10/05/2025 — 07:30
  (Horário de Brasília)

Taxistas de Saquarema devem aferir taxímetros a partir de segunda-feira (12)

Prazo vai até sexta (16); procedimento é obrigatório e inclui pagamento de GRU e agendamento prévio

Compartilhe

A partir da próxima segunda-feira (12), os taxistas de Saquarema devem realizar a aferição dos taxímetros e a atualização tarifária, conforme exigência do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM). O procedimento ocorre até sexta (16), na sede da Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Públicos, localizada na Rua Umbelina Simões, no bairro Porto da Roça.

Para participar, é necessário emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 52,18, disponível no site www.ipem.rj.gov.br. O pagamento precisa ser efetuado com cinco dias de antecedência, e o agendamento ocorre por data, turno e local de execução do serviço.

A verificação é obrigatória e tem como objetivo assegurar o correto funcionamento dos equipamentos utilizados na cobrança de tarifas. Taxímetros não aferidos em anos anteriores ficam sujeitos à aplicação de multa por falta de verificação. O não comparecimento também caracteriza ausência de verificação, o que implica penalidade.

Em casos de impossibilidade de comparecimento na data agendada, o responsável pelo veículo deve procurar a Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Públicos de Saquarema ou a sede regional do IPEM, na Rua Prof. Joaquim Costa Ribeiro, 31 – Centro, Niterói, respeitando o prazo estabelecido no calendário.

As informações completas sobre a atualização de tarifa e a verificação metrológica dos taxímetros no município de Saquarema estão disponíveis na página oficial do IPEM: www.ipem.rj.gov.br.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias