As vans da Coopergeribá, que atendem os moradores de Armação dos Búzios, pararam de circular no bairro de Tucuns nesta quinta-feira (10) após receberem ameaças de um traficante, que está impondo o pagamento de tarifa aos veículos para que realizem o trajeto.
O criminoso, identificado como Jorbi Garcia Rodrigues, cumpre pena de 24 anos de prisão por ter assassinado a companheira em 2012. Segundo informações, ele continua comandando atividades criminosas da facção Comando Vermelho em Búzios e, recentemente, exigiu que cada van pagasse R$ 50 por semana, totalizando R$ 12 mil por mês para que pudessem circular pelo bairro de Tucuns. O traficante ameaçou incendiar as vans caso não receba o pagamento.
Uma fonte que preferiu não ser identificada, contou ao Portal RC24h que motoristas da Coopergeribá temem represálias e, por conta disso, a ordem foi que os utilitários não circulassem no bairro. A medida acabou deixando moradores e comerciantes inseguros e sem transporte. Com o serviço suspenso, a comunidade de Tucuns enfrenta dificuldades para se deslocar, afetando também o comércio local.
Em nota, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública afirmou que, ao tomar conhecimento do ocorrido, “prontamente mobilizou viaturas com apoio do Proeis e do 25° BPM para garantir a segurança pública na região. As viaturas permanecerão no local, realizando patrulhamento contínuo em Tucuns, Capão, Pântano e áreas circunvizinhas”.
Ainda segundo o município, a situação foi normalizada no local, com o funcionamento regular de vans, ônibus, carros e estabelecimentos comerciais. Além disso, foi realizada uma campanha de panfletagem para divulgação do disque denúncia, reforçando o policiamento no local.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.