06/07/2025 — 21:46
  (Horário de Brasília)

Técnicos encontram canos de água passando por dentro de caixas de esgoto em Cabo Frio

Compartilhe

Segundo Secretaria de Obras e Serviços Públicos o problema é antigo e um caso de saúde pública

Um problema antigo e de saúde pública em Cabo Frio. Durante uma ação de limpeza de bueiros e de recuperação das galerias de águas pluviais, equipes técnicas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos encontraram canos da rede de abastecimento da cidade passando por dentro de caixas de esgoto em alguns pontos da cidade.

A situação foi detectada na Rua Abigail dos Santos, no Jardim Caiçara; na Rua Jorge Veiga, na Gamboa; e na Avenida Central, próximo ao Extra da Rodoviária. Imagens feitas pelos técnicos mostram os canos de água potável passando bem próximos aos dejetos do esgoto, alguns deles já deteriorados e com vazamentos, oferecendo grande risco de contaminação para a população.

Os impactos na rede de drenagem podem fazer com que a tubulação não suporte e, principalmente em períodos de chuvas, o esgoto pode se misturar com a água na rede. Isso oferece inúmeros riscos para a saúde. Diversas patologias como enterites, diarréias infantis e doenças epidêmicas estão relacionadas ao contato com a água contaminada.

Problema antigo

Segundo a secretária de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet, a fiscalização de saneamento fez um relatório que foi e caminhado para a Vigilância Sanitária, tendo em vista que trata-se de um problema antigo e de saúde pública.

“Encontramos a tubulação de abastecimento de água potável em meio ao esgoto, em alguns casos com emendas e reparos, com risco de contaminação. Esse com certeza é um problema antigo e muito sério, que nos deixa extremamente preocupados. Nosso departamento de Saneamento vai notificar a concessionária Prolagos, para que tome medidas urgentes”, afirma Tita Calvet.

De acordo com a Prolagos, as redes de água foram implantadas antes das manilhas de drenagem, que não são operadas pela concessionária. “As imagens mostram estruturas de concreto do sistema drenagem construídas sem o conhecimento da Prolagos”.

 A Concessionária afirmou que irá fazer o desvio da rede de água. O procedimento foi realizado na Gamboa nesta quinta-feira (8), já nos outros pontos, a equipe técnica está avaliando a melhor solução com menor impacto para a população.

O Portal RC24h entrou em contato com a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), mas não obteve retorno.

Sabrina Sá
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias