É notável que atletas de Cabo Frio têm se destacado cada vez mais em seus segmentos. Independente da dificuldade, a presença dos esportistas tem se tornado comum nos pódios. Entretanto, apesar de levar o nome da cidade à frente, eles não recebem qualquer auxílio da Prefeitura. Isso porque o Bolsa Atleta, programado para ser concedido desde julho, até o momento não deu ‘sinal de vida’.
Em Cabo Frio, o auxílio é garantido por lei, que entrou em vigor em abril. Neste ano, as inscrições foram abertas em junho. Os esportistas tiveram até o dia 21 para solicitar o benefício. À época, a informação foi divulgada pelo presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Miguel Alencar (UNIÃO).
O benefício era uma demanda antiga dos atletas da região. Inclusive, apesar de só ter entrado em vigor neste ano, a lei foi desenvolvida em 2016. Com isso, a abertura das inscrições em junho levou esperança aos esportistas.
Depois disso, o prazo para a análise documental aconteceu entre os dias 26 de junho e 14 de julho. Contudo, depois disso, não existiu mais nenhuma atualização, tampouco a divulgação dos candidatos aprovados, que deveria ter saído no início de setembro. Ou seja, são mais de dois meses de atraso.
Agora, conforme os atletas que se inscreveram e não receberam qualquer retorno do município, resta o sentimento de abandono e a expectativa de que, em algum momento, a demanda, que por muitos anos foi adiada, seja, de fato, colocada em prática.
O Portal RC24h entrou em contato com Prefeitura e questionou sobre o fato, contudo, até o momento, não obteve retorno.
CONFIRA O CRONOGRAMA DIVULGADO PELO MUNICÍPIO AOS ATLETAS:
De 26/06 a 14/7 – início da fase de análise documental;
17/7 – A Comissão Especial de Seleção entrará em contato com os candidatos para informar os processos que caíram em exigência. O candidato terá 15 dias para trazer a documentação necessária, a partir da data da notificação;
2/8 Análise de recurso;
11/8 Divulgação no site da Prefeitura das inscrições deferidas ou indeferidas (o deferimento da inscrição não caracteriza a seleção do atleta para o recebimento do benefício, os pedidos deferidos, irão passar pela análise de mérito da Comissão Especial de Seleção);
28/8 Análise de mérito
4/9 Divulgação da lista dos atletas selecionados para o recebimento do benefício;
O QUE DIZ A LEI:
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).