31/03/2025 — 09:37
  (Horário de Brasília)

Trilha Translagunar inaugura primeiro percurso entre São Pedro da Aldeia e Iguaba

Primeiro trecho da rota ambiental será aberto ao público na segunda-feira (31), ligando praias reconhecidas por qualidade ambiental nos seis municípios do entorno da Lagoa de Araruama

Compartilhe

O primeiro trecho da Trilha Translagunar, integrante da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, será inaugurado na próxima segunda-feira (31), conectando a Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, à Praia de Ubás, em Iguaba Grande. Ambas possuem a certificação internacional Bandeira Azul, que atesta a qualidade ambiental e a gestão responsável desses espaços.

A concentração para os interessados em participar da caminhada inaugural está marcada para as 8h, na Praia das Pedras de Sapiatiba. Os organizadores recomendam o uso de roupas leves, calçados apropriados para trilhas, protetor solar, repelente, além de levar água e lanches.

A nova trilha marca o início de um projeto que pretende criar um trajeto contínuo entre os seis municípios que compõem o entorno da Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos. A proposta busca fomentar o ecoturismo, promover a conexão entre as unidades de conservação e valorizar os atrativos naturais da região por meio da prática de atividades ao ar livre.

Ao longo de 2025, outros trechos da Trilha Translagunar também serão inaugurados, entre eles a Travessia Praia do Caiçara x Ponta da Acaíra, em Arraial do Cabo; a Travessia do Centro, em Araruama; e o percurso em Salinas Perynas, em Cabo Frio.

O conjunto dessas trilhas formará um circuito contínuo em torno da lagoa, conectando áreas de relevante importância ecológica e potencial turístico.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias