A circulação de ventos em altos e médios níveis da atmosfera favorecem o transporte de umidade do oceano para o continente, formando nuvens carregadas e trazendo possibilidade de chuva ao município | Imagem: Ludmila Lopes

A música ‘Caraca, muleke’, do cantor Thiaguinho, se encaixa perfeitamente neste período de fim de ano em Cabo Frio. “Sol, praia, biquíni, gandaia!”. O clima de férias atrai muitas pessoas à região, deixando vários pontos do município lotados. Um exemplo disso é a Praia do Forte, que mal tem espaço na faixa de areia. Apesar disso, de acordo com a Defesa Civil, o tempo fica instável nesta segunda-feira (27), e o cenário segue assim até o ano que vem. Em relação à temperatura, a variação fica entre 30ºC e 21º, com sensação térmica de 32ºC.

O mau tempo permeia a cidade devido à circulação de ventos em altos e médios níveis da atmosfera, o que favorece o transporte de umidade do oceano para o continente. Consequentemente, há a formação de nuvens na região, deixando o tempo instável. O céu fica claro e com algumas nuvens, tendo aumento da nebulosidade no decorrer do dia. Mesmo com sol, há chances de chuva fraca entre o fim da tarde e início da noite, especialmente em Tamoios, segundo distrito da cidade.

O vento, que segue em direção leste durante a tarde, chega a 13km/h, com rajadas de 32km/h. A meteorologia indica que, durante a tarde, a velocidade fica estável, variando entre 15km/h e 20km/h.

Na terça-feira (28), a previsão é de sol e nuvens durante o período da manhã. Além disso, de acordo com a meteorologia, há possibilidades de pancadas de chuva à tarde, devido à circulação atmosférica que favorecem o transporte de umidade do oceano para o continente. Apesar de instável, o tempo fica aberto durante a noite. A temperatura varia entre 29ºC e 21ºC, sendo mais quente durante o período da manhã, a partir das 8h. O vento fica em direção nordeste, alcançando a velocidade máxima de 22km/h.

Com média qualidade, a umidade relativa do ar fica entre 89% e 66%. De acordo com o Instituto Climatempo, a sensação durante a tarde é de 43%. Deve variar entre 82% e 87% no restante do dia.

Ainda na Praia do Forte, as ondas ficam abaixo de um metro, fazendo com que poucos surfistas aproveitem o local. A temperatura média da água é de 24ºC. Bandeiras vermelhas indicando perigo de correnteza seguem espalhadas à beira mar, portanto, é importante tomar cuidado para que não ocorra nenhum acidente.

De acordo com a Defesa Civil, os raios solares alcançam o índice UV 13, que é considerado extremo, logo, é recomendado a utilização de chapéu, camisa e protetor solar extra.

Movimento na Praia do Forte

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.