Momento histórico para Cabo Frio nesta terça-feira (27), com a aula inaugural do curso de medicina do tão sonhado Campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. A cereja do bolo foi o anúncio feito pelo deputado estadual Dr. Serginho (PL), sobre a inclusão do curso de enfermagem na grade do campus instalado na cidade, que em conjunto com o curso de medicina, geram expectativa de transformar a saúde da Região dos Lagos.
Durante a cerimônia, o parlamentar anunciou ainda a destinação de uma verba de R$ 26 milhões da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) para a universidade.
Desse montante, R$ 10 milhões serão utilizados para equipar o centro cirúrgico do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro.
Diversas autoridades estiveram presentes no evento, incluindo o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo, a reitora Gulnar Azevedo, o presidente da Faperj Jerson Lima, entre outros.
Essas autoridades destacaram o incansável trabalho de Serginho para a instalação da faculdade.
“Eu como cabo-friense assim como outros que estão aqui sabe que é um momento histórico, um legado. Mesmo com os obstáculos que apareceram no caminho, nós ultrapassamos cada dificuldade para que esse sonho aqui se tornasse realidade. É um orgulho muito grande saber que através do meu trabalho, essas vidas serão transformadas”, disse Serginho.
O campus, inaugurado em dezembro de 2022, oferecerá anualmente 40 vagas para Medicina, 50 para Geografia e 50 para Ciências Ambientais.
Além disso, o novo campus abriga o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC), que já atende cerca de 600 pacientes por mês, encaminhados pelo Sisreg, desempenhando também o papel de hospital-escola para os estudantes de Medicina.