A Casa de Cultura José de Dome – Charitas vai exibir, nesta terça-feira (29), às 19h, o documentário “Vigário Geral – Lembrar Para Não Esquecer”. Dirigido por Milton Alencar Junior, o longa-metragem lançado em 2011 aborda a chacina que marcou a história do Rio de Janeiro e do Brasil em 1993. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Após a sessão, haverá uma roda de conversa relacionada ao filme.
O documentário relata a brutal chacina ocorrida na madrugada de 29 de agosto de 1993 na comunidade do Vigário Geral, no Rio de Janeiro, onde 21 jovens foram assassinados. Produzido em 2011, 17 anos após o evento, quando nenhum dos 33 acusados estava preso, o filme expõe de maneira direta a indignação e a desesperança geradas. Ele destaca a falta de justiça, o abandono das comunidades, a persistência da violência que prejudica inocentes e a ineficácia do Estado.
A Casa de Cultura José de Dome está localizada na Avenida Assunção, 855, Centro. O horário de funcionamento é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 15h às 19h, aos sábados, domingos e feriados. O Charitas sedia exposições artísticas temporárias e permanentes.