O lobo-marinho-subantártico resgatado na Praia Grande, em Arraial do Cabo, nesta quarta-feira (6), foi encaminhado para o centro de reabilitação do Instituto BW, em Araruama. O animal, um jovem de aproximadamente 6 meses, foi encontrado durante o monitoramento regular do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e do Espírito Santo – PMP-BC/ES, executado em parceria pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos) e o Instituto BW.
Com sinais de debilidade, o lobo-marinho foi prontamente resgatado pelas equipes especializadas, que constataram a necessidade de reabilitação. A origem do animal é provavelmente das ilhas subantárticas, como Gough, Crozet e Kerguelen, e sua presença na costa brasileira é considerada ocasional, principalmente durante o inverno.
A Dra. Paula Baldassin, coordenadora de veterinária do Instituto BW, afirmou que o resgate foi realizado conforme os protocolos e que, embora o prognóstico seja reservado, o animal está sob cuidados intensivos. “É fundamental o monitoramento contínuo das praias e a educação ambiental para a preservação da fauna marinha. Trabalhar em rede com os parceiros locais tem sido essencial para ações como essa”, destacou.
O Instituto BW e o GEMM-Lagos contaram com o apoio da Guarda Ambiental de Arraial do Cabo, da Secretaria de Meio Ambiente do município, dos guarda-vidas e da equipe da DroneAdventures para o sucesso da ação. A colaboração de parceiros fortalece o trabalho em rede, essencial para a proteção da fauna marinha.
Em caso de avistamento de animais marinhos debilitados ou mortos, como lobos-marinhos, pinguins, tartarugas e aves marinhas, a recomendação é não devolver os animais ao mar e acionar o número 0800 991 4800 para o resgate.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.