23/12/2024 — 13:17
  (Horário de Brasília)

Saúde de Maricá une folia e prevenção às IST no bloco “Pra brincar, tem que cuidar”

Iniciativa dos profissionais da USF Ponta Negra contou com distribuição de kits e de materiais informativos nas ruas do bairro

Compartilhe

Foi promovido, em Maricá, nesta terça-feira (14), o bloco “Pra brincar, tem que cuidar”, que percorreu as ruas principais de Ponta Negra. Ao ritmo de marchinhas carnavalescas, as equipes ofereceram aos moradores orientações multiprofissionais, incluindo de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e combate ao Aedes Aegypti – mosquito transmissor da Dengue. Durante a atividade, foram distribuídos kits contendo preservativos, álcool 70%, material informativo e tatuagem com frase de incentivo ao uso da camisinha.

A ação foi uma iniciativa de equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que atua no segundo distrito da cidade, reunindo agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, dentista, enfermeira, técnica de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, educador físico, psicóloga, fiseoterapeuta e fonoaudióloga.

Adriana de Almeida, enfermeira responsável técnica da USF Ponta Negra, reforçou o papel mobilizador da dinâmica, utilizando a folia característica do Carnaval para orientar os moradores sobre a importância da utilização de preservativos, em especial entre os mais jovens.

“Essa ação foi planejada com todo carinho, buscando conscientizar principalmente a população mais jovem sobre o uso de preservativos e outras formas de cuidar da saúde. Há muitas adolescentes gestantes acompanhadas na unidade e, no bloco, levamos ainda mais orientações a essa faixa etária, buscando que aproveitem o Carnaval com segurança e juízo”, afirmou.

Gabriella Fernandes, fisioterapeuta do NASF e uma das responsáveis por organizar o evento, destacou que a atividade teve o objetivo de levar mais informações à população local, apresentando também os serviços oferecidos na unidade de saúde.

“Durante o bloco, nosso intuito foi levar orientações e conhecimento aos moradores, esclarecendo que na USF Ponta Negra realizamos testes rápidos para diversas ISTs, o que muitos não sabiam. Com isso, distribuímos preservativos e materiais informativos aos que passavam, ajudando a conscientizá-los e também indicando a unidade quando precisarem”, acrescentou.

População aprova o bloco da USF Ponta Negra

Muitos moradores se mobilizaram e apoiaram o bloco voltado à conscientização, interagindo com os profissionais e recebendo orientações. Sônia Carvalho, de 63 anos, foi uma delas. Ela é proprietária de um dos quiosques presentes na orla e garantiu que a ação fez a diferença, contribuindo para que a população entenda mais sobre as IST e saiba onde procurar auxílio.

“Achei muito boa a iniciativa dos profissionais, ajudando os jovens a se conscientizarem e se protegerem, evitando doenças e também a gravidez indesejada. Nota 10 para o bloco de Carnaval da Saúde e, a partir de agora, vou orientar as pessoas a buscarem camisinhas na unidade, sabendo que lá podem obter gratuitamente”, ressaltou.

Folia da Saúde continua em diversos bairros

Os blocos carnavalescos que integram a festividade aos serviços de saúde acontecem em toda a cidade. Nesta terça-feira (14), profissionais e usuários da USF Santa Paula participaram do CarnaCras, promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, contando com atividades lúdicas, serviços de saúde e apresentação da bateria mirim do projeto Sorrindo e Batucando. No sábado (11), a USF São José 2 se mobilizou e realizou o bloco “Com saúde e sem doença”, animando os moradores com marchinhas e distribuição de kits de prevenção às IST.

A programação prossegue e, nesta quarta-feira (15), às 10h, é a vez do bloco “Desenrola Pra Rolar” na Praça de Bambuí, iniciativa das equipes que atuam na USF do bairro. Já na quinta-feira (16), o bloco das unidades de saúde de Inoã levará alegria e bem-estar ao bairro, reunindo profissionais das USF Chácara de Inoã, Inoã 1, Inoã 2 e Santa Paula. Na próxima sexta-feira (24), o bloco “Sou, mas quem não é?” dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) encerra a agenda carnavalesca da secretaria, com concentração às 15h na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo