Neste sábado (8), na Praia do Peró, em Cabo Frio, um grupo foi flagrado realizando um churrasco na faixa de areia, prática proibida pela legislação municipal. Moradores locais, ao presenciarem e se incomodarem com a situação, acionaram as autoridades competentes.
Em contato com a secretaria de Segurança e Ordem Pública, o RC24h foi informado de que, ao tomar conhecimento do caso, a pasta, sob o comando do coronel Leandro, enviou rapidamente uma equipe ao local. Os agentes orientaram os responsáveis sobre a proibição e solicitaram a retirada imediata da churrasqueira. Após a abordagem, a família desmontou a estrutura e deixou a praia.
O uso de churrasqueiras nas praias de Cabo Frio é considerado crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Além disso, a Lei Municipal nº 1.736, de 22 de dezembro de 2003, regula o uso e a ocupação das áreas adjacentes às praias marítimas, fluviais e lacustres do município, estabelecendo normas para preservação ambiental e ordenamento urbano.
A secretaria de Segurança e Ordem Pública está intensificando as ações de fiscalização desde o início do ano para coibir práticas irregulares e garantir um ambiente seguro e organizado para moradores e turistas. Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo telefone (22) 3199-1313 ou pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).