UNIÃO COM PENHA

Em tempo, ainda falando sobre Araruama, a vereadora Penha Bernardes esteve, ao lado do marido, o também parlamentar Oliveira da Guarda, no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (18) para tratar do apoio do União Brasil à sua pré-candidatura à Prefeitura de Araruama. Na ocasião, eles foram recebidos pelo deputado estadual Márcio Canella (UNIÃO), que foi apoiado pelo casal araruamense nas eleições do ano passado. Na ocasião, inclusive, Márcio obteve mais de 3.200 votos em Araruama, sendo um dos candidatos a deputado estadual mais votados do município, atrás apenas dos postulantes que eram da Região dos Lagos – Raianha de Chiquinho (PSD), Franciane Motta (UNIÃO) e Dr. Pedro Ricardo (SDD).

NOVA FASE DO LIMPA RIO

O secretário de Planejamento de Iguaba Grande, Eron Bezerra, esteve no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (19) para participar de um evento no Palácio da Guanabara com o governador Cláudio Castro (PL) e o vice-governador e secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. Na ocasião, foi lançada a nova fase do programa Limpa Rio, que já atua em Iguaba. Várias autoridades estaduais marcaram presença, como deputados e secretários municipais, casos de Eron e do titular de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, Mario Flavio Moreira.

DESTAQUE NA CÂMARA FEDERAL

Por falar em Iguaba Grande, quem acompanha os trabalhos desenvolvidos pela Cidade do Idoso fica encantado pela postura e animação do secretário municipal da Pessoa Idosa e do Envelhecimento Saudável, o vereador licenciado Paulo Rito. A atuação dele, inclusive, foi assunto até na Câmara dos Deputados, em Brasilia. O advogado e vice-presidente estadual do Idoso da OAB do Rio de Janeiro, Michel Saad, elogiou Rito e a Cidade do Idoso durante uma reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (vídeo abaixo), que falava sobre o planejamento do Estado brasileiro frente às mudanças demográficas. Chamou a atenção o destaque que o município recebeu, conforme dá para ver no vídeo acima. A coluna parabeniza o secretário pelo trabalho desenvolvido. Realmente é de se tirar o chapéu, viu?

_______________

UM APAIXONADO

Se tem um prefeito botafoguense roxo nesse Brasilzão de mais de 5.600 municípios, o nome dele é Fabiano Horta (PT), chefe do executivo de Maricá. Fabiano – como quem fica com um olho no padre e outro na missa – não perde a jogada na política da cidade, onde tem índices de aprovação na casa acima dos 80%, mas não perde um jogo do Botafogo. Nesta quinta-feira (19), ele não perdeu a oportunidade de dar um bom dia aos seus seguidores nas redes sociais, dando uma boa debochada na vantagem que o time de coração tem na tabela do brasileirão. Botafogo está a 12 pontos à frente do Bragantino, o segundo colocado.

POLICLÍNICA DE CASA NOVA

A Prefeitura de Búzios entrega, nesta sexta-feira (20), às 18h, o novo prédio da Policlínica Almerinda da Conceição, na Rasa. A unidade vai funcionar na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, nº 1080, com nove consultórios equipados para oferecer serviços especializados de alta qualidade. As especialidades oferecidas são: clínica médica; mastologia; psicologia; ortopedia; neurologia; cardiologia; cirurgia plástica; ginecologia; obstetrícia de alto risco; otorrinolaringologia; urologia; endocrinologia; nutrição; fonoaudiologia; e farmácia. Com mais de 2,5 mil atendimentos mensais previstos, a Prefeitura de Búzios reforça o compromisso de proporcionar assistência médica de excelência à comunidade local.

MOÇÃO DE APLAUSOS

A Patrulha Maria da Penha e o coordenador da Fiscalização de Posturas, Cristiano Moura, receberam Moção de Aplausos na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia. A autoria da homenagem foi do vereador Jean Pierre (PODE), pelo “trabalho de excelência pelo Município”. Na rede social, o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, agradeceu. “É muito satisfatório ver os diversos setores da secretaria prestando um excelente serviço para nossa população e recebendo tamanha honraria de reconhecimento”.

BANDEIRA AZUL EM SÃO PEDRO

A Praia das Pedras de Sapiatiba recebeu, nesta quarta-feira (18), a visita da coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, que passou por São Pedro da Aldeia e região. O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, acompanhou a vistoria na praia. Localizada no bairro Praia Linda e banhada pela Lagoa de Araruama, a praia é uma das primeiras lagunares a ser certificada pelo Programa Bandeira Azul no Brasil. O trabalho intersetorial da Prefeitura garantiu a aprovação final do júri internacional. Segundo a Prefeitura, a conquista é um reflexo do compromisso da gestão pública com a excelência ambiental e o turismo sustentável. O prêmio entra em vigor nesta temporada 2023/2024 e o hasteamento da bandeira será realizado ainda neste ano.

HOMENAGEM DO MOVIMENTO SOCIAL

A jornalista e editora-chefe do Portal RC24h, Renata Cristiane, será homenageada na cerimônia de premiação da Aldeia Diversidade de Cidadania LGBTI, que faz parte da Semana da Diversidade. O evento será nesta sexta-feira (20), às 9h, no Cine Estação, no Centro de São Pedro. Segundo a organização a ideia é homenagear pessoas que têm feito a diferença na promoção da diversidade e inclusão LGBTI.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias