A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) anunciou a investigação de mais uma possível morte por dengue em Cabo Frio, embora a informação ainda não tenha sido confirmada pela prefeitura. A vítima seria um adolescente, com idade entre 11 e 14 anos.
O primeiro óbito ocorreu no dia 19 de fevereiro. Trata-se de um idoso de 83 anos que, embora estivesse internado em um hospital particular de Macaé, era morador de Cabo Frio. Caso esta seja confirmada, o município acumulará duas mortes pela doença. Além da cidade cabo-friense, de acordo com o painel de arboviroses do estado, as cidades de Araruama e Saquarema também registram óbitos pela doença, sendo, respectivamente, dois e um.
Em Araruama, as vítimas são um idoso com idade acima de 70 anos e uma mulher entre 20 e 29 anos. Na cidade de Saquarema, o óbito foi de uma mulher de mais de 70 anos.
Até a tarde desta quinta-feira (21), Cabo Frio contava com 311 casos confirmados da doença, fato que, segundo a prefeitura, deixa a cidade fora do parâmetro de epidemia pela doença. Em nota, o município explicou que encontra-se na classe 2, com incidência de 139,54 por 100 mil/habitantes.
Apenas é considerado parâmetro de epidemia a partir de 300 casos por 100 mil/ habitantes. Até o momento, Cabo Frio registra 33 pacientes internados, oito em observação e 127 casos em investigação – para definir se o morador está contaminado, ou não, pela doença. Em relação ao óbito, o município afirma que não foi comunicado, não tendo informações sobre o caso.
Além da SES-RJ ter confirmado a investigação, é possível verificar o dado no painel de arboviroses do estado do Rio de Janeiro. Veja:
Dados completos sobre o município de Cabo Frio podem ser conferidos a partir deste link. A prefeitura também disponibilizou o boletim diário desta quinta-feira (21). Confira:
Dados de outros dias da semana podem ser conferidos no site da prefeitura.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.