Um novo boletim do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) trouxe más notícias para quem planeja curtir o mar em Búzios. Sete praias da cidade apresentam, nesta quinta-feira (12), condições impróprias para banho, de acordo com os últimos resultados das análises da qualidade da água.
Os locais com restrição para banhistas são: Canto, Armação, Ossos, Azeda, João Fernandes, Ferradura e Tartaruga. As áreas específicas com problemas variam em cada praia, mas, de modo geral, a recomendação é evitar o banho nos trechos indicados no boletim do INEA.
O órgão ambiental alerta que a presença de coliformes fecais nas águas pode causar doenças, e recomenda que turistas e moradores sigam as orientações para evitar problemas de saúde. A expectativa é que novas análises sejam realizadas periodicamente para monitorar a qualidade da água e informar a população sobre as condições de balneabilidade das praias.
É importante ressaltar que a balneabilidade das praias pode variar ao longo do tempo, devido a diversos fatores como chuvas, descargas de esgoto e poluição. Por isso, é fundamental consultar os boletins mais recentes do INEA antes de ir à praia.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.