InícioRegião dos LagosCabo FrioTécnicos encontram canos de água passando por dentro de caixas de esgoto...

Técnicos encontram canos de água passando por dentro de caixas de esgoto em Cabo Frio

Segundo Secretaria de Obras e Serviços Públicos o problema é antigo e um caso de saúde pública

Um problema antigo e de saúde pública em Cabo Frio. Durante uma ação de limpeza de bueiros e de recuperação das galerias de águas pluviais, equipes técnicas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos encontraram canos da rede de abastecimento da cidade passando por dentro de caixas de esgoto em alguns pontos da cidade.

A situação foi detectada na Rua Abigail dos Santos, no Jardim Caiçara; na Rua Jorge Veiga, na Gamboa; e na Avenida Central, próximo ao Extra da Rodoviária. Imagens feitas pelos técnicos mostram os canos de água potável passando bem próximos aos dejetos do esgoto, alguns deles já deteriorados e com vazamentos, oferecendo grande risco de contaminação para a população.

Os impactos na rede de drenagem podem fazer com que a tubulação não suporte e, principalmente em períodos de chuvas, o esgoto pode se misturar com a água na rede. Isso oferece inúmeros riscos para a saúde. Diversas patologias como enterites, diarréias infantis e doenças epidêmicas estão relacionadas ao contato com a água contaminada.

Problema antigo

Segundo a secretária de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet, a fiscalização de saneamento fez um relatório que foi e caminhado para a Vigilância Sanitária, tendo em vista que trata-se de um problema antigo e de saúde pública.

“Encontramos a tubulação de abastecimento de água potável em meio ao esgoto, em alguns casos com emendas e reparos, com risco de contaminação. Esse com certeza é um problema antigo e muito sério, que nos deixa extremamente preocupados. Nosso departamento de Saneamento vai notificar a concessionária Prolagos, para que tome medidas urgentes”, afirma Tita Calvet.

De acordo com a Prolagos, as redes de água foram implantadas antes das manilhas de drenagem, que não são operadas pela concessionária. “As imagens mostram estruturas de concreto do sistema drenagem construídas sem o conhecimento da Prolagos”.

 A Concessionária afirmou que irá fazer o desvio da rede de água. O procedimento foi realizado na Gamboa nesta quinta-feira (8), já nos outros pontos, a equipe técnica está avaliando a melhor solução com menor impacto para a população.

O Portal RC24h entrou em contato com a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), mas não obteve retorno.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content