A circulação de ventos em altos e médios níveis da atmosfera favorecem o transporte de umidade do oceano para o continente, formando nuvens carregadas e trazendo possibilidade de chuva ao município | Imagem: Ludmila Lopes

A música ‘Caraca, muleke’, do cantor Thiaguinho, se encaixa perfeitamente neste período de fim de ano em Cabo Frio. “Sol, praia, biquíni, gandaia!”. O clima de férias atrai muitas pessoas à região, deixando vários pontos do município lotados. Um exemplo disso é a Praia do Forte, que mal tem espaço na faixa de areia. Apesar disso, de acordo com a Defesa Civil, o tempo fica instável nesta segunda-feira (27), e o cenário segue assim até o ano que vem. Em relação à temperatura, a variação fica entre 30ºC e 21º, com sensação térmica de 32ºC.

O mau tempo permeia a cidade devido à circulação de ventos em altos e médios níveis da atmosfera, o que favorece o transporte de umidade do oceano para o continente. Consequentemente, há a formação de nuvens na região, deixando o tempo instável. O céu fica claro e com algumas nuvens, tendo aumento da nebulosidade no decorrer do dia. Mesmo com sol, há chances de chuva fraca entre o fim da tarde e início da noite, especialmente em Tamoios, segundo distrito da cidade.

O vento, que segue em direção leste durante a tarde, chega a 13km/h, com rajadas de 32km/h. A meteorologia indica que, durante a tarde, a velocidade fica estável, variando entre 15km/h e 20km/h.

Na terça-feira (28), a previsão é de sol e nuvens durante o período da manhã. Além disso, de acordo com a meteorologia, há possibilidades de pancadas de chuva à tarde, devido à circulação atmosférica que favorecem o transporte de umidade do oceano para o continente. Apesar de instável, o tempo fica aberto durante a noite. A temperatura varia entre 29ºC e 21ºC, sendo mais quente durante o período da manhã, a partir das 8h. O vento fica em direção nordeste, alcançando a velocidade máxima de 22km/h.

Com média qualidade, a umidade relativa do ar fica entre 89% e 66%. De acordo com o Instituto Climatempo, a sensação durante a tarde é de 43%. Deve variar entre 82% e 87% no restante do dia.

Ainda na Praia do Forte, as ondas ficam abaixo de um metro, fazendo com que poucos surfistas aproveitem o local. A temperatura média da água é de 24ºC. Bandeiras vermelhas indicando perigo de correnteza seguem espalhadas à beira mar, portanto, é importante tomar cuidado para que não ocorra nenhum acidente.

De acordo com a Defesa Civil, os raios solares alcançam o índice UV 13, que é considerado extremo, logo, é recomendado a utilização de chapéu, camisa e protetor solar extra.

Movimento na Praia do Forte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui