Mais uma morte por dengue foi confirmada em Araruama no início desta semana. De acordo com Painel de Arboviroses do Rio de Janeiro, trata-se de um idoso com mais de 70 anos. Com o novo registro, que foi reportado nesta segunda-feira (15), o município acumula três óbitos provocados pelo mosquito.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), as outras duas mortes estão associadas a um idoso, também com mais de 70 anos, e a uma mulher, com idade de 20 a 29 anos. Além disso, atualmente, no estado, Araruama encontra-se no 24º lugar em relação ao número de casos confirmados da doença, com 1.289 ocorrências.
Vale pontuar que o parâmetro que classifica a cidade em estado de epidemia é apresentar 300 casos por 100 mil habitantes. Atualmente, conforme os dados disponibilizados pela Araruama registra 993,8 por 100 mil, portanto, a cidade pode ser classificada no estágio.
Ainda de acordo com a SES-RJ, os óbitos foram provenientes de três formatos diferentes da doença, veja:
Além disso, duas das mortes foram descobertas por exames laboratoriais e um a partir de investigação.
Os dois primeiros óbitos ocorreram em fevereiro. A data do terceiro ainda não foi confirmada. O RC24h entrou em contato com a prefeitura da cidade e aguarda outras informações acerca do caso.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.